Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem

13 Dicas para quem usa APARELHOS AUDITIVOS em 2024

Se você é novato no mundo dos aparelhos auditivos aqui estão 13 dicas infalíveis para se adaptar a eles. Essas são as principais dicas que dou àqueles que me perguntam como tornar o processo mais fácil, leve e agradável. Afinal, usar aparelho auditivo é totalmente diferente de usar óculos.

Esse post foi escrito em 2016 – e exaustivamente copiado por toda a internet na maior cara de pau, especialmente por VENDEDORES de aparelhos auditivos . Faço questão de revisá-lo e republicá-lo todo ano, pois essas dicas são eternas e salvam vidas! Ah, muito importante: essas aulas te ensinam todos os SEGREDOS DA INDÚSTRIA DA AUDIÇÃO.

13 dicas para quem usa APARELHOS AUDITIVOS:

  1. Entre para o Clube dos Surdos Que Ouvem
  2. Antes de comprar seu primeiro aparelho assista essas aulas
  3. Certifique-se de que o seu otorrino é especializado em surdez
  4. Peça indicação de fonoaudiólogas independentes e experts em seleção e adaptação de próteses auditivas
  5. Se você não pode pagar por aparelhos auditivos peça-os no SUS
  6. Leia esses livros sobre surdez
  7. Maratone os posts da categoria Aparelhos Auditivos do Crônicas da Surdez
  8. Maratone os vídeos do Youtube do Canal Surdos Que Ouvem
  9. Alinhe as suas expectativas porque surdez NÃO combina com perfeição, não importa o grau
  10. Converse MUITO com pessoas que usam aparelhos auditivos há anos

 

Mais dicas para quem usa APARELHOS AUDITIVOS pela primeira vez:

1. Faça as perguntas certas

Você acaba de entrar num mundo novo e nada mais natural do que estar cheio de dúvidas sobre aparelhos auditivos. Por isso, faça todas as perguntas que quiser para a sua fonoaudióloga e dê jeito de conhecer pessoas que também usam para fazer perguntas também a elas.

Dica: entre no CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM. Não saia comprando o primeiro aparelho que encontrar pela frente e peça indicação de um profissional ético e sério. E leia o post ‘Qual a melhor marca de aparelho auditivo que existe?’

2. Conforto, sempre

Os moldes não podem machucar, pelo contrário, devem estar confortáveis. Quando perceber que o molde está causando dor constante, corra para a fono. Eu mesma já precisei refazer o molde de um aparelho nada menos do que sete vezes até chegar a um que não me causava dor nem desconforto durante o uso.

3. Limpe seus aparelhos auditivos todos os dias

A cera é sua inimiga daqui para a frente. Os AASI’s vêm com pecinhas para a limpeza, que deve ser feita todos os dias para evitar entupimentos por cera, que são muito comuns (mas nos fazem perder tempo levando na fono e esperando o conserto, portanto, evite!).

4. Ponha os aparelhos auditivos no desumidificador

O suor é um grande inimigo dos aparelhos auditivos. Todas as noites antes de dormir você deve colocá-los no desumidificador – pode ser uma caixinha plástica bem vedada com sílica ou algum desumidificador mais moderno que dispensa sílica.

5. Dê tempo ao tempo

Nem todo mundo consegue começar usando durante o dia inteiro. Pode ser uma boa ideia começar usando por algumas horas e ir aumentando o tempo de uso dia após dia. Mas sua meta deve ser uma só: usar seu aparelho auditivo o dia inteiro, só tirando para dormir e tomar banho. Não é do dia para a noite que você será capaz de usufruir de todos os benefícios do seu AASI.

6. Teste diferentes ambientes

Você perceberá que alguns locais são mais agradáveis auditivamente falando do que outros. Que as vozes de algumas pessoas soarão mais claras e inteligíveis. Que algumas localizações favorecem um melhor resultado. Ponha seus aparelhos e vá descobrir o mundo, testar todas as possibilidades possíveis e ir entendendo o que funciona melhor para você. Desafio: testar ambientes ruidosos, difíceis, com várias pessoas falando ao mesmo tempo.

7. Treine a sua voz

A minha voz melhorou muito quando passei a levar a sério o uso de aparelhos auditivos – uma pena que eu só tenha feito isso quando já estava na surdez severa. Um treino que adoro fazer é pegar um texto e ler em voz alta, para mim mesma, nos mais diferentes sotaques: carioca, gaúcho e nordestino. Treinando a voz a gente também treina o cérebro a ser mais rápido para detectar sons de vozes diferentes. E isso ajuda muito.

8. Um passo de cada vez

Segure a sua ansiedade. Minha dica é que você comece na zona de conforto, em casa, sem grandes expectativas. Os primeiros dias costumam ser super esquisitos mesmo, é normal, saiba disso. Estabeleça metas e force o seu cérebro a se acostumar com a novidade, porque no início ele vai se irritar e muito. Comece conhecendo ou redescobrindo os sons da casa: a máquina de lavar, uma torneira aberta, o chuveiro, a campainha. Vá evoluindo à medida em que se sentir melhor, mas não se permita desistir!

9. Faça um diário

Não fiz isso quando usava aparelhos auditivos e me arrependo. É uma dica que dou pois percebi o quanto é útil depois que fiz meu primeiro implante coclear. Mantive um diário que levava para cada consulta com a fonoaudióloga, anotava nele cada descoberta e cada desconforto do dia. Isso ajuda demais a fono a entender melhor as suas queixas auditivas e traduzi-las numa melhor programação do aparelho auditivo. É muito bacana também porque, depois de um tempo, ele serve para fazer a gente perceber o quanto melhorou.

10. Envolva a família, os colegas de trabalho e os amigos no processo

Você não vai conseguir passar por isso sozinho. Envolva no processo as pessoas que convivem com você no dia-a-dia, seja em casa, no trabalho, com os amigos, etc. Explique sobre as suas necessidades, fale sobre o assunto, não fique escondendo e tornando o processo mais estressante do que já é.As pessoas costumam nos surpreender para o bem nesse sentido.

11. Guarde os seus aparelhos num lugar seguro

Pelo amor de Deus, não vá joga-los dentro da bolsa como se fossem um celular! Eles são frágeis. Tenha uma caixinha para acondiciona-los direitinho quando não estiver usando. É mais comum do que você imagina o seu cachorro comer seus AASI, ou você perde-los por aí.

Dica: guardo às vezes numa caixinha de dentista, de plástico, que eles dão de presente quando usamos aparelho. Não ocupa muito espaço. Mas, ao comprar um aparelho auditivo, você vai ganhar uma caixinha própria para guardá-los. Se não quiser enfartar de susto, JAMAIS deixe-os em cima de algum lugar fora da caixa. Conselho de quem já passou por isso! 😉

12. Faça amigos que também usam aparelho auditivo

Sim, porque não? Garanto que você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que usam aparelho auditivo e você nem sabia. É muito bom poder conversar com pessoas que entendem os seus sentimentos e sentem as suas angústias. No CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM você já vai encontrar várias pessoas na mesma situação trocando dias e compartilhando experiências!

13. Vença a vergonha de usar aparelho auditivo

Indico a leitura do livro ‘Saia do armário da surdez’. Leia uma, duas, dez vezes se for preciso. Seus aparelhos auditivos são, a partir do momento em que você passa a usa-los, seus melhores amigos. Se as pessoas não sentem vergonha de usar óculos, não há motivo algum para sentir vergonha de usar aparelho auditivo. Não seja infantil a ponto de prejudicar a sua qualidade de vida por causa de uma bobagem dessas…

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

11 Comments

  • bruna
    11/02/2021 at 22:59

    Ola o meu nome e Bruna tenho zumbido bilateral e dificuldade para ouvir alguns sons baixos e distantes já entrei em contato com otorrino do sus agora e so esperar me chamarem.

    Reply
  • Francisca Rosicleide da Silva Lima
    18/02/2020 at 18:23

    Oi Paula, descobri que tinha deficiência auditiva aos 21 anos, comprovada pelo otorrinolaringologista. Fiz exames , más ele não passou pra usar aparelhos, após alguns anos retornei a procurar um especialista e dai novamente comprovada surdez bilateral neurocensorial. Com a ajuda de uma prima consegui um aparelho no HGF. Infelizmente não me adaptei , tinha vergonha e hoje estou com 46 anos e sofro muito , cheguei até desistir da faculdade que cursava. Até hoje não busquei mais ajuda. Quero tentar me adaptar e pra isso preciso de ajuda.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 16:09

      Olá Francisca,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Marcílio Rodrigues Neves
    25/12/2019 at 21:31

    Eu gostei das dicas. Tenho uma irmã portadora de necessidades especiais e quero presenteá-la com um aparelho auditivo que corresponda às necessidades dela e que preencha a minha capacidade de pagamento.

    Reply
  • […] me machucou muito. A coisa mais doída que a surdez me roubou. Na minha época não se falava em aparelho auditivo e muito menos em acessibilidade como hoje, ou seja, não tinha nem de onde tirar forças para ter […]

    Reply
  • […] se apavore ao visualizar os nossos aparelhos auditivos e perceber que somos surdos. Saiba que os aparelhos são muito importantes para nós te escutarmos e […]

    Reply
  • […] colocamos aparelhos auditivos para ouvirmos melhor, as pessoas à nossa volta esperam que sejam como óculos, só de colocar já […]

    Reply
  • Malu Iung
    22/01/2019 at 19:46

    Gostaria muito de imprimir para minha mãe. Os AAsi dela devem chegar pelo SUS até fevereiro. Tem como me enviar por e.mail?

    Reply
  • Karina
    24/08/2017 at 22:50

    Eu também vou usar os aparelhos auditivos pela primeira vez. Já estou começando a dar o primeiro passo pro uso deles. Meu otorrino indicou uma solicitação de indicação dos aparelhos e já vou comecar o teste dos AASIS antes de eu optar pelo os ics em Setembro deste ano.

    Reply
  • Juliana Malafaia
    25/10/2016 at 15:18

    Menina, essa coisa de se adaptar nos primeiros dias é louca.
    Parecia que todos os sons estavam sendo transmitidos por um mega fone.
    Fora que você nunca sabe se está falando alto demais.
    É uma loucura, mas depois que vc se acostuma é só alegria. Eu mesmo se pudesse dormiria de aparelhos rs
    Amo ouvir e nunca quero perder essa possibilidade.

    Reply
  • Arildo Vasconcelos Prestes
    23/10/2016 at 21:27

    Excelente, dica nao sabia tinha tanta coisas sobre o uso do aparelho auditivo, ante eu tinha vergonha. Hoje tenho uma visao totalmente, me sinto feliz por usar me ajuda muito, apesar de alguma dificuldade se adaptar ao som varias parte.

    Goatei do artigo.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.