Graças ao meu aparelho auditivo, essa viagem foi diferente. Eu estava ouvindo muito mais do que na viagem do ano passado, muito melhor e mais nítido. Por causa disso, assim que acordava a primeira coisa que fazia era colocar os aparelhos auditivos – e a última coisa a fazer no final do dia era tirá-los. Foi uma simbiose bem interessante, muitas vezes me sentia praticamente uma ouvinte, esquecia em absoluto o fato de que sem eles o papo era outro.
Logo na primeira noite em Lisboa (a foto acima é desse dia), depois de toda bateção de perna, dos quilômetros rodados no ônibus turístico, dos litros de vinho (hehehe), das comidas sensacionais…voltei pro hotel. Estávamos em três no quarto e decidi tomar banho por último. Enquanto esperava o banheiro ficar vago, ouvia música no iPod, ouvia o barulho da rua lá fora, o barulho do vento, os passos no chão de madeira antiga. Quando chegou a minha vez, peguei meu pijama e me fui pro chuveiro. Era uma banheira daquelas que se você resvalar e cair, vai direto pro céu sem escalas, sabe? Pois é. Liguei o chuveiro, ajeitei a cortina da banheira (odeeeio essas cortinas), comecei a ensaboar o corpo. E algo me dizia que tinha algo de estranho acontecendo. Sabe quando tudo parece ok mas sua intuição diz que não, não está tudo ok? Bem isso. Bom, segui o banho e comecei a pensar se era boa idéia lavar o cabelo tão tarde – vai que depois eu pegasse uma gripe e arruinasse o início da viagem. Decidi lavar. Estava ouvindo o barulho da água tão alto que lavar a cabeça começou a parecer irresistível. Foi então que o cérebro fez PLIMMMMM:
“Tô ouvindo o barulho da água bater no chão! Entrei no banho de aparelhos auditivos! Se eles molharem tô ferrada! Cooooorrreeeee!”
Parecia aquelas cenas de filme em câmera lenta: um milionésimo de segundo antes de encharcar meus Pure Carat, tirei a cabeça do chuveiro. Coração acelerado, adrenalina a mil, estômago frouxo, pernas bambas. Vocês conseguem imaginar o tamanho do cagaço que levei logo no primeiro dia?? Imaginem se eu tivesse literalmente arruinado meus aparelhos auditivos logo no primeiro dia afogando os coitados no banho? Teria passado o resto da viagem mais azeda que limão taiti. Por Deus!!!!
Grupo SURDOS QUE OUVEM
Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?
Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste link você encontra os seguintes livros:
- Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
- Crônicas da Surdez: Implante Coclear
- Saia do Armário da Surdez
31 Comments
Juliana Moreira
19/07/2012 at 18:59Hahahaha ri demais!
Aconteceu comigo uma única vez, eu era novinha, entrei no box e lá vem o barulho da água caindo. Que barulho é esse, chuva? hehehehe
Ainda bem que não foi tarde demais, não estraguei meus aparelinhos.
Hoje em dia nunca esqueço. Entrar no box com os aparelhos pra mim é o mesmo que entrar embaixo do chuveiro ainda com as roupas 🙂
Emmanoel
04/07/2012 at 11:55Isso já aconteceu comigo também, mas quando era mais novo para mim era tudo novidade.
Mas infelizmente não tive a sua sorte, os aparelhos estragaram… depois desse o proximo aparelho durou 9 anos….tratava com muito cuidado ..hahaha
ai de quem pegasse no meu aparelho, já levava uma bronca.. ai de quem brincasse de jogar agua proximo de mim.
zuleide oliveira
28/06/2012 at 19:45Minina!! Essa tua viagem foi realmeeeeeente, o maior barato! Sou tua fã de carteirinha, visse??KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!
Janise
26/06/2012 at 19:14Olá!!! Que susto, hein? Eu estou há quase cinco meses com o IC. Às 2as. e 4as. feiras, eu faço fisioterapia com o aparelho e na volta já vou pro banho. Felizmente, até agora, não esqueci, mas tenha certeza que neste tempo que estou tomando banho, SURDA, eu não vejo a hora de acabar o banho para colocar o aparelho e ouvir… Um beijo.
Daniela
26/06/2012 at 16:18Nossa que susto!
Graças a Deus que deu tudo certo!
Lilian Maria Damico Costa
26/06/2012 at 13:06Paula, você é um barato!
Lisboa é linda e você sabe curtir a vida.
Muitas dicas você recebeu,agora cuida bem desses
AASI maravilhosos para a próxima viagem.
Sua fã paranaense,
Lilian.
Samira
26/06/2012 at 11:03Paula, quem (usuário de aparelhos auditivos) nunca passou por isso…
Eu sou usuária e já passei por isto…
É rir pra não chorar mesmo!!! hihi
Alguns pacientes compartilham as mais diversas histórias/fatos/ocorridos!
Até história de aparelho em máquina de lavar roupa já foi compartilhado comigo (ele tirou o aparelho, colocou no bolso da camisa, foi para o banho, a esposa pegou a camisa e pôs na máquina)…
Por isso deixo algumas dicas:
+ antes do banho: passar mãos nas orelhas (retirar os aparelhos);
+ retirou das orelhas, colocar nos estojos apropriados;
+ não deixar os aparelhos no banheiro (para não submetê-lo ao vapor – que também é “nocivo” aos componentes eletrônicos).
Bom diaaaa!!! Lindo dia em Floripa!!! 😉
Abraços!
Julie
26/06/2012 at 09:51Nossa que susto!!!
Já Passei por isso também, e sai gritando a minha irmã para ela pegar os aparelhos e tirá-los do banheiro.
E para evitar fazer isso de novo, primeira coisa que faço quando vou para o chuveiro e colocar as mãos nas orelhas para certificar que não estou com eles. Por que se molhar já “elvis” rsrs.
É desesperador, mas “(…)Se eles molharem tô ferrada! Cooooorrreeeee!” foi muito engraçado. Me imaginei na cena.
Super beijo! e boas aventuras por aí!
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:38Já voltei Ju!
Bjo,
Lara
25/06/2012 at 21:53Seu aparelho não é a prova da agua? achei q era! Mas enfim. Tb ja aconteceu comigo!! hehehe
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:38Não, o Aquaris não atende a minha perda, infelizmente!
Bjo Lara
MONICA
29/06/2012 at 21:19Então Paula, vc tbm acha uma chateação quando o assunto é praia, clubes?? Pq pra mim é um tormento de alma saber que não posso entrar na água de aparelhos e muito menos participar das conversas paralelas durante o banho de mar, fico tão triste!!!
Janise
29/06/2012 at 21:43Oi, Monica! Minha irmã mora em Ilhabela. Penso em ir lá para matar as saudades dela e dos sobrinhos, mas não sei se irei entrar no mar, porque fico muito triste ao não ouvir as pessoas, o mar… Infelizmente, considero a surdez uma péssima companhia e não me adaptei a ela. Por isso, prefiro não entrar no mar. Um abraço.
MONICA
02/07/2012 at 20:55Oi Janise, de fato é muito chato mesmo…. na ultima viagem que fiz, ano passado para Natal, levei meu aparelho velhinho, entrava no mar com ele, claro que só banhava do pescoço para baixo. Mais aí vinham as ondas e já viu né…já era o velhinho!!! Mais o novo está aqui intacto rsrsrs. Bjs e vá a praia sim, já qie são seus familiares, eles te amam do mesmo jeito!!!
Greize
25/06/2012 at 19:47Paula, não é para rir pois o Pure Carat, é muito caro, mas o que vc passou , e o correee, foi demais.Rsrsrs
Tb já entrei no banho com aparelho, dá um frio na barriga, mesmo.
Me conte uma coisa vc não levou os antigos, de reserva em caso de imprevisto?E para carregar a bateria deles a noite, é tranquilo nos hotéis qto a voltagem?
bjus
Greize
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:39Greize, não levei!
E pra nao levar muita parafenália na mala, não levei tb o carregador, só uma cartela de pilhas normais!
Bjos
Cristine Antonietti
25/06/2012 at 18:44Tenho muito medo de esquecer de tirar o aparelho quando vou dar banho na minha filha ! Verifico mil vezes e ainda assim de vez em quando me assusto achando que não tirei !
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:39Pois é, se a gente esquece de tirar, tá ferrado!
Bjo Cris
Juliana Santiago
25/06/2012 at 17:40Isso já aconteceu comigo, aliás, aconteceu várias vezes… Quando estou muito cansada, vou chegando e indo direto p banho, aí paro que barulho é esse??? Aí que coloco a mão na orelha e percebo que estou com o IC, socorrooooo. Eu até grito desesperadamente… Agora virou hábito colocar a mão na orelha para confirmar se tirei realmente o IC antes de tomar banho, porque chega certo momento que nem percebemos mais que somos surdas que usamos ASSI ou IC.
Eu ainda sonho em chegar perto de uma cachoeira e ficar lá deitada curtindo os sons, o problema que ninguém tem coragem de me deixar ir com o IC com medo de eu cair na cachoeira(já escorreguei e mergulhei algumas vezes). Enfim Paula, leio seu blog todos os dias, sempre esperando por novidades, embora não comente sempre.
Curta bastante sua viagem!! BIG KISS
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:40Ju, já to de volta!
😉
Beijossss
Rafael
25/06/2012 at 16:05Paula eu adquiri um hábito para evitar isso, sempre antes de tomar banho encosto a mão no ouvido para me certificar que o aparelho não está lá. A cena é de lembrar essas pessoas que sempre quando passam em frente a uma Igreja, fazem o sinal da cruz hehehe, é intuitivo.
Ines Martins
26/06/2012 at 10:35Rafael, eu faço igual a você! É tiro e queda!!
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:37🙂
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:41O pior é que eu sempre tiro antes do banho, mas dessa vez sabe-se lá porque, esqueci COMPLETAMENTE.
Foi um baita cagaço!
Beijão
SôRamires
25/06/2012 at 14:29Acho que é um acidente não raro, a gente se acostuma tanto com com os aparelhos auditivos que entra no banho sem tirá-los. E o medo de estragar um equipamento tão caro e necessário? Dia virá em que serão imunes à água. Assim espero. Sorte que você reagiu a tempo!
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:42Pois é Sô, tomara que um dia todos eles sejam à prova d’água, menos uma preocupaçaõ pra nós!
Bjos,
Claire
25/06/2012 at 14:18Eu tenho pavor e medo se acontece isso , é por isso que condiciono tomar banho somente antes de dormir ou depois de acordar….
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:42Eu tbem só tomo banho antes de dormir!
Rsrsrsrs
Bjos,
MONICA
29/06/2012 at 21:18Este é o som que consigo ouvir se aparelhos:a agua do chuveiro caindo chão. E adoro por sinal, mais muitas vezes passo as mãos nos ouvidos para ver se não estou com eles, pq por incrivel que pareça, ouço bem o barulho da água do banho!!!!
Maria
25/06/2012 at 14:02huahua só rindo para não chorar! Mas não estragou nadinha não? Ufa!
Eu lembro que quando era criança pulei na piscina com os aparelhos e só percebi depois. Até hoje lembro da cara de pânico do meu pai no momento!
Crônicas da Surdez
26/06/2012 at 10:42Não, graaaças a Deus, imagina estragar os bonitos no PRIMEIRO dia de viagem!
Beijos