Se o seu zumbido no ouvido piora de repente, você precisa tentar descobrir o que é que pode ter causado essa piora. Para conversar com milhares de pessoas que sofrem com zumbido no ouvido, associe-se ao CLUBE Surdos Que Ouvem e acesse nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Milhões de pessoas no Brasil e no mundo sofrem com o tormento do zumbido no ouvido. A principal causa do zumbido é a PERDA AUDITIVA, e é por isso que o correto é começar a investigação da causa do seu zumbido SEMPRE por um médico otorrino especialista em surdez.
As pessoas que têm zumbido no ouvido, quase sempre têm zumbido primário, que, para simplificar, pode ser considerado como “atividade nervosa disfuncional no cérebro que se manifesta como som fantasma”. Mais tecnicamente, a AAO-HNSF, em suas diretrizes práticas para o tratamento do zumbido no ouvido, define zumbido primário como “idiopático e pode ou não estar associado à perda de audição neurosensorial”. Embora atualmente não haja cura para o zumbido primário, uma ampla gama de terapias tem sido usada e estudada na tentativa de proporcionar alívio sintomático” (Tunkel et al., 2014) (p. 2). O zumbido primário é frequentemente referido como zumbido subjetivo ou zumbido sensorioneural.
O zumbido secundário, novamente para simplificar, é “atividade mecânica na cabeça ou no pescoço que produz sinais acústicos detectados via condução óssea”. A AAO-HNSF define o zumbido secundário como “associado a uma causa subjacente específica (que não seja perda de audição sensorioneural) ou a uma condição orgânica identificável… O tratamento do zumbido secundário é direcionado para a identificação e tratamento da condição subjacente específica” (p. 3). A AAO-HNSF enfatiza a importância de identificar “condições graves que possam causar ou acompanhar o zumbido no ouvido” (p. 10). O zumbido secundário é frequentemente referido como zumbido objetivo, zumbido somático ou somatossom.
Gostaria de poder dizer que tivemos uma nova descoberta no tratamento do zumbido. Mas não posso. Certamente há métodos promissores sendo pesquisados, mas nada ainda foi comprovado como sendo melhor do que o que está disponível há anos. De acordo com o PubMed, em 2022 houve 520 artigos revisados por pares com “zumbido” no título. Isso por si só indicaria que há muitas novidades no campo do zumbido. Então, a resposta tecnicamente seria “sim, há muitas novidades”. Mas devo qualificar essa afirmação dizendo que a maioria do que é “novo” não é realmente significativo em relação à forma como prestamos serviços clínicos aos nossos pacientes com zumbido. (Fonte: Os tratamentos essenciais para zumbido)
Por que o zumbido no ouvido PIORA?
Se você tem zumbido há algum tempo, já sabe que ele aumenta e diminui e pode mudar de tom ou nível às vezes – e muitas vezes, do nada! O zumbido é sensível a muitas coisas, e conhecer os seus próprios gatilhos te ajuda a se preparar para as mudanças repentinas e a manter o controle de seus sentimentos em relação a ele. Surtar e se desesperar não adianta, reclamar do zumbido o tempo inteiro parece até que só piora o quadro – o foco fica 100% nele e, tudo aquilo que focamos, é inevitável que expanda, aumente, cresça. O cérebro precisa prestar atenção em outra coisa, e cabe a você fazer esse gerenciamento. “Conhece-te a ti mesmo” e ao teu zumbido, meu amigo.
Monitore sua ingestão de cafeína, nicotina, álcool e sal e veja como seu zumbido responde. Se você descobrir que seu zumbido diminui com quantidades menores dessas substâncias, então você já encontrou uma maneira de ter mais controle sobre seu próprio zumbido. Converse com seu médico sobre seus medicamentos e seus efeitos colaterais e veja se existem alternativas. Explore seus próprios hábitos de sono e sua saúde do sono. E, finalmente, certifique-se de tratar qualquer nível de perda auditiva que você tenha. Gerenciar seu zumbido é totalmente possível quando você começa a determinar quais hábitos melhoram ou pioram seu zumbido.
O que pode fazer o Zumbido no ouvido piorar ?
Zumbido no ouvido não segue regras precisas para ninguém, mas é preciso explorar os possíveis gatilhos mais comuns que fazem com que nosso ouvido piore e fique mais alto em alguns dias.
Cafeína e Nicotina
Cafeína e nicotina são estimulantes e um risco desses estimulantes é o aumento da pressão arterial, que muitas vezes resulta em um aumento na percepção do zumbido. Isso ocorre porque a função da cóclea depende muito do oxigênio que chega até ela pelo seu fluxo sanguíneo. A pressão arterial mais alta pode restringir a abertura dos vasos sanguíneos que irrigam a cóclea, aumentando a percepção do zumbido. Se o seu zumbido parece aumentar em determinados momentos do dia, anote a quantidade de cafeína ou nicotina que você já ingeriu e ajuste sua ingestão.
Medicamentos Comuns
Analgésicos como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, antibióticos em altas doses, diuréticos de alça e antidepressivos podem aumentar a percepção do zumbido. Eles podem se tornar mais permanentes com doses mais altas ou a longo prazo. Se o seu zumbido parece aumentar enquanto toma algum desses medicamentos, converse com seu médico e seu para ver se existem alternativas para sua situação.
Álcool e Sal
O álcool e o sal alteram a concentração de fluidos dentro da cóclea que precisam permanecer no equilíbrio certo para funcionar corretamente. Essa mudança de concentração certamente pode mudar o comportamento do seu zumbido, muitas vezes resultando em um aumento na percepção do zumbido enquanto o álcool permanece em seu sistema. O álcool também altera os padrões de fluxo sanguíneo e a produção de neurotransmissores no cérebro, que definitivamente afetam a percepção do zumbido. E para muitas pessoas, altos níveis de sal também podem replicar esses efeitos no zumbido, parecendo aumentar após lanches ou refeições com alto teor de sal. Se uma bebida ou um lanche salgado depois do trabalho faz parte da sua rotina noturna, preste atenção ao impacto que isso tem no seu zumbido. Muitas vezes, apenas saber que se deve esperar um aumento no zumbido é suficiente para remover as emoções negativas em torno de um pico de zumbido, tornando-o muito menos incômodo para você.
Sono Ruim
A quarta coisa que pode deixar seu zumbido mais alto é a falta de sono. É um ciclo vicioso quando o sono ruim contribui para a percepção do zumbido porque a percepção do zumbido é muitas vezes o que também torna mais difícil adormecer ou permanecer dormindo. No entanto, a má qualidade do pode aumentar seus níveis de estresse, tornando mais difícil para o cérebro ignorar os sinais de zumbido.
Perda Auditiva Não Tratada
E a quinta e última coisa que pode estar deixando seu zumbido mais alto é não tratar a sua perda auditiva. Quase 90% dos indivíduos com zumbido têm algum nível de perda auditiva e, se essa perda auditiva piorar com o tempo, o zumbido também vai piorar. A maioria das pessoas com zumbido e perda auditiva que trataram sua perda auditiva usando aparelhos auditivos vê uma redução significativa na sua percepção do zumbido.
O que eu posso fazer para aliviar o meu zumbido?
Comece lendo esse post. Converse com pessoas que têm zumbido e perda auditiva nos grupos do CLUBE Surdos Que Ouvem. Esqueça os golpes clássicos da internet que mostram vídeos falsos do Dr. Drauzio Varella feitos com voz sintética de inteligência artificial, usados para vender FALSOS REMÉDIOS para zumbido no ouvido – essa gente metida com esse golpe merece perder toda a audição e passar o resto da vida com um zumbido insuportável para parar de lesar milhares de desesperados todos os dias. Procure um médico otorrino especialista em surdez para descobrir se a causa do seu zumbido é perda auditiva – e se for, comece e tratá-la o mais rápido possível. Caso o motivo seja outro, o especialista irá te orientar sobre como continuar a sua investigação. Conheça os gatilhos físicos e emocionais que pioram a sua percepção do zumbido e se proponha a manejá-los da melhor forma. Depende de VOCÊ não permitir que sua vida se torne um inferno por causa do zumbido, e isso é perfeitamente possível – eu tenho zumbido 24hs nos dois ouvidos desde os 6 anos de idade e estou aqui para te dizer isso.
https://youtube.com/watch?v=f9oM0DGEKI8%3Fsi%3DzM0uOIAf5xOsw9-6
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de WhatsApp e Telegram com centenas de famílias que se ajudam mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você. Torne-se aluno AQUI.
No Comments