10 filmes com a temática surdez

Esse post foi uma dica da Érica, que me enviou um link ótimo que contém uma lista de 10 filmes cujos enredos envolvem a temática surdez.

  1. Filhos do silêncio
  2. Mr. Vingança
  3. Babel
  4. Sobre meus lábios
  5. A música e o silêncio
  6. Mr.Holland, adorável professor
  7. Johnny Belinda
  8. Tommy
  9. Minha amada imortal
  10. Cegos, surdos e loucos

O mais recente de todos é o Babel – esse eu assisti, embora tenha achado bem deprimente a história da menina japonesa surda. Acho que os roteiristas estão perdendo uma ótima oportunidade de escrever histórias emocionantes sobre surdez/som/silêncio. Adoraria assistir a filmes sobre isso, mas com uma pegada moderna e atual, com a qual eu pudesse me identificar.E por pegada atual e moderna me refiro à tecnologia e às relações sociais de jovens e adultos que perderam (em parte ou totalmente) a audição.

Como é que ainda não colocaram numa novela um personagem que usa aparelhos auditivos ou implante coclear? Esses tempos modernos estão fazendo com que milhares e milhares de pessoas percam audição e façam parte desta temática, e a TV tem um poder incomensurável na hora de entrar nas casas e cabeças alheias. E o mais ‘louco’ é que a surdez, hoje, não é mais uma exclusividade da terceira idade, pelo contrário, os jovens estão vivenciando-a como nunca (é isso que dá achar que saúde auditiva é bobagem!). Termino esse post tentando lembrar se conheço ou tenho o contato de algum roteirista…se alguém tiver, passe pra cá! ;)

3 amaram.

20 comentários em “10 filmes com a temática surdez”

  1. Mariana

    Bom dia Paula!

    Realmente não há filmes que abordam a surdez de forma mais moderna… O que chega perto disso é o seriado americano “Switched at Birth”, que está passando na Sony Spin Brasil. Até que estou gostando bastante desse seriado.

    Beijo

    1. Nazaré Martiniano Reis

      Todo mundo tem uma estoria linda que poderia virar um livro ou um filme. Mas, acredito que os roteirista não se interessante porque não daria dinheiro ou seja sucesso de bilheteria, porém, seria bom para todos nós. Como estamos em um mundo capitalista o que vem em primeiro lugar seria o dinheiro.
      Mas, se todos nós nos unirmos e escrevermos as estorias e montar um filme seria bacana. Cada um com seu talento, uns de escrever, outros de editar, outros de filmar enfin….não precisariamos depender dos diretores e nem cinema.
      Afinal, as redes sociais estão do nosso lado. Que tal a ideia?
      Um grande abraço
      Nazaré M. Reis

  2. Lak Lobato

    Na novela Cama de Gato iam abordar o IC, mas rolou um abaixo assinado de vc imagina quem, que a Globo acabou não levando adiante.
    Sacumé… Bjs

  3. tehs

    Entao vc vai gostar do switched at birth… é um ótimo seriado!!!

  4. greize

    Tem o filme O Poder da Esperança,baseado em fatos reais:”Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender idéias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.”

    Foi ele que conseguiu no congresso americano muitos diretos que hj, os deficientes auditivos tem lá.Ótimo.Fica a dica.

  5. Direito de Ouvir

    Acredito que logo mais veremos a surdez sendo realmente divulgada na televisão, já é do nosso conhecimento o uso de aparelhos auditivos por diversos atores/atrizes. Acho que agora falta pouco. A globo também não era adepta de colocar cegos, e hoje eles já estão até na clássica Malhação.

    Mas acho sobre a questão dos filmes, realmente, ainda se é um questão difícil a maioria só aborda o lado triste. Há um site muito bom: http://filmessurdez.blogspot.com.br/ que sempre divulga filmes interessantes sobre surdez.

    Parabéns pelo post.

  6. Mariana

    Oi, Paula! Esse “Filhos do silêncio” é maravilhoso… quase todo o filme é em ASL, mas vale muito a pena. E “sobre meus lábios” é legal também, mas eu esperava mais. Valeu pela lista, vou ler o resto que ainda não vi!

  7. Anahi GM

    Tem um outro que assisti e adorei, baseado em fatos reais, sobre um DJ que fica surdo. O título em português é “Ritmo Acelerado”, dá uma olhada em um dos links que busquei no google.

    http://www.baixarfilmeseseries.com/2009/09/baixar-filme-ritmo-acelerado-dvdrip-xvid/

    No começo você chega a ficar com nojo do cara (achei um porco!), leva uma vida baseada em uso pesado de drogas, festas, etc. Mas vale a pena!

  8. Magda Vagli Zobra

    Olá Paula,

    Adorei as dicas de filmes, meu pai perdeu a audição com 18 anos e eu mais velhinha com 39 anos e com está história de não ter legenda na maioria da programação acabo assistindo muitos filmes por isso muito legal essas dicas.

    Bjs

  9. Lara

    ótima dicas de filme!! Vou locar!!

    Teve uma que era Malhação (antigo e n atual), um cara de deficiente auditivo, mas nada falava sobre a surdez, era apenas um ser humano surdo e que participava tudo sabe? E a outra novela que não lembro, era novela das 6. Que usava o ASSI…

    1. ddamas

      o ator de malhação usava o aparelho era cabeção . Quanto ao filme o cegos .surdo e loucos e hilário e comédia de rir a valer

  10. Janise

    Oi! Assisti à “Cama de Gato” não tanto pelo Tarcisinho que era o “surdo” que usava o AASI, mas pelo elenco. Fazia pouco tempo que eu estava surda e ainda tinha expectativa de voltar a ouvir, sem necessidade do IC…Pena que a novela não tenha abordado o tema do IC.
    Ah, Paula, novidades: a TV Cultura, aqui em São Paulo, já está apresentando alguns programas com CC. Já mandei um e-mail agradecendo por isso, mas cobrei o uso do CC em outros programas. Um abração.

  11. Camilla Correia

    Paula, tem um seriado bem menininha (mas super legal) chamado Switched at birth. Uma das personagens principais é surda em consequência de uma meningite e a série tem um núcleo que discute os problemas vividos por quem é surdo de uma maneira legal (eu acho! hehe).
    Bjo

  12. Amigos da Audição

    Ótimo post!
    Até que existem bastante filmes sobre o mundo da surdez ou que ao menos seja retratado de alguma forma, nem que seja um personagem usuário de aparelhos auditivos como podemos ver na animação Up – Altas Aventuras. Um filme de ação sobre um vendedor de balões de 78 anos, usuário de aparelho auditivo, que finalmente realiza seu sonho de embarcar um uma grande aventura, amarrando vários balões à sua casa e voando até a América do Sul.

  13. Lua

    Filhos do silêncio
    A música e o silêncio
    Tommy
    Cegos, surdos e loucos
    Adoro todos eles mas o meu xodó é o Tommy? e Filhos do Silêncio.

  14. Antonio Carlos

    Na novela “Sol de Verão” de 1982/83, um surdo-mudo interpretado por Tony Ramos tem um papel de muito destaque! Embora eu só tivesse 10 anos de idade, ainda me lembro das cenas emocionantes do último capítulo quando ele aprendeu a falar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_de_Ver%C3%A3o
    http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-235482,00.html
    http://www.youtube.com/watch?v=iyAq67uhXNY
    http://www.youtube.com/watch?v=TbZ-A59XZ0w

    Seria muito legal se a Globo hoje mostrasse em novelas todos esses aparelhos modernos e essa tecnologia que tanto ajuda as pessoas!

  15. lessa

    ola falando em filmes com personagens surdos assistir a ao filme BLACK é tudo de bom uma historia similar a de helen keller so que numa versao atualizada amei tb tem A ORFA que é suspense mas tem uma menininha linda que é surda e inteirage com a malvada filha adotiva tambem gostei muito do desfexe da historia

  16. Isabela

    Tem o filho de Nicholas Cage em “Presságio” que usa um aparelho auditivo, mas não aborda sobre o assunto; tem o filme “Adorável Professor” que conta a estória de um professor de música que tem um filho surdo (bem legal!).Não me recordo de outros filmes, (além dos que citaram como “A Órfã”, “O Poder da Esperança”, entre outros).

  17. May

    Listen to Your Heart é o um dos melhores que conheço, muito lindo. http://www.youtube.com/watch?v=WshgyrDnUGk

  18. Angela

    Não sei se ja foi mencionado nos comentários mas tem uma serie chamada switched at birth, e exatamente o que você disse, e e bem atual e realmente relacionada ao assunto e e muito bom, vale a pena ver :)

Deixe seu Comentário