Essa eu encontrei no Facebook. Na sala mais silenciosa do mundo é possível ouvir o próprio sangue fluindo pelas veias. São apenas 9 decibéis de barulho. O silêncio é tão enlouquecedor que pode causar alucinações e até hoje o tempo máximo que alguém conseguiu ficar nesta sala foi de 45 minutos.
Fui tirar a prova dos nove no Google e descobri uma reportagem da Vogue que diz o seguinte:
” O lugar mais silencioso do mundo fica nos Estados Unidos e, para a surpresa de muitos, não está dentro de um monastério ou um penhasco distante. O silêncio mais preciso do mundo, que rendeu recorde no livro Guinness, fica guardado em uma sala de testes de um laboratório, em Minneapolis. A Anechoic Chamber (“câmara sem eco” em português), do laboratório Orfield, absorve até 99,99% do som graças ao seu revestimento de paredes duplas de aço, 30 cm de concreto e mais 3,3 m de espessura de vidro acústico. A sala testa o nível de barulho dos produtos de várias empresas. A Harley Davidson, por exemplo, usa a acústica para deixar suas motos menos ruidosas, sem mexer no ronco característico e patenteado do seu motor.
Mas o preço do sossego pode custar caro ao corpo humano. Ficar muito tempo dentro da câmara causa alucinações e afeta seriamente o desenvolvimento motor. De acordo com Steven Orfield, presidente do laboratório, para passar pela experiência de se trancar no quarto, só sentado na cadeira. “Normalmente, você se orienta pelos sons que escuta enquanto anda. Na câmara, você não tem essas pistas; você perde essas dicas importantes de percepção, que ajudam no equilíbrio do corpo”, explica. Segundo ele, nossos ouvidos se adaptam facilmente ao silêncio, e, quanto mais quieta for a sala, mais barulhos as pessoas poderão perceber ao seu redor – mesmo que você seja o próprio som. “Você pode ouvir seu coração bater, escutar seu estômago reclamando alto e, outras vezes, ouvir até os seus pulmões.”
Interessante, não? 🙂
Grupo SURDOS QUE OUVEM
Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?
Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste link você encontra os seguintes livros:
- Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
- Crônicas da Surdez: Implante Coclear
- Saia do Armário da Surdez
9 Comments
Jasmyne
25/03/2016 at 00:33Deixa ver se eu entendi : Essa sala bloqueia os sons de fora e de dentro também ???
“Normalmente, você se orienta pelos sons que escuta enquanto anda. Na câmara, você não tem essas pistas…”, é isso mesmo ? Porque se for, então essa sala é acústica por fora e por dentro?
Sem sim, Que incrível !
Então quer dizer que se uma pessoa gritar lá dentro, ela não vai escutar a própria voz ?
Se entrar com uma bateria pode fazer o barulho que for que não vai escutar ?
Então essa sala bloqueia os sons de fora e anula os de dentro ?
Se sim, que incrível !
Fiquei impressionada com esse lugar.
Estava achando que essa sala bloqueava só os sons de fora…
Então o lugar é o mais silencioso sim, nosso corpo é que não é.
Juliana
24/03/2016 at 22:09Corrigindo : Irônico, mas o lugar mais SILENCIOSO do mundo não é tão SILENCIOSO assim, já que dá pra escutar as batidas do coração, a respiração, o ranger dos dentes etc…
Juliana
24/03/2016 at 22:01Gostaria de trocar algumas idéias :
O silêncio “absoluto” pode fazer um pequeno barulho se tornar um grande barulho ?
Talvez por isso depois de 45 minutos as pessoas tem alucinações…
Talvez porque o ouvido não aguente (estamos acostumados a um limite de decibéis).
Alguém que já foi pra essa “câmara sem eco” falou alguma coisa lá dentro ou ficou quieto o tempo todo ? Imagino que no “silêncio absoluto” a voz fique muito alta, parecendo trovão kkk , sei lá, será que estou falando alguma besteira ?
Alguém que foi pra lá deveria ter batido palmas ou levado um rádio a pilha, já que lá dentro o som não tem eco, ficaria mais interessante a experiência…
Como será as músicas sem ecos ? kkk .
Deveriam ter colocado surdos de nascença ou não lá dentro, pra sabermos mais coisas…
Irônico, mas o lugar mais silêncio do mundo não é tão silêncio assim, já que dá pra escutar as batidas do coração, a respiração, o ranger dos dentes etc…
joao neves
20/03/2015 at 09:31GOSTEI ADOREI, AMEI
Karen
03/01/2014 at 14:08Acho importante o silêncio para que possamos voltar para dentro de nós. Para entender quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos. Assim vamos nos conhecendo melhor e tornarmos pessoas melhores.
Os estímulos sonoros entre outros são importantes para o desenvolvimento sensório-motor de qualquer sujeito e com certeza, serão atrofiados caso não forem estimulados.
Sempre usei AASI deste que nasci, mas nas últimas décadas, os barulhos estão cada vez mais ensurdecedores!!!! Aff…E ainda mais para quem usa aparelho auditivo e implante coclear porque aumenta a intensidade do som (ambos são amplificadores de som e dependendo do grau de surdez de cada um)e às vezes, nosso cérebro fica tonto em algumas frequências, por exemplo, barulho de sirene da ambulância, os roncos dos motores de motos, caminhões e ônibus, afff…ninguém merece!!!
Trabalhei em uma multinacional automobilística, me falaram que fazem testes para que os motores fiquem em torno de 50Db, porém, o que aumenta a intensidade e o volume dos motores é a quantidade deles que trafegam pelas ruas. Isso é fato!!!
Nas grandes avenidas, já mediram e analisaram que os barulhos chegam a 120 Db!!!Isso na cidade de São Paulo, não sei como é nas outras cidades e eu acredito que deve ser a mesma coisa.
É gostoso ouvir sons, como músicas (sem aquele rock horroroso…kkk…sei que deve ter gente que gosta), os cantares dos pássaros, latidos de cachorros, entre outros. Mas, eu acredito que tudo tem limite.
Já o trânsito nas grandes metrópoles, além de barulhentas, são fatores estressores que refletem na qualidade de vida de uma pessoa. Por isso que eu acabei me mudando de cidade no interior em busca disto. E eu estou desfrutando essa paz, por isso, o silêncio nos faz ficar mais calmos, centrados em nossos objetivos de vida e com mais qualidade de vida.
Eu faço audiometria anualmente, e fiz em dezembro 2013, para as fonoaudiólogas está igual, mas eu observando e comparando em relação ao ano de 2012, percebi que tive perdas pequenas em função dos barulhos das grandes cidades, fiquei chateada, mas, com a mudança de cidade vai me ajudar a manter essas frequências, com certeza.
Outra coisa, muito importante ressaltar que muitos médicos não falam, mesmo que sejamos surdos, deveremos tomar muito cuidados com a exposição a sons extremamente altos que também podem danificar as células ciliadas localizadas dentro da cóclea, portanto, recomendo a cuidarem de seus ouvidos principalmente aqueles restos que temos. O recado está dado!
ANNA PENNELLA
22/09/2013 at 22:33Sao -9 dB mesmo! o zero dB na audiometria é uma convenção internacional, e ele equivale a 20 micro Pascal de pressao sonora (uma grandeza fisica)para a frequencia de 1000Hz (em outras frequencias, o “zero”dB corresponde a outras intensidades de pressao sonora). Ou seja,-9dB corresponde a alguma pressao sonora (que eu nao sei qualé, desculpe)menor que 20 microPascal.
Bjks!Te adoro! Pena que nao fui ao congresso, queria ter te conhecido!
Maressa
13/09/2013 at 09:10Caraca…Esse negocio é assustador, para quem é ouvinte…já que é surdo! Acredito que é diferente ja que estamos acostumado a não ouvir ou ouvir pouco…Acho que eu passaria por esse exame facil…Será???
Karen
03/01/2014 at 13:44Maresa, para quem é surdo, eu penso que será fácil…kkkkkk
Greize
12/09/2013 at 22:19Não obrigada.rsrs.Fui em algo parecido e menos agoniante no Museu de arte de Inhotim: Sound Pavilion:No centro do pavilhão, num furo no solo de 200 metros de profundidade, foram instalados microfones de alta sensibilidade, que captam diferentes freqüências de som. Os ruídos do interior da Terra são amplificados dentro do prédio, trazendo à superfície indícios de uma realidade quase sempre inimaginável. Localizada no alto de uma montanha, numa área de expansão de Inhotim, a obra permite a visão de uma vasta paisagem de mata!!Mto melhor !!!