Menu
Crônicas da Surdez / Não categorizado / Surdez

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: dica para professores

Os professores precisam de dicas para lidar melhor com os alunos que têm deficiência auditiva em sala de aula. Especialmente aqueles que nunca conviveram com um! Infelizmente, em função do desconhecimento generalizado da população a respeito da surdez, muitos professores acham que todos os alunos com deficiência auditiva usam LIBRAS, não falam e terão só dificuldades em sala de aula.

Se você é professor de alunos com deficiência auditiva, é com começar conhecendo os números globais da surdez, o fato de que a maioria das pessoas com surdez no Brasil NÃO usa língua de sinais e também as tecnologias de acessibilidade em sala de aula que poderão ajudar demais no aprendizado.

Leia o post Quantos Surdos Há No Mundo?

quantos surdos existem no mundo

maioria dos surdos NÃO usa libras

Decidi traduzir este post originalmente escrito em inglês pois ele tem ótimas sacadas. Eu sofri muito na minha época de escola pois era muito cansativo acompanhar as aulas, acompanhar as bocas, lidar com a frustração quando alguém me chamava e eu não ouvia…

Hoje em dia podemos minimizar muito os danos da surdez num ambiente assim se combinarmos tecnologia + professor engajado + acessibilidade. 

Você é pai ou mãe de uma criança surda?

Não é porque o seu filho é surdo que ele precisa estudar em escola especial. Estar em contato com outros pais e mães de crianças com deficiência auditiva é fundamental para tirar suas dúvidas.

Entre para o CLUBE dos Surdos Que Ouvem e tenha acesso a um grupo de Telegram com centenas de mães e pais de crianças com deficiência auditiva de todo o Brasil para trocar experiências e informações. 

grupo de mães de crianças com deficiência auditiva

Dicas para professores de alunos com defiência auditiva

Se o seu aluno tem algum grau de surdez (seja esse grau considerado ou não pela lei brasileira como deficiência auditiva) você, como professor, tem algumas responsabilidades BÁSICAS. Aqui vão as melhores dicas que posso lhe dar para acolher adequadamente o seu aluno surdo em sala de aula:

  1. Saiba que a maioria esmagadora das pessoas com surdez no Brasil e no mundo NÃO USA LIBRAS
  2. Há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez hoje no Brasil (e não 10 milhões de surdos usuários de Libras como os vendedores de tecnologias de acessibilidade costumam mentir)
  3. Aprenda sobre CAPACITISMO
  4. Converse demoradamente com os pais do seu aluno e faça todas as perguntas que precisar
  5. Converse demoradamente com a fonoaudióloga do seu aluno faça todas as perguntas que precisar
  6. Converse com o seu aluno (ele é a pessoa ideal para lhe dizer o que precisa-prefere)
  7. Não force o seu aluno a aprender Libras se ele não quer ou não precisa (isso é capacitismo e isso também fere o poder pátrio)
  8. Torne o assunto surdez, aparelhos auditivos e implante coclear algo corriqueiro e natural e envolva os outros alunos

Como melhorar a comunicação com os alunos com deficiência auditiva?

  1. Veja se a bateria e o funcionamento do AASI ou acessório estão ok e comunique os pais se não estiverer
  2. Aproxime-se do aluno ao falar e reduza o barulho em sala de aula
  3. Ao invés de repetir, pergunte à criança o que ela ouviu
  4. Repita a informação ou torne fácil para a criança entender com palavras mais simples
  5. Realce palavras-chave! Ex: “Quero que você pegue o seu caderno de inglês agora!”

Fonte: Hear me Speak

Minimize o ruído na sala de aula

Uma sala de aula padrão é um lugar barulhento. Crianças com qualquer grau de perda auditiva podem ter dificuldade para ouvir as informações importantes quando estão rodeadas por ruídos, pois eles mascaram as coisas importantes que são ditas e precisam ser ouvidas. Mantenha o barulho na sala o menor possível.

Assentos preferenciais

Coloque o aluno num assento que permita que os dois ouvidos estejam de frente para a fonte do som desejada e longe de sons como os de janelas, parquinho, ar condicionado e outras crianças conversando. Um assento na primeira ou segunda fileira, no centro, é preferível. Isso vai aumentar a oportunidade do aluno de ouvir, escutar e observar a linguagem corpora e a comunicação não verbal.

Durante as discussões em grupo

Faça com que uma pessoa fale por vez – uma dica é a regra de que só quem estiver com o ‘lápis da fala’ pode falar enquanto os outros escutam.

Use um caderno para se comunicar com a família

Assim você pode mandar observações diárias para os pais se for necessário.

Consiga a atenção 

Tenha certeza de que você tem a atenção do aluno. Diga o nome dele/dela ou peça a atenção da classe inteira quando for dizer algo importante.

A regra dos 6 decibéis

É importante entender que uma vez que o professor se afasta do aluno, o sinal acústico é diminuído. Se a distância dobrar, o sinal diminiu em 6 dB.

Microfones remotos e outras tecnologias

Os professores precisam aceitar usar toda e qualquer tecnologia disponível para ajudar o aluno com deficiência auditiva. Pode ser um sistema FM ou qualquer acessório wireless que melhore a relação sinal-ruído.

O colega ouvinte que ajuda o surdo

Ter um colega parceiro de atividades fornece ao aluno um apoio amigável e ajuda o professor a ter certeza de que o aluno com deficiência auditiva está engajado em todas as atividades.

Pistas visuais e escritas

Todos os próximos testes, provas, eventos, trabalhos e anúncios devem ser escritos no quadro ou incluídos na agenda semanal ou numa newsletter que possa ir para a casa do aluno toda semana.

Overhear (ouvir por acaso)

Crianças com deficiência auditiva muitas vezes não ouvem por acaso (do inglês overhear) as conversas, novas palavras, etc. 90% da linguagem aprendida por crianças ouvintes se dá por aprendizagem incidental. Assim, os professores devem se certificar de que o aluno com deficiência auditiva está incluído nas conversas e checar se ele está mesmo ouvindo.

Os pais das crianças surdas

Os pais têm bom conhecimento de como ajudar seus filhos. Dando a eles novos vocabulários, temas, tópicos e conceitos antes que os mesmos sejam mostrados em sala de aula irão ajudar a criança a entender de um modo muito mais fácil neste ambiente.

Disciplina

No que diz respeito à disciplina, o aluno com deficiência auditiva deve ser tratado do mesmo modo que os alunos ouvintes, e deve entender as regras da sala de aula.

newsletter sobre surdez

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

18 Comments

  • […] que tinha de acompanhar o que o professor ditava, das brincadeiras de mau gosto que faziam da minha deficiência auditiva, da falta de paciência das pessoas em repetir o que eu não […]

    Reply
  • […] você é surdo e tem deficiência auditiva e precisa de um estetoscópio especial com o qual consiga auscultar, veio ao lugar certo. Graças […]

    Reply
  • […] pessoas com deficiência auditiva, seus pais ou cônjuges podem ser […]

    Reply
  • Gislaine Bertolotti
    14/07/2020 at 10:53

    Bom dia ! Tenho uma neta implantada, que está no segundo ano primário, ela tem 7 anos. E foi implantada de um lado aos 2 anos e o outro aos 3 anos. Gostaria de saber como posso fazer para ajuda- lá a ler, pois ela ainda não sabe ler. E eu gostaria muito de ajuda-la em casa. Como posso fazer isso. Vc poderia me ajudar. Obgda!!!???

    Reply
  • Francisca Rosangela
    19/02/2020 at 12:29

    Estou como professora de apoio de um aluno com deficiência auditiva. Preciso de atividades complementares .Obrigado

    Reply
  • Suelma
    30/06/2018 at 20:15

    Estou cursando Geografia licenciatura, e vou fazer meu TCC sobre “como ensinar geografia para deficientes auditivos”? “Como ele se localizar no espaço”, como ele entender as complexidades da geografia que é tão complexa para nós ouvintes.

    Reply
  • Solange da Silveira
    09/06/2018 at 18:57

    Parabéns Lindo trabalho, estou cursando Licenciatura em Letras e seu trabalho me deu noção de desenvolvimento de um artigo, que por coincidência resolvi escrever sobre Deficiência Auditiva.

    Reply
  • Miriam
    13/03/2018 at 11:18

    Boa tarde,

    Tenho um filho com problemas de surdêz e, descobrimos recentemente a gravidade e hoje ele usa os aparelhos auditivod. Gostaria de ter acesso a este conteudo para poder imprimir e entregar aos professores dele.

    Reply
  • Daniela
    15/02/2018 at 18:11

    Olá , gostaria de saber como eu faço um pedido de Fm ? O Sus pede , mas eu não sei como redigir. Você sabe se tem algum padrão ou formulário ?? Se puder me ajudar , agradeço !!! Meu filho precisa muito desse aparelho esta em fase de alfabetização

    Reply
  • Silvia
    18/11/2017 at 17:49

    Ola boa tarde

    Gostaria de poder usar partes do conteúdo, para um trabalho sobre inclusão, estou fazendo pedagogia, na Univesp e o tema do trabalho do grupo é sobre deficiencia auditiva em sala de aula. Como devo proceder para que vocês me autorizem

    Reply
    • Maria Madalena nazario.
      20/06/2018 at 22:40

      Eu tô fazendo minha pesquisa para o tcc da inclusão dos deficientes aditivos nas escolas públicas. Gostaria de sua opinião poderia me ajudar.

      Reply
  • Valdizia Vieira Mendonça
    25/09/2017 at 10:15

    Oi! Bom dia! Gostei muito das dicas e gostaria de levá-las para o processo de formação que ministro. Como faço para conseguir autorização?!

    Reply
  • […] post com dicas para professores de alunos com deficiência auditiva é um campeão de acessos aqui no site. Em função disso, perguntei lá no Grupo do Crônicas da […]

    Reply
  • aline
    13/06/2017 at 15:40

    sei site é lindo, muito bem explicado gostaria de imprimir a matéria para passar em sala de aula mais esta bloqueado !?

    Reply
  • Marta
    26/04/2016 at 18:11

    só quem passou e/ou passa por esta situação sabe o quão penosa ela é. Sempre ficava e confesso que fico em pânico, tenho até calafrios quando estou em uma sala de aula ou palestra e alguém faz pergunta e está em lugar que impede que eu faça linguagem labial. Penso que as perguntas deveriam ser feitas uma a uma, e de preferência com o indagador de Pé, pois isto facilitaria a compreensão e amenizaria todo o sentimento de impotência, de fracasso que sinto nesta ocasiões.

    Reply
  • Priscila
    26/04/2016 at 17:50

    E ainda complemento: vídeos só se houver legendas!

    Reply

Leave a Reply