A linha de aparelhos auditivos Phonak Lumity foi lançada nos Estado Unidos há mais de um ano e acaba de chegar no Brasil. A indústria da audição vive dos lançamentos e, se você observar com atenção os textos de cada lançamento de aparelhos auditivos, vai perceber que todos dizem basicamente a mesma coisa com palavrinhas diferentes. “Diferenciado”, “único”, “inovador” e afins são as descrições mais usadas. Portanto, cuidado para não cair nas táticas de copywriting dos departamentos de marketing antes de sair comprando um aparelho auditivo porque foi seduzido por palavras bonitas que, na vida real, não fazem muito sentido.
No site da Phonak nos EUA, uma coisa que me chamou a atenção foi a insistência sobre o aparelho auditivo recarregável em detrimento do aparelho auditivo com pilhas. Se você me acompanha há mais tempo aqui no Crônicas da Surdez já conhece a minha opinião sobre isso: acho que é uma estratégia da indústria para obrigar os pacientes com perda auditiva a trocar de aparelho auditivo após um período cada vez menor de tempo. O consumidor deveria ter a opção de SEMPRE poder adquirir um produto que funcionasse das duas formas. Qualquer pessoa que já precisou consertar um carregador a peso de ouro ou que ficou sem bateria após um dia de uso intenso de bluetooth no trabalho entende o que estou falando. A indústria da audição há tempos vem fazendo esse movimento de demonizar as pilhas, que nos dão liberdade total, são baratas e não nos obrigam a arcar com consertos caríssimos nos aparelhos auditivos. Quando uma indústria, seja ela qual for, insiste demais numa narrativa, é impossível não desconfiar das intenções por trás disso.
O que o Phonak Lumity tem de novo?
Não sei quais modelos do Phonak Lumity chegaram ao Brasil mas, no site do fabricante nos EUA, você verá que alguns deles vêm com chave T (que torna o aparelho auditivo compatível com aro magnético). Segundo os posts que li e vídeos que assisti, a principal vantagem do Phonak Lumity é uma tecnologia que ajudaria a entender melhor a fala no ruído. Lembre-se: cada surdez é única, por isso, para saber se funcionaria no seu caso, só testando pessoalmente.
Neste post do Hearing Tracker você pode conferir muitos detalhes, prós e contras e avaliações sobre o Phonak Lumity.
Segundo o site do fabricante, o Phonak Lumity é a prova d’água até 50cm. Isso significa que, na teoria, você poderia fazer aula de natação ou dar um pequeno mergulho na piscina despreocupado. A pergunta que não quer calar é: quem tem coragem de mergulhar com um aparelho auditivo 0km? Se o aparelho estraga, quem garante que o fabricante não vai culpar o usuário por “mau uso”? Eu não teria coragem de arriscar. E você?
Desvantagens do Phonak Lumity
Já explicamos quais são as desvantagens do aparelho auditivo recarregável neste post. Segundo o Hearing Tracker, o app myPhonak não é bem avaliado pelos usuários, e você vai precisar usá-lo para aproveitar todas as funcionalidades deste aparelho de audição.
Quanto custa um Phonak Lumity no Brasil?
Segundo membros do Clube dos Surdos Que Ouvem que já fizeram orçamento do Phonak Lumity em várias cidades, os preços estão variando entre R$17.000 e R$20.000. Lembre-se: ANTES de pensar em comprar um aparelho auditivo, assista essas aulas, que vão te ensinar todas as perguntas que você tem que saber fazer ao vendedor para não cair em nenhuma roubada ou velhas técnicas de venda mais do que ultrapassadas. Converse diretamente com milhares de pessoas que usam aparelhos auditivos no Clube dos Surdos Que Ouvem. Muitos membros do Clube já testaram o Phonak Lumity.
Reviews sobre o Phonak Lumity feito por audiologistas
O audiologista Cliff Olson e o audiologista foram pagos pela Phonak para fazer vídeos para os seus canais no Youtube a respeito do lançamento. Assista aos vídeos deles abaixo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
-
-
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
-
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
No Comments