Implante Coclear

Cuidados com o Implante Coclear: garanta vida longa ao seu

Quando o Implante Coclear passa a fazer parte do nosso corpo, como uma das partes mais importantes de nós mesmos, devemos cuidar muito bem dele. O processador de fala do IC é muito delicado e requer cuidados especiais para o seu bom funcionamento e para que não nos deixe na mão, ficando sem poder ouvir.

Quais os cuidados básicos que devemos ter?

  • Limpe o processador de fala com um pano macio (pode ser uma flanela)
  • Troque o filtro do microfone no tempo indicado pelo fabricante ou quando for necessário para não prejudicar a qualidade do som (consulte o manual do seu IC)
  • Realize limpeza ocasional com álcool isopropilico (não pode usar álcool comum por conter água). Ele pode ser encontrado nas farmácias ou lojas de eletrônico. Molhe um pouco o cotonete e realize a limpeza nos contatos.
  • Não penteie/escove o cabelo com o processador de fala acoplado na cabeça para não quebrar o cabo que é muito sensível. Sempre tire antes de pentear!
  • Coloque diariamente o processador de fala (montado com cabo e antena) no desumidificador elétrico à noite antes de dormir. É recomendável não remover o cabo pois o ato de conectar e descontar constante pode danificá-lo.
  • Não coloque baterias ou pilhas descartáveis no desumidificador elétrico.
  • Evite gerar tensão no cabo, ou seja, pegar somente pelo processador ou somente pela antena.

 

Atenção! Cuidado com a umidade!

A umidade é uma grande vilã dos aparelhos auditivos e dos processadores de fala do IC! Em dias quentes ou super úmidos, o cuidado deve ser redobrado!

  • Se você for uma pessoa que sua bastante em dias quentes, é uma boa ideia colocar capas de neoprene para protegê-lo contra o suor. O suor pode oxidar as pecinhas do processador.
  • Se não quiser usar capa de neoprene, pode-se também optar pelo uso de um case aquático da marca do seu IC para realizar atividades físicas e protegê-lo contra o suor. Após as atividades físicas, coloque o processador no desumidificador.
  • Coloque diariamente à noite, antes de dormir, seu processador de fala no desumidificador, de preferência elétrico. Não precisa remover cabo e antena do processador, coloque tudo junto! Somente remova a bateria recarregável ou as pilhas descartáveis.
  • Em um dia de muito calor e suor, se o processador parar de funcionar de repente, enxugue-o bem com um pano macio e coloque-o no desumidificador elétrico por dois ciclos. Se o problema for somente o excesso de umidade, ele poderá voltar a funcionar. Caso não dê certo, envie-o para a assistência técnica da sua marca do IC.
  • Não use o IC com o cabelo úmido. Lembre-se de que a umidade é a grande vilã do processador de fala, então seque bem o cabelo antes de usar!

 

O meu processador de fala caiu na água! E agora?

Em caso de acidentes com água como queda de processador de fala em uma piscina (exemplo: quando uma criança pular na piscina):

  • Alguns modelos de IC são resistentes à água (respingos, gotas de chuva), uma queda rápida em uma poça d’água pode não trazer problema, desde que tire rápido da água, pois ele não tem resistência contra mergulhos sem o case aquático.
  • Ficou muito tempo na água? Não tente ligar o processador. Imediatamente enxugue-o bem, desmonte as peças e coloque no desumidificador elétrico por dois ciclos ou mais. Se voltar a funcionar, que maravilha! Mas se não funcionar após isso, envie-o para a assistência técnica da sua marca do IC.

O mesmo procedimento acima também pode ser feito em caso de mau funcionamento do processador por suor excessivo.

 

Quais são os cuidados que os pais devem tomar com os pequenos implantados?

 

  • Os processadores de fala são de tamanho adulto (não existe tamanho infantil), por isso pode acontecer deles não se encaixarem bem nas pequenas orelhas das crianças. Por causa disso, é recomendável o uso de faixas de cabeça para segurá-los, também para ajudar a aliviar o peso nas pequenas orelhinhas.
  • Para evitar a perda/queda dos processadores, também é recomendável prendê-los com cordinhas na roupa da criança. Alguns pais colam etiquetas com o número do telefone.
  • Algumas marcas de IC fornecem prendedores de orelha para segurar o processador. Cada um usa da maneira do que achar melhor!
  • Os cabos de antena são muito frágeis! Qualquer puxão ou torcida forte pode quebrá-lo, deixando a audição falha. Diante do alto custo e fragilidade dos cabos, utilizamos tubo fino de molas pra torná-los mais resistentes. O bacana é que pode abusar das cores das molas e deixar o IC mais fashion e atraente para as crianças.
  • Observe se o imã da antena não está com rosqueamento frouxo, para evitar a queda e a perda do mesmo. Já houve relato da perda do imã na escola, porque a criança encostou em algum metal, como cadeira.
  • Cuidado! O imã da antena deve estar na força adequada: nem fraco, nem forte. Tem que firmar bem, mas sem machucar a pele ou ficar frouxo a ponto de cair toda hora.
  • A criança quer nadar na piscina ou brincar com água? E não possui o case aquático de proteção do IC? Não tem problema nenhum! Basta guardar o processador de fala e deixar a criança brincar com a água com toda a liberdade. Elas são capazes de fazer leitura labial e entenderem tudo, brincarão com a maior alegria!

 

Cuidados com a parte interna do Implante Coclear

  • O exame de Ressonância Magnética é proibido aos implantados, porque a máquina de RM é um imã gigante e o interno do IC possui imã, que pode ser arrastado dentro da nossa cabeça, podendo causar danos graves. Por isso você deve consultar o seu otorrino do IC antes de realizar o exame de ressonância magnética. Em casos de extrema necessidade, o otorrino realizará uma microcirurgia da retirada do imã e após a realização do exame, o imã será recolocado.
  • O uso do bisturi elétrico monopolar também é proibido porque pode queimar o chip interno do Implante Coclear, devido à corrente elétrica que circula pelo corpo. O bisturi permitido é o tipo bipolar. Antes de qualquer cirurgia a ser realizada, peça ao seu otorrino do IC para passar as de orientações para o outro cirurgião sobre o uso do bisturi elétrico.
  • Evite as lutas marciais ou esportes que envolvam pancadas na cabeça, sem o uso da proteção da cabeça.

 

Entre para o Grupo Crônicas da Surdez no Facebook 

Seja o primeiro a amar.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

4 Comentários

  • Boa tarde!
    Minha dúvida é se posso tingir os cabelos após a cirurgia, mais precisamente após 25 dias da cirurgia.
    O corte secou bem, pensei em fazer mechas (que não pega a raiz).

  • Muito interessante o blog.Gostaria de saber se ha alguem com experiencia em deficit auditivo progressivo por doença auto imune. Sensacao de plenitude(ouvidos entupidos) dor leve esporadica. Os otorrinos ignoram os sintomas dizem que e assim mesmo e indicam aparelhos auditivos. Isto eh perda auditiva neurosensorial e nao ha nada a fazer,dizem soberanos. Ouvi falar de doenca autoimune da orelha interna e que tem um anticorpo especifico que pode ser testado. Alguem sabe alguma coisa sobre ?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.