Menu
Aparelhos Auditivos / Zumbido

ZUMBIDO e APARELHO AUDITIVO: o que você deve saber

aparelho auditivo para zumbido

O ZUMBIDO e a perda auditiva costumam andar juntinhos na maioria absoluta dos casos. Globalmeente, o zumbido inferniza a vida de milhões de pessoas. Não fique aí achando que você é o único premiado da face da Terra, pois esse problema é mais comum do que você imagina, infelizmente.

O zumbido é um SINTOMA da perda auditiva. Se você já recebeu um diagnóstico de surdez – independente de ser leve, moderada, severa ou profunda – e não fez nada para tratá-la, lamento informar que não vai adiantar ficar reclamando do seu zumbido.

GOLPES EM PESSOAS QUE SOFREM COM ZUMBIDO

Já falamos dos golpes dados em pessoas que sofrem de zumbido: eles vão de “remédios” com nomes ridículos (sem registro na ANVISA que não passam de supostos multivitamínicos que não têm eficácia nenhuma vendidos por inescrupulosos que sentem o cheiro do seu desespero em busca de um milagre) até aparelhos auditivos falsos. Fique esperto: a melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato direto com milhares de pessoas que têm deficiência auditiva e zumbido aqui.

 

COMO POSSO MELHORAR O ZUMBIDO SE TENHO PERDA AUDITIVA?

Siga o passo-a-passo abaixo para melhorar o zumbido no ouvido:

  1. Consulte um otorrinolaringologista especializado em surdez e zumbido
  2. Após receber o diagnóstico de surdez, siga a recomendação do otorrino
  3. Se a recomendação for usar aparelho auditivo, saiba como conseguir aparelho auditivo grátis pelo SUS ou peça indicação de lugares de confiança para comprar os seus
  4. USE os seus aparelhos auditivos o dia inteiro
  5. Fique em contato com pessoas que também têm zumbido e perda auditiva para trocar experiências
  6. Fuja de promessas milagrosas e charlatões do Youtube (não, você NÃO vai curar o zumbido dando pancadas nas orelhas ou com Centrum e Ginko Biloba)

QUAL APARELHO AUDITIVO MELHORA O ZUMBIDO?

Não existe um aparelho auditivo específico capaz de melhorar o seu zumbido. O que acontece é que, enquanto você está usando o seus aparelhos auditivos, o seu cérebro está recebendo estímulos sonoros diferentes e prestando atenção a eles. Isso faz com que o foco da atenção mude: você deixa de prestar atenção naquele zumbido intermitente e percebe uma infinidade de outros sons.

Embora as marcas de aparelhos auditivos digam que possuem aparelhos auditivos específicos para melhorar o zumbido, basta você conversar com pessoas que usam aparelhos auditivos e tirar as suas próprias conclusões. Alguns aparelhos possuem “mascaradores de zumbido”, que nada mais são do que programas que geram ‘ruído branco’ para que o cérebro mude o foco da sua atenção.

A VERDADE SOBRE ZUMBIDO E APARELHO AUDITIVO

A maioria das pessoas que têm zumbido e usam aparelhos auditivos relata que, no final do dia, ao tirar os aparelhos para tomar banho e dormir, sua percepção do zumbido é ainda maior. Não é preciso ser muito inteligente para entender porque isso acontece: sem os estímulos sonoros dos AASIs, o cérebro volta a focar toda a sua atenção no zumbido.

Nunca conheci NENHUMA pessoa com perda auditiva de qualquer grau que tenha sido “curada” do zumbido – se você é essa pessoa ou a conhece, por favor, nos apresente!

Como outras condições de saúde, o segredo é aprender a regular o stress e a ansiedade causados pelo zumbido. Ele é irritante e pode ser desconfortável, e ficar repetindo isso enfurecido e falando disso compulsivamente não vai ajudar. Usar os seus aparelhos auditivos – se essa for a indicação do otorrino especialista – o dia inteiro vai lhe garantir um dia inteiro de sossego, esquecendo que ele existe. À noite, use outros truques, como ouvir um pouco de música ou deixar uma playlist de sons da natureza tocando no seu quarto para prestar atenção nesses sons.

Não existe milagre, terapia alternativa, exame caríssimo ou sei lá o que mais que já inventaram que vai te livrar do zumbido. Eu mesma convivo com zumbido nos dois ouvidos desde os 6 anos de idade, 24 horas por dia. Aprendi a conviver com ele, e o considero um companheiro leal, que está sempre ali. Ele até me acalma! A ÚNICA coisa que melhorou – e muito – o meu zumbido foi ter feito implante coclear. À noite, quando tiro meus implantes, o zumbido continua lá, mas pelo menos 70% mais baixo do que sempre foi.

Minha experiência com zumbido no ouvido pode ser lida neste post.

Por fim, leia com atenção as descrições dos aparelhos auditivos para zumbido nos sites das marcas de aparelhos auditivos e confira você mesmo que todos eles falam, falam, falam e dizem a mesma coisa: o uso constante de qualquer aparelho auditivo “melhora” o zumbido na medida em que o seu cérebro presta atenção a outros sons. E só!

Não tem milagre e nem tecnologia disruptiva aqui, embora o marketing agressivo queira te convencer do contrário para que você gaste R$12.000 a mais num aparelho que não vai fazer grandes diferenças. Tire o foco do “zumbido maldito” e foque em tratar a sua surdez e ter qualidade de vida com o uso constante das suas próteses auditivas. Elas te fazem ouvir melhor, estimulam seu cérebro, tiram o foco do zumbido e mantém as suas vias auditivas estimuladas caso sua surdez piore.

SEJA MEMBRO DO GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Torne-se membro do Grupo com 22.200 pessoas com deficiência auditiva – você deve ser Apoiador do Crônicas da Surdez para ter acesso a ele e aos grupos exclusivos de WhatsApp.

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Marque a sua consulta na Clínica Sonora