Menu
Aparelhos Auditivos

Os 3 Maiores PERIGOS de usar o Aparelho Auditivo ERRADO

Escolher o aparelho auditivo errado traz mais prejuízos do que benefícios, afetando não apenas a audição, mas também a saúde geral e o bem-estar do usuário. Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

Os 5 maiores PERIGOS de usar o Aparelho Auditivo ERRADO

O primeiro passo (que poucas pessoas seguem) é procurar um médico otorrino especialista em surdez para ter a sua perda auditiva investigada adequadamente. Nem sempre é uma simples perda de audição – às vezes, pode envolver um tumor no ouvido, uma otite silenciosa, uma síndrome, uma mutação genética. O segundo passo, se o tratamento indicado no seu caso é usar aparelho auditivo, é buscar um Fonoaudiólogo experiente em seleção e adaptação de próteses auditivas (você pode pedir indicações de confiança no Clube Surdos Que Ouvem). O terceiro passo é conversar com pessoas que já usam aparelho auditivo para tirar as infinitas dúvidas que vão surgir nesse processo.
Por preguiça e desconhecimento, muitas pessoas vão atrás de um aparelho auditivo pulando etapas. Entram na primeira loja que aparece, compram aparelho auditivo falso na internet, não testam várias marcas e modelos e não estudam nada sobre o assunto. Só querem se livrar logo do ‘problema’, de qualquer jeito. E isso pode custar bem caro (e olha que não estou falando só de dinheiro, já que todos sabemos que os preços dos aparelhos auditivos em 2025 chegam em até 40 mil reais).
1. Comprometimento da saúde auditiva

Um dos maiores perigos de usar um aparelho auditivo inadequado é o potencial de causar ainda mais danos à audição. Se um aparelho não estiver ajustado corretamente para o tipo e grau de perda auditiva do usuário, pode amplificar sons de maneira excessiva ou distorcida, o que pode levar a uma piora na perda auditiva ao longo do tempo ou até mesmo levar a pessoa a desistir de usar (e o cérebro que arque com as consequências da falta de som). A exposição contínua a sons amplificados incorretamente pode resultar em zumbido (tinnitus) ou até mesmo em uma perda auditiva neurossensorial, que é irreversível.

2. Problemas de equilíbrio e segurança
A audição está intrinsecamente ligada ao equilíbrio. Um aparelho auditivo mal ajustado ou de má qualidade pode não apenas afetar a capacidade de ouvir adequadamente, mas também o equilíbrio do usuário. Isso pode aumentar o risco de quedas, especialmente em idosos, que já são mais propensos a problemas de equilíbrio. A perda de audição não tratada ou tratada incorretamente pode, portanto, levar a acidentes domésticos ou em ambientes externos.
3. Problemas com microfonia e ruído
Aparelhos auditivos que não se encaixam bem no ouvido (molde mal feito) ou que não foram devidamente programados causammicrofonia, um som agudo e desagradável que pode ser embaraçoso e desconfortável. Além disso, aparelho auditivo errado e mal ajustado vai amplificar ruídos indesejados, o que pode ser particularmente irritante em ambientes ruidosos, tornando a escuta ativa mais difícil e menos eficaz. Por último, um molde mal feito causa uma dor insuportável (pergunte a qualquer usuário de aparelho de audição).
4. Problemas psicológicos e sociais
Escolher o aparelho auditivo errado pode ter implicações psicológicas e sociais. Se o aparelho não funcionar corretamente, não vai melhorar a habilidade de comunicação do usuário, o que pode levar a frustração, isolamento social, ansiedade e até depressão. A incapacidade de ouvir bem em situações sociais pode fazer com que a pessoa se sinta excluída ou desvalorizada, exacerbando sentimentos de solidão e inadequação. Há quem escolha um aparelho auditivo discreto que sequer atende sua perda auditiva porque sente vergonha da surdez, há quem escolha o aparelho auditivo errado porque só se importa com “discrição” e há quem seja orientado por pessoas que só se importam em bater meta de vendas.
5. Jogar dinheiro no lixo
Investir em um aparelho auditivo significa gastar um valor considerável. Escolher um dispositivo inadequado significa não apenas um desperdício de dinheiro, mas também de tempo e de estímulo ao cérebro, que paga caro por isso. Muitas vezes, as pessoas podem sentir-se desencorajadas de tentar outra solução auditiva após uma experiência negativa, perdendo a oportunidade de melhorar significativamente sua qualidade de vida com o dispositivo correto.
Enquanto os aparelhos auditivos têm o potencial de transformar vidas,  usar o aparelho auditivo errado pode ser prejudicial de várias maneiras. Desde riscos à saúde auditiva e física até impactos na saúde mental e social, a decisão de qual aparelho auditivo usar não deve ser tomada levianamente. A consulta com especialistas, a personalização do aparelho e a escolha de tecnologia adequada ao seu caso são passos essenciais para garantir que o aparelho auditivo atenda às necessidades do usuário sem causar danos. Afinal, o objetivo do aparelho auditivo é melhorar sua vida, não complicá-la.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: A Comunidade que vai transformar a sua jornada da surdez

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A surdez não precisa ser um caminho solitário nem assustador! Faça parte do Clube dos Surdos Que Ouvem e transforme sua experiência com apoio, informação e uma rede de amigos dos quatro cantos do Brasil. Junte-se a milhares de pessoas que compartilham sua jornada e descubra como viver com mais qualidade, autonomia e segurança.

Ao se tornar SÓCIO DO CLUBE, você terá acesso a Grupos exclusivos (grupos no Facebook eWhatsApp), descontos e conteúdos práticos sobre tudo o que você precisa saber

Com mais de 21.700 membros que são usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares participando, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e aprender com quem entende os desafios da perda auditiva. Encontre informações essenciais sobre direitos, aparelhos, médicos, fonoaudiólogos, implantes, concursos públicos e muito mais.

Por que se tornar SÓCIO DO CLUBE?
  1. Economize milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos com as dicas e recomendações de quem já passou por isso.
  2. Descubra como conseguir aparelhos de audição gratuitos pelo SUS e evite cair em golpes de produtos falsos
  3.  Tenha acesso direto a especialistas e indicações de médicos e fonoaudiólogos de confiança
  4. Faça amigos, converse com pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes auditivas e que utilizam aparelhos para ouvir melhor
  5. Se você é pai ou mãe de uma criança com perda auditiva, conecte-se com centenas de famílias que se apoiam todos os dias em nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Como comprar APARELHO AUDITIVO com SEGURANÇA no Brasil

onde comprar aparelho auditivo com segurança

Aprenda como evitar os maiores erros na hora de comprar seu aparelho auditivo! Com mais de 43 anos convivendo com a surdez, eu criei uma série de aulas rápidas que vão te ajudar a economizar dinheiro e escolher o melhor aparelho auditivo. Descubra os segredos e piores práticas da indústria e esteja preparado para fazer as perguntas certas ao seu profissional de saúde.

Torne-se aluno agora e aprenda tudo o que você precisa para NÃO ERRAR na compra do seu aparelho de audição.

Cursos Surdos Que Ouvem
  1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
  2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
  3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
  4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
  5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply