Decidi escrever sobre coisas legais para dizer para uma pessoa surda, afinal, já temos negatividade, stress, drama e complicações demais na vida por causa da deficiência auditiva. É muito legal quando um ouvinte nos diz coisas fora do óbvio sobre isso. Por isso, aqui vão algumas dicas de coisas bacanas para se dizer para alguém que não ouve ou ouve mal. Que tal surpreender uma pessoa surda hoje? 😉
Qualquer coisa que ela pedir para repetir
Aprenda de uma vez por todas que não há nada mais grosseiro do que, quando uma pessoa surda lhe pedir para repetir algo que ela não ouviu ou não entendeu, você responder com algo tipo “deixa pra lá”, “não era nada“.
Pior que isso só se fizer cara feia dizendo que ela não ouviu porque ‘não quis’, ou ‘não estava prestando atenção’. O mundo já está lotado de pessoas grosseiras, não seja uma delas.
A dica aqui é super simples: apenas repita, sem perguntas, sem cara feia e sem gracinhas desnecessárias. É absolutamente maravilhoso quando um ouvinte repete algo que pedimos sem drama e sem fazer parecer que foi um grande esforço.
Seus aparelhos são lindos
Tenho zero paciência com pessoas que dizem, sem a menor cerimônia, coisas como: ‘nossa, como são grandes’, ‘nossa, achei que fossem mais discretos’, ‘nossa, não sei se teria coragem de usar isso’. Antes de abrir a boca para soltar frases péssimas que pessoas surdas passaram a vida inteira ouvindo, PENSE.
Gentileza gera gentileza. Se for para fazer comentários sobre o aparelho auditivo ou implante coclear de alguém, só faça se for algo positivo. Curiosidade, só se for genuína, combinado?
Qualquer coisa é só me falar
É tão bom quando alguém oferece ajuda. Quando alguém se mostra aberto a melhorar a comunicação conosco. Às vezes você está num jantar e tudo o que queria é que aquela pessoa com a qual a conversa está boa sentasse ao seu lado ou fosse conversar com você num local menos barulhento, não é?
Já tive o prazer de estar na presença de pessoas atenciosas o suficiente para me dizer ‘qualquer coisa é só me falar‘, me deixando à vontade para pedir alguma ajuda nesse sentido. Seja uma dessas pessoas, por favor! Faz uma diferença enorme…
E lembre-se: deixe a pessoa com deficiência auditiva à vontade para lhe pedir alguma ajuda quando ela quiser e não fique lembrando o tempo todo sobre a surdez. A gente já sabe, e em ocasiões sociais é tão bom poder esquecer dela um pouco!
Por sua causa, aprendi a ler lábios
Alguns amigos já me disseram isso. Meus enteados já me disseram isso, e quase morri do coração. É bacana demais quando as pessoas que ouvem falam em alto e bom som que aprenderam algo conosco ou que se tornaram pessoas melhores por causa da convivência com a gente.
Por sua causa, legendo meus vídeos
Tenho amigos incríveis que viraram verdadeiros disseminadores de informação sobre surdez porque se sentiram tocados pela nossa luta por acessibilidade. É assim que a gente muda o mundo: tocando as pessoas.
Gosto que você me olha quando fala comigo
Taí outra coisa bacana de se dizer para quem não ouve! Todas as vezes que me dizem isso, me sinto a pessoa mais atenciosa do planeta e me sinto bem. Ainda mais hoje, em que todo mundo vive colado no celular ou pede para que os outros falem enquanto fazem outra coisa sem prestar atenção. Conversar com uma pessoa surda é ter a certeza de que você terá atenção total. Elogie!
Adoro a sua voz
Sim, nós sabemos que nossa voz é diferente – às vezes pouco, às vezes muito. Sim, nós somos confundidos o tempo todo com estrangeiros por causa do nosso sotaque. Sim, é MUITO legal quando alguém faz um comentário positivo sobre a nossa voz. Pode saber que ganharemos o dia com essa!
Minha voz mudou da água para o vinho depois do primeiro implante coclear, e até hoje, quando alguém me faz um elogio por causa dela, é como se eu chorasse por dentro de emoção. Você já parou para pensar como seria a sua vida se você não conseguisse controlar a sua voz por não ouvi-la bem? Pois é. Empatia é sempre bom. Pode ter certeza que a pessoa surda com a qual você tem alguma relação se esforça todos os dias para falar bem.
Uau, você ouviu isso!
Não diga isso como uma pergunta, mas como uma exclamação. A gente tem trauma eterno por não ouvir como as outras pessoas, e para nós qualquer sonzinho captado é uma grande conquista!
Me sinto tri feliz quando alguém se mostra surpreso porque ouvi algum som bem baixinho com os meus implantes. Ontem mesmo, andando no shopping como meu marido e testando um acessório sem fio, fiquei toda boba quando ele me disse que um ouvinte nunca seria capaz de ouvir o que ele estava me falando no tom que ele estava usando. Não custa dar um up na nossa autoestima, vai!
Grupo SURDOS QUE OUVEM
Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?
Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste link você encontra os seguintes livros:
- Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
- Crônicas da Surdez: Implante Coclear
- Saia do Armário da Surdez
6 Comments
Maria do Socorro Ramos de Souza
20/05/2018 at 1:07 pmLinda por dentro Paula Pfeifer Moreira!e por fora aprendi muito com você e vou segui as postagem obrigado lela ajuda!
Francisco francimar Vieira
06/08/2017 at 11:06 pmAdorei essas publicações deixa a gente mas informado, e ajuda no dia a dia .
Dayse
21/01/2017 at 11:03 pmAdorei seu blog….Sou deficiente auditiva….
Ana Lucia Santiago
18/01/2017 at 8:37 pmBoas as suas dicas Paula. Bjos
Luciano
18/01/2017 at 12:03 pmExcelente texto! Mais positividade no mundo! 🙂
Anita Gonçalves
17/01/2017 at 2:09 pmPaula querida,
Você consegue falar de uma forma simples e objetiva, parece que tudo fica mais fácil.
Parabéns pelo seu trabalho você leva luz e esperança de uma convivência mais respeitosa e harmoniosa. para todos nós deficientes e sem deficiência.
UM beijo.
Anita