Aparelhos Auditivos

Como limpar seu aparelho auditivo ou implante coclear em tempo de Coronavírus

Em tempo de Coronavírus, precisamos ter atenção redobrada com a higiene dos aparelhos auditivos e implantes cocleares também – afinal, os manuseamos com as mãos pelo menos duas vezes por dia, fora todas as outras vezes que os tocamos sem nem perceber!

Regra de ouro 1

A higiene das mãos deve ser IMPECÁVEL antes de tocar nos seu aparelho auditivo ou implante coclear. As mãos são as grandes vilãs. Lave-as com água e sabão antes de colocar os aparelhos pela manhã, antes de trocar pilhas ou baterias em casa e antes de retirar seus aparelhos para tomar banho ou dormir. Mãos sempre limpas – dê um jeito de lembrar disso quando pensar nas suas próteses auditivas!

Regra de ouro 2

Desumidificador elétrico, que além de desumidificar também esteriliza seus aparelhos auditivos ou implantes! Dou a dica dos desumidificadores elétricos há anos, porque o custo-benefício deles é o melhor – e além disso não agridem a natureza, pois bolinhas de sílica são péssimas para rios e oceanos quando descartadas.

Regra de ouro 3

O único produto que deve ser usado na limpeza de aparelhos auditivos e implantes cocleares é o álcool isopropílico. Nenhum outro. Esse álcool contém uma porcentagem de água de menos de 1%. Isso se dá já que sua cadeia maior permite que ele seja tenha menos afinidade com a água tornando assim a sua separação da água mais fácil. Isso faz com que ele seja muito útil para a limpeza de equipamentos eletrônicos, removendo a oleosidade e não comprometendo seu funcionamento

Esqueça os produtos de limpeza tradicionais, que são corrosivos e abrasivos. Se suas próteses ainda estiverem na garantia, lembre-se que usá-los configura mau uso e você perde o direito de consertá-los sem custo.

Regra de ouro 4

Algumas marcas de aparelhos auditivos vendem lencinhos anti-bacterianos. Pode ser uma boa saída tê-los na bolsa sempre, pois se você precisar tocá-los na rua (vai que a pilha acaba enquanto você vai a um banheiro público ou algo do tipo) esses lencinhos garantem a limpeza pós toque de emergência.

Abaixo, republico um post que foi ao ar aqui no site há algum tempo e segue ultra válido.

“Você sabe limpar o seu aparelho auditivo? Isso é muito importante para a manutenção e também para prolongar a vida útil, pois se trata de um dispositivo eletrônico. Convidei a fonoaudióloga Mirella Horiuti para mostrar o jeito correto de limpar cada modelo de aparelho auditivo que existe hoje no mercado.

Limpando Aparelhos Retroauriculares

Aparelhos Retroauriculares

O modelo de aparelho auditivo da foto acima é composto por duas partes:

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

LIMPEZA: Use somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja, porque a umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

B. O molde – é aquela peça de silicone (material mais flexível) ou acrílico (material mais rígido) que se conecta ao aparelho auditivo através de um tubo plástico ( “tubinho”).

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o molde com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha.

#ficadica: se você tem 2 moldes (um de cada orelha), use um papel para cada molde e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

LIMPEZA MENSAL: somente o molde pode ser lavado com sabão neutro e água. Do que você vai precisar?

23

  • Escovinha.
  • Água e sabão neutro.
  • Bombinha de ar.

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção, ou se você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que o molde estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte as duas partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Em seguida, deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo, ou seja, não o deixe perto da água. Atenção: a região da pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave o molde normalmente com a escovinha e sabão, e depois enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

#ficadica: Verifique se o “tubinho” está em bom estado. Do contrário, pode ser que precise ser trocado.

Retroauriculares com tubo fino

Retroauriculares com tubo fino

Esse modelo de aparelho auditivo é composto por três partes:

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja, porque a umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

B. O tubo fino – é aquela peça de plástico que conecta o aparelho auditivo à sonda.

C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o tubo fino e a sonda com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso você não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).

#ficadica: se você tem 2 sondas e tubos finos ( um de cada orelha), use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

#ficadica: se o seu tubo e/ou sonda entupiu e você está sem tempo de limpar, tenha um kit reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de tubo e sonda.

LIMPEZA MENSAL: somente o tubo fino e a sonda podem ser lavados com sabão neutro e água.

O que você vai precisar?

432

 

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • fio limpador longo
  • água e sabão neutro

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte as 3 partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção: a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Passe o fio limpador no tubo fino e na sonda – indo de um lado para o outro
  3. Lave o tubo fino e a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  4. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  5. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

#ficadica: Verifique se o tubo fino está em bom estado e não necessita de troca. Tubinhos que foram dobrados devem ser trocados pois o som não passa direito.

6

Retroauriculares com tecnologia RIC (receptor no canal)

Este modelo de aparelho auditivo é composto por 3 partes:

7

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

B. O tubo fino (com fio de metal dentro) com receptor na ponta – é aquela peça de plástico por fora mas com um componente eletrônico na ponta (parte de metal).

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja. E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino com receptor na ponta. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente a sonda com um papel SECO e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso você não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).

#ficadica: se você tem 2 sondas (uma de cada orelha), use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

#ficadica: se o sua sonda entupiu e você está sem tempo de limpar, tenha uma reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de sonda.

LIMPEZA MENSAL: somente a sonda pode ser lavada com sabão neutro e água. O que você vai precisar?

23

 

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • água e sabão neutro

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte a sonda do restante do aparelho auditivo e coloque toda a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção: a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou na sonda com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

 

8

Intracanais e Microcanais

Na verdade, nesse caso, o modelo não interfere no tipo de limpeza. Mais uma vez, repito…quando um novo usuário adquire um aparelho auditivo essa é uma parte muito importante da orientação.

Qual o motivo? Simples: a falta de informação pode levar o usuário a limpar seu aparelho auditivo de forma inadequada e assim encurtar a vida útil do produto. Este modelo de aparelho auditivo é composto por 2 partes:

9

 

  • O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja. E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

  • Filtro de cera – proteção na entrada do aparelho para que não entre cera na parte do receptor. Existem vários modelos de protetores de cera. Porém, preste atenção, porque cada marca usa de 2 a 3 tipos diferentes! Antes de trocar o seu, verifique se você tem o protetor de cera adequado para seu aparelho auditivo.

101112

 

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe a ponta do filtro com um papel e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Assim você vai garantir que o som passa livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com a escovinha. Caso não consiga desobstruir o orifício, então faça uma limpeza completa.

LIMPEZA COMPLETA DO APARELHO AUDITIVO: troca de filtro

Do que você vai precisar?

210

  • Escovinha.
  • Filtros (protetores de cera).

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção, ou se você tem infecções frequentes, então faça essa limpeza sempre que sentir seu ouvido mais úmido.

Siga as instruções abaixo:

  1. Com a ferramenta adequada, retire o protetor de cera usado. Em seguida, coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo, ou seja, não deixe perto da água. Atenção: a região da pia é uma área de risco! ;)
  2. Descarte o filtro usado.
  3. Ainda com a ferramenta adequada, retire um protetor de cera novo e encaixe no orifício do aparelho auditivo.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!”

Fonte: Não Escuto por Mirella Horiuti

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

9 Comentários

  • Tenho um aparelho Retroauriculares com tubo fino. Ele fica saindo de dentro do canal, qual seria a melhor solução, aumentar o tubo ou só o plug que entra no canal?

  • meu aparelho auditivo parou de sair som limpei de todas as formas e ate troquei o bico branco onde coloca o silicone que vai pro ouvido ,,entao nao sai som o que pode estar acontecendo troquei pilha e nada de funcionar ..! parece falta de energia … oque uma revisao faz no aparelho sera que onde comprei ele mexem no som pra amplificar ele? pq nao sei o que fazer ? pago aqui e caro so pelo sus que consigo …mais sera que atravel da revisao conseguem colocar som nele?

  • […] A leitora Fabiana Bueno mandou preciosas dicas para quem tem deficiência auditiva e quer aprender ou melhorar o seu inglês! Vocês vão adorar, tenho certeza. Minha experiência é ter feito um curso de inglês britânico quando era adolescente (fiz de francês também) só que naquela época minha audição já ia de mal a pior e eu não queria nem saber de usar aparelho auditivo. […]

  • Onde encontro essa bombinha de ar ? Pois minha fono nunca me indicou a bombinha e somente falou para lavar e deixar secar. Queria saber, por gentileza, onde encontro.

    • O retroauricular (ou BTE) o receptor fica no interior do aparelho e o RIC o receptor fica na ponta da sonda coberto pelas olivas/moldes

  • Fazer limpeza do aparelho com pano seco é bom no dia a dia. Porém de tempos em tempos, tipo a quinze dias ode-se fazer uma limpeza melhor utilizando-se pano umedecido com álcool isopropílico de boa qualidade, sempre tomando cuidado para não ‘encharcar’ o parelho.

    Este álcool é usado em eletrônica para limpeza de placas e peças, seca bem rápido e não prejudica partes eletrônicas.

    Lembrem-se de não ‘encharcar’ por causa dos transdutores.

  • Olá Paula querida!
    Eu uso aparelho retroagir colar mais simples e quando lavo o molde, eu uso a bombinha e também secador de cabelo frio para acelerar o processo.
    Quando percebo cera no molde e está difícil para sair, coloco na torneira com pressão e sai na hora a cera. Aí é só secar com secador sempre frio e bombinha.
    Eu também sempre reparo quando chego em casa se há água na mangueira do molde e uso a bombinha, pois normalmente tem. Eu transpiro bastante.
    Uma vez por semana lavo a mangueira e o molde do aparelho.
    E sempre deixo no desumidificador os aparelhos.
    Abraço Paula. Adoro seu blog. Suas experiências, sua curiosidade de vida, seu jeitinho de escrever, de se expressar e desejo muitas felicidades na sua caminhada. Beijos.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.