Menu
Aparelhos Auditivos

Como Limpar CERA DE OUVIDO se você usa APARELHO AUDITIVO

A cera de ouvido é uma combinação de células mortas da pele, cabelo e secreções cerosas da pele dentro dos seus canais auditivos. A maioria das pessoas limpa a cera de ouvido jeito ERRADO, usando cotonetes e objetos que empurram a cera para dentro e, ainda pior do que isso, podem causar perfurações no tímpano.

Cera de ouvido e Aparelho Auditivo

A cera de ouvido pode ser um grande problema para usuários de aparelhos auditivos por três motivos. O primeiro deles é que ela pode se transformar numa rolha de cera compactada dentro do seu canal auditivo. Quando isso acontece, você perde a capacidade de escutar em pelo menos 30 decibéis, além de toda a perda auditiva que você já tem. Se você usa aparelho auditivo e tem uma rolha de cera, entenda que, enquanto ela não sair de lá, seus aparelhos não vão conseguir te ajudar da mesma forma.

O segundo motivo que torna a cera de ouvido um problema para quem usa aparelho auditivo é a microfonia. Sabe quando alguém passa com um microfone ligado em frente a uma caixa de som e a gente houve aquele barulho agudo desagradável e alto? Acontece o mesmo com quem usa aparelho auditivo e está com os ouvidos cheios de cera. A razão pela qual a cera de ouvido causa microfonia é simples: quando o som entra no seu ouvido, ele ricocheteia na cera e volta para fora do seu canal auditivo, e é amplificado pelo microfone dos aparelhos. Ah, você nem precisa ter muita cera de ouvido dentro de seus canais auditivos para que isso aconteça, ok?

O terceiro motivo é o mais merece um alerta vermelho: a cera de ouvido pode entupir a ponta do receptor dos seus aparelhos auditivos. É ali que o som normalmente sai de seu aparelho auditivo para o seu canal auditivo, te fazendo ouvir melhor. Receptor entupido é sinônimo de aparelho que para de funcionar. Faça o teste: ligue o aparelho, segure com a mão e feche a mão. Se ele apita, significa que está funcionando direitinho. Se não apita, provavelmente o receptor está todo entupido de cera…

Como lidar com o excesso de cera de ouvido?

Quem usa aparelho auditivo precisa levar a sério a limpeza dos aparelhos auditivos, dos ouvidos e também a troca regular do filtro de cera do aparelho de audição. Quando estiver testando aparelhos auditivos, peça ao fonoaudiólogo para te mostrar todas as opções possíveis de filtros de cera, pois alguns são mais fáceis de trocar do que outros. Alguns filtros são tão pequenos que até para uma pessoa jovem sem nenhuma dificuldade de visão e manuseio fica difícil trocar sozinho.

O aparelho auditivo fica dentro do seu canal auditivo praticamente o dia inteiro, todos os dias, em contato direto com a cera. Mesmo que você produza pouca cera de ouvido, com o tempo ela vai se acumular no filtro de cera do seu aparelho. Se o som não conseguir sair do AASI para o seu ouvido, nem o aparelho auditivo mais top de linha e caro do mundo vai ser capaz de te ajudar a ouvir melhor! Aliás, é SUPER COMUM que os idosos parem de usar aparelho auditivo porque acham que eles estão estragados quando, na verdade, o receptor, o tubinho ou o filtro de cera estão entupidos. Saber identificar quando isso acontece salva a sua vida na hora do aperto.

Especialista em surdez explica como LIMPAR o ouvido

Dr. Luciano Moreira, médico otorrino especialista em surdez, fez um vídeo super didático falando sobre a cera de ouvido, o excesso de cera, o que os usuários de aparelhos auditivos e pessoas que usam tubinho de ventilação precisam saber sobre como limpar o ouvido, seja em casa ou no consultório.

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.