Menu
Deficiência Auditiva

Dicas para sobreviver a uma festa quando você é surdo

Festas e eventos sociais podem ser um pesadelo quando temos deficiência auditiva. Em geral, os ambientes são super barulhentos – isso quando também não são escuros. Pessoalmente, já passei por poucas e boas em relação a isso antes dos implantes cocleares.

A questão é que não podemos fugir de todos os convites que recebemos

Quando está tocando música no fundo, é mais difícil ainda. A experiência inteira pode ser frustrante, e incrivelmente exaustiva. Muitas pessoas com deficiência auditiva preferem evitar festas como se fossem a peste.

Pedimos autorização ao Hearing Tracker para traduzir e postar aqui parte de um post escrito por Shari Eberts com dicas para sobreviver a uma festa quando você é surdo! Segue abaixo:

Como sobreviver a uma festa quando se é surdo

Diante de uma festa, as pessoas com deficiência auditiva podem optar por soluções fáceis — dominar a conversa ou fazer que sim com a cabeça, sorrindo e rezando para que suas respostas sejam apropriadas.

Se admito utilizar essas muletas com a maior facilidade, a lista a seguir de estratégias oferece uma experiência mais autêntica e satisfatória. Por favor, acrescente suas sugestões nos comentários.

1. Chegue descansado

Ouvir numa festa ou evento social exige grande concentração e força mental. Chegue descansado e alimentado. É mais difícil concentrar-se de barriga vazia.

2. Encontre um bom lugar no salão

Ao chegar, procure a melhor acústica daquele ambiente e se estabeleça ali. Muitas vezes, um dos cantos funciona bem por limitar o ruído de fundo atrás de você.

Áreas com carpetes, cortinas, ou almofadas também são boas escolhas, pois superfícies macias ajudam a absorver o excesso de som.

3. Defenda-se

Diga às pessoas que você têm dificuldades para ouvir, e peça às pessoas com quem está conversando para ir a uma parte mais silenciosa do salão, caso possível.

Ou convide-as para ir lá fora tomar um pouco de ar e distanciar-se da cacofonia. Se possível, peça ao anfitrião para baixar o volume do som ao menos em uma parte da festa.

4. Use a tecnologia

Alguns aparelhos auditivos têm programas especiais para coquetéis, mas eles nem sempre funcionam. Tente usar uma Roger Pen ou um dispositivo similar como microfone para distinguir as vozes. Um amigo usou recentemente o aplicativo Live Transcribe, do Google, num coquetel e achou ótimo. Recentemente escrevi aqui sobre o Live Transcribe.

5. Demonstre visualmente que você tem dificuldades de audição

 A mão em forma de concha atrás da orelha dirá ao falante para elevar a voz sem perturbar a fluência da conversa.

6. Faça pausas

Não tenha medo de ir para uma sala silenciosa para descansar o cérebro. Quando sua energia voltar, você volta para mais uma rodada.

7. Leve seu senso de humor

Festas devem ser divertidas. Sorria e aproveite a atmosfera. Ria daquilo que ouvir errado — se você relaxar, às vezes isso pode ser bem divertido.”

  • Por Shari Eberts
  • Publicado em HearingTracker . Tradução de Pedro Sette-Câmara

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply