Menu
Deficiência Auditiva / Relacionamentos

Dicas para sobreviver a uma festa quando você é surdo

Festas e eventos sociais podem ser um pesadelo quando temos deficiência auditiva. Em geral, os ambientes são super barulhentos – isso quando também não são escuros. Pessoalmente, já passei por poucas e boas em relação a isso antes dos implantes cocleares.

A questão é que não podemos fugir de todos os convites que recebemos

Quando está tocando música no fundo, é mais difícil ainda. A experiência inteira pode ser frustrante, e incrivelmente exaustiva. Muitas pessoas com deficiência auditiva preferem evitar festas como se fossem a peste.

Pedimos autorização ao Hearing Tracker para traduzir e postar aqui parte de um post escrito por Shari Eberts com dicas para sobreviver a uma festa quando você é surdo! Segue abaixo:

Como sobreviver a uma festa quando se é surdo

Diante de uma festa, as pessoas com deficiência auditiva podem optar por soluções fáceis — dominar a conversa ou fazer que sim com a cabeça, sorrindo e rezando para que suas respostas sejam apropriadas.

Se admito utilizar essas muletas com a maior facilidade, a lista a seguir de estratégias oferece uma experiência mais autêntica e satisfatória. Por favor, acrescente suas sugestões nos comentários.

1. Chegue descansado

Ouvir numa festa ou evento social exige grande concentração e força mental. Chegue descansado e alimentado. É mais difícil concentrar-se de barriga vazia.

2. Encontre um bom lugar no salão

Ao chegar, procure a melhor acústica daquele ambiente e se estabeleça ali. Muitas vezes, um dos cantos funciona bem por limitar o ruído de fundo atrás de você.

Áreas com carpetes, cortinas, ou almofadas também são boas escolhas, pois superfícies macias ajudam a absorver o excesso de som.

3. Defenda-se

Diga às pessoas que você têm dificuldades para ouvir, e peça às pessoas com quem está conversando para ir a uma parte mais silenciosa do salão, caso possível.

Ou convide-as para ir lá fora tomar um pouco de ar e distanciar-se da cacofonia. Se possível, peça ao anfitrião para baixar o volume do som ao menos em uma parte da festa.

4. Use a tecnologia

Alguns aparelhos auditivos têm programas especiais para coquetéis, mas eles nem sempre funcionam. Tente usar uma Roger Pen ou um dispositivo similar como microfone para distinguir as vozes. Um amigo usou recentemente o aplicativo Live Transcribe, do Google, num coquetel e achou ótimo. Recentemente escrevi aqui sobre o Live Transcribe.

5. Demonstre visualmente que você tem dificuldades de audição

 A mão em forma de concha atrás da orelha dirá ao falante para elevar a voz sem perturbar a fluência da conversa.

6. Faça pausas

Não tenha medo de ir para uma sala silenciosa para descansar o cérebro. Quando sua energia voltar, você volta para mais uma rodada.

7. Leve seu senso de humor

Festas devem ser divertidas. Sorria e aproveite a atmosfera. Ria daquilo que ouvir errado — se você relaxar, às vezes isso pode ser bem divertido.”

  • Por Shari Eberts
  • Publicado em HearingTracker . Tradução de Pedro Sette-Câmara

GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Entre no nosso Grupo Fechado no Facebook, com quase 20.000 membros que são pessoas com algum grau de deficiência auditiva, usuárias de aparelhos auditivos e implante coclear.

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Marque a sua consulta na Clínica Sonora