O melhor remédio para o zumbido no ouvido se chama INFORMAÇÃO. A internet está abarrotada dos mais variados tipos de golpistas safados que ganham fortunas vendendo tratamentos ‘milagrosos’, técnicas infalíveis e aparelhos auditivos e remédios que ‘curam’ ou ‘aliviam’ o zumbido no ouvido. Se você chegou até esse post, agradeça aos seus – você venceu um festival de anúncios de falsos remédios e falsos profissionais da saúde que pipocam mais do que mato na internet.
O zumbido no ouvido, também conhecido como tinnitus, é o nome dado a sons que escutamos cuja fonte não é o mundo exterior. Ele é muito comum: milhões de pessoas sofrem de zumbido no mundo inteiro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A maioria esmagadora dos casos de zumbido é causada por uma PERDA AUDITIVA. O zumbido no ouvido é um sintoma, não uma doença.
Eu tenho zumbido desde os 6 anos de idade, e já contei minha experiência com zumbido no ouvido neste post. Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010 e, nestes treze anos recebendo milhares de relatos de pessoas que convivem com o zumbido, devo dizer que NUNCA conheci uma pessoa que tenha sido curada do zumbido do ouvido quando ele é causado por uma perda auditiva. Se você por acaso for este ser iluminado, entre em contato! Queremos te conhecer, rsrsrs.
Segundo o Dr. Luciano Moreira, estudos realizados para estimar a frequência de zumbido na população mostram que 80% das pessoas já experimentaram algum episódio e 20% o sentem de maneira mais contínua. Ironicamente, a perda auditiva (nos seus diversos tipos e origens), capaz de privar as pessoas de sons importantes do dia a dia, também acaba “criando sons que não existem”, sendo ela a principal causa de zumbido. Outras causas podem ser de ordem vascular, neurológica, tumoral, psiquiátrica, traumática, muscular ou articular.
Antes de arriscar sua saúde e gastar seu dinheiro com o besteirol oferecido na internet, leia esse post com atenção até o final. Caso contrário, você corre o risco de achar que enfiar cera quente de vela no ouvido é normal, que cone hindu vai te ajudar, que a vitamina com nome sugestivo vai resolver, que massagens e tapinhas repetitivos no ouvido farão alguma coisa, que um aparelho auditivo de R$40.000 vai te curar, que o floral de Bach sei lá de qual tipo vai sumir com o zumbido e por aí vai.
Padre Fábio de Melo e Zumbido no Ouvido
É MENTIRA que o Padre Fabio de Melo se curou do zumbido com um remédio natural em cápsulas. Fiquei muito feliz quando vi hoje dia 15 de maio de 2023, que o Padre Fabio de Melo usou seu Instagram para alertar as pessoas sobre o golpe do falso remédio de zumbido no ouvido que usa a imagem dele em milhares de anúncios na internet.
Qual é o melhor remédio de zumbido no ouvido?
Aqui está uma lista dos melhores remédios para zumbido no ouvido:
- Informação de qualidade
- Médico otorrinolaringologista para começar a investigação
- Parar de buscar cura caseira do zumbido na internet
- Parar de achar que qualquer cápsula sem registro na ANVISA vai curar ou aliviar o seu zumbido
- Conversar com pessoas que já têm zumbido no ouvido
Existe cura natural para zumbido no ouvido?
Não, não existe nenhuma cura natural para zumbido no ouvido. Tudo o que for anunciado na internet com essas palavras é enganação. Todos os dias um otário e um espertalhão saem de casa e se encontram na esquina: se o otário tiver zumbido e for desinformado, vai comprar e fazer tudo o que o espertalhão mandar. Não seja otário. Venha se informar no Clube dos Surdos Que Ouvem. Ah: zumbido espiritual e remédios que curam ou aliviam zumbido também são pegadinha da pior espécie.
Quem é o especialista em zumbido?
Profissionais “especialistas em zumbido no ouvido”: peça indicação a outros pacientes que têm perda auditiva (o Clube dos Surdos Que Ouvem é o lugar ideal para isso). O que mais tem na internet são “doutores zumbido” que nunca cursaram medicina ou que são formados em outras áreas médicas (como fisioterapia, por exemplo) e que não serão capazes de ajudar pessoas que têm zumbido causado por perda auditiva. Se esse for o seu caso, o start da jornada é o médico otorrino. E muito cuidado com os anúncios no Google de ‘doutores’ que não informam seu CRM, seu nome completo e ainda prometem curas e resoluções. O golpe tá aí, cai quem quer.
A verdade é que conviver com o zumbido, especialmente para os novatos, pode ser torturante. Entretanto, como alguém que tem zumbido a vida inteira (faço 42 anos esse ano e convivo com o zumbido no ouvido desde os 6 anos) posso te dizer que é perfeitamente possível se acostumar a ele. Basta se propor a isso. Zumbido causado por perda auditiva não tem cura, mas tem tratamento. Quando eu usava aparelhos auditivos, ao tirá-los, a sensação era de que ele estava 1000x pior. Sabe por que? Porque quem ouve é o cérebro. E o cérebro de uma pessoa com perda auditiva que usa aparelhos auditivos presta atenção aos sons que os aparelhos trazem, não ao zumbido. Então, quando os sons trazidos pelo zumbido cessam (na hora de dormir ou na hora do banho), o cérebro volta a ter foco no zumbido. Aí o treinamento mental depende da sua atitude. Se você ficar obcecado em prestar atenção ao zumbido ou passar o tempo todo reclamando dele quando está sem os seus aparelhos, sua vida vai ser um inferno. No meu caso, eu tratava de focar minha atenção em outra coisa e logo esquecia que o zumbido estava ali. E cuidado: muita gente usa o zumbido no ouvido como desculpa para não tratar a própria perda auditiva, o que é um erro monumental. É como precisar de óculos, não usá-los, e achar que sua visão vai melhorar milagrosamente.
Convite: entre para o Clube dos Surdos Que Ouvem e converse com 21 mil pessoas que têm perda auditiva e zumbido. Você vai se surpreender com os relatos, as experiências e o modo como cada um lida com o próprio zumbido no ouvido.
Como funciona o zumbido no ouvido?
De acordo com a Harvard University, esta é a explicação sobre o funcionamento do zumbido no ouvido, nos casos de PERDA AUDITIVA:
As ondas sonoras viajam pelo canal auditivo até o ouvido médio e interno, onde as células ciliadas da cóclea ajudam a transformar as ondas sonoras em sinais elétricos que então viajam para o córtex auditivo do cérebro através do nervo auditivo. Quando as células ciliadas são danificadas – por ruído alto ou drogas ototóxicas, por exemplo – os circuitos do cérebro não recebem os sinais que estão esperando. Isso estimula a atividade anormal nos neurônios, o que resulta na ilusão de som ou zumbido.
O que fazer em caso de zumbido no ouvido?
A primeira coisa a fazer é procurar um médico otorrinolaringologista, de preferência um que seja especializado em surdez. Caso seja descartada a hipótese de perda auditiva, o médico vai lhe encaminhar para o especialista correto. Caso o seu zumbido no ouvido seja causado por perda auditiva, torne-se membro do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM e converse com 21.000 pessoas que têm perda auditiva e zumbido. Elas podem te aconselhar e compartilhar suas experiências com você, para que você não caia em golpes, não jogue seu dinheiro no lixo nem arrisque a sua saúde à toa.
O que não fazer em caso de zumbido no ouvido
- Não começar a investigação do seu zumbido por um médico otorrinolaringologista (a maioria dos casos de zumbido é causada por perda auditiva)
- Achar que um aparelho auditivo específico tem o poder de “curar” o zumbido
- Comprar remédios e vitaminas pela internet
- Acreditar em curas milagrosas
- Acreditar em cura caseira do zumbido
- Colocar qualquer coisa dentro do seu ouvido (como a tal terapia com cera quente de vela)
- Achar que aromaterapia e florais vão resolver zumbido no ouvido
- Cair na malandragem do zumbido espiritual
As causas do zumbido
- Perda auditiva (na MAIORIA dos casos)
- De ordem vascular
- De ordem neurológica
- De ordem tumoral
- De ordem psiquiátrica
- De ordem traumática
- De ordem muscular
- De ordem articular
Quais condições têm o zumbido como sintoma?
O zumbido é um sintoma de mais de 75% de todos os distúrbios que afetam nossos ouvidos. A maioria das pessoas com perda auditiva também apresenta zumbido. Algumas maneiras pelas quais as pessoas desenvolvem perda auditiva que causa zumbido:
- Envelhecimento: A perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia) afeta 1 em cada 3 adultos com mais de 65 anos.
- Exposição a ruídos altos ou explosões: Isso pode acontecer ao longo do tempo ou de um único incidente. A exposição a música muito alta ou trabalhar em um ambiente muito barulhento pode causar perda auditiva e zumbido. A Organização Mundial de Saúde promove guidelines de proteção à saúde auditiva em ambientes como shows e etc.
- Medicamentos ototóxicos: Há uma grande variedade de medicamentos que podem danificar seus ouvidos, causando perda auditiva. Se você está preocupado com o zumbido, pergunte ao seu médico sobre os efeitos colaterais e alternativas dos medicamentos.
- Síndrome de Ménière: Este distúrbio auditivo crônico afeta seu equilíbrio e audição.
Remédios que podem causar ou piorar o zumbido no ouvido
Segundo a Harvard University, esses são os remédios que podem causar ou piorar o zumbido no ouvido:
- Aspirira e outras drogas anti-inflamatórias não esteróides, como ibuprofeno
- Alguns antibióticos, incluindo ciprofloxacina, doxyciclina, gentamicina, eritromicina, tetraciclina, tobramicina e vancomicina.
- Drogas anti malária como cloroquina e quinino
- Alguns anticonvulsivantes como carbamazepina e valproic acid
- Alguns remédios anti-câncer, incluindo cisplatina and vincristina
- Alguns diuréticos (quando ingeridos de forma intravenosa e em altas doses) incluindo bumetanida, furosemida e torsemida
- Antidepressivos tricíclicos
Você pode ter zumbido sem ter perda auditiva
De acordo com a Cleveland Clinic, Há cerca de 200 condições de saúde diferentes que podem causar zumbido, e aqui estão alguns exemplos:
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM): O zumbido é um sintoma comum da ATM, que é uma condição causada por inflamação ou irritação dos músculos e articulações.
- Objetos estranhos alojados em seu ouvido: Às vezes, objetos estranhos como canetas ou lápis usados para limpar os ouvidos acabam rompendo os tímpanos.
- Excesso de cera (cerúmen): A cera pode bloquear seus ouvidos e afetar sua audição.
- Alergias: O congestionamento de alergias pode afetar sua trompa de Eustáquio. Este tubo conecta o ouvido médio e a parte posterior do nariz. O congestionamento que bloqueia a trompa de Eustáquio pode impedir que o som chegue ao seu ouvido.
- Schwannoma vestibular (neuroma do acústico): Este tumor benigno (não canceroso) afeta os nervos que se conectam ao cérebro e controlam o equilíbrio e a audição. Pessoas com neurofibromatose tipo 2 geralmente apresentam schwannomas vestibulares.
- Otosclerose: a otosclerose causa um crescimento desordenado da cadeia ossicular do seu ouvido médio.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
No Comments