Menu
Zumbido

Remédio para zumbido: cuidado com golpes!

Se você está atrás de remédio milagroso para zumbido, tenho más notícias: eles não existem! A internet está cheia de gente tentando tirar vantagem dos desavisados e dos desesperados quanto a isso.

Fiz uma busca e descobri o seguinte: as pessoas estão vendendo compostos vitamínicos e dando nomes sugestivos para eles, como se tivessem algum poder de curar ou diminuir o zumbido.

E pior: sabe lá se são compostos vitamínicos mesmo, porque nem registro na ANVISA, CNPJ, endereço, fórmula ou qualquer coisa mínima que indique alguma legalidade os tais ‘remédios’ possuem. O que assusta é o tanto de gente que compra essas coisas.

Em bom português: sabe o Centrum que você compra na farmácia por R$70? É quase isso, porque o Centrum tem inúmeras vitaminas e sais minerais, e esses ‘remédios milagrosos’ têm meia dúzia! A diferença está no preço. Pelo “milagre”, cobra-se cerca de R$200 o frasco!

Um dos mais fazem anúncios no Google, por exemplo, se você entrar no site, lá diz que “XX é composta pela união de 10 substâncias orgânicas essenciais para o organismo: cianocobalamina, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantoténico, ácido pteroil-L-glutâmico, colecalciferol, ácido ascórbico e carbonato de cálcio“.

Os nomes variam: Tinnitus Pro, AudioCure, Zumbidol, Ouvin, Audix, Cone Hindu e a lista só cresce!

E como se não bastasse, tem até um de gotas que promete o seguinte: “Esta fórmula consiste em uma combinação de matrizes homeopáticas capazes de auxiliar e minimizar os indesejados zumbidos no ouvido“. As pessoas realmente perderam a noção. Alguns chegam a pingar essas coisas dentro do ouvido, colocando a audição e a saúde em risco.

E o Ginko Biloba?

Plantas também não curam zumbido, pessoal.

Você sabia que o uso indiscriminado do fitoterápico ginko biloba pode causar efeitos colaterais sérios, danos hepáticos, pedras na vesícula, além de sangramentos e convulsões. Leia mais aqui. Não há nenhuma comprovação científica de eficácia do Ginko Biloba para zumbido.

Tenho zumbido, o que eu faço?

Procure um otorrinolaringologista! Não existe milagre, você terá que descobrir a possível causa do seu zumbido – e nem todo mundo consegue descobrir. O zumbido é um sintoma clássico de perda auditiva, mas existem inúmeros outros motivos para se ter zumbido, que vão desde ATM até tumores. Ele não é doença, mas sim sintoma.

Não tome remédio por conta própria, nem mesmo compostos vitamínicos e fitoterápicos – e muito menos remédios tarja preta.

Como posso conversar com outras pessoas que têm zumbido?

Caso você tenha deficiência auditiva, pode se tornar membro do nosso Grupo Surdos Que Ouvem no Facebook, com 17.000 membros. Nele, você pode compartilhar experiências e vivências, fazer perguntas, além de poder pedir indicação de profissionais de saúde de confiança.

Mais posts sobre Zumbido no Crônicas da Surdez

Assista ao vídeo

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Marque a sua consulta na Clínica Sonora