Acessibilidade

RogerVoice: o app que faz legendas das ligações telefônicas

Falar no telefone com legendas ao vivo é o sonho de todo surdo da face da Terra, não? Imagine só que incrível não sentir nenhum medo ou pânico quando o telefone toca e ter a certeza de que você vai entender tudo o que disserem do outro lado da linha? Um app que põe legendas no telefone seria tudo!

Com o avanço da tecnologia de reconhecimento e transcrição de voz, agora temos um app para fazer chamadas telefônicas entre surdos, entre surdos e ouvintes, ou até mesmo entre ouvintes que possuem dificuldade com algum idioma. E o mais legal: foi criado por Olivier Jeannel, surdo profundo desde os 2 anos de idade. 🙂

Como o app se chama?

O aplicativo se chama RogerVoice, está disponível para Android e para iOS.

Como funciona?

Você faz a ligação pelo aplicativo, e tudo o que você e a pessoa no outro lado da linha falam, vai aparecendo ao vivo como se fosse uma conversa no Whatsapp. Incrível, né? Se as duas pessoas tiverem o aplicativo, as duas podem acompanhar a chamada com a transcrição. Se só você tem o aplicativo, só você lê as conversas. E, claro, junto com isso, você pode ouvir a chamada, do modo convencional, no viva voz ou se seus aparelhos tiverem conectividade, então você ouve direto nos aparelhos ou implantes. 

Como baixar?

Clique aquie entre no site! E clique em “Download the app”. Insira o seu telefone com DDD e aguarde o link para download.

Está disponível em diversos idiomas e a ligação entre duas pessoas utilizando o aplicativo é gratuita! Caso você queira ligar para quem não usa o aplicativo, então precisa escolher um dos dois planos disponíveis no Brasil: o de R$ 18,99 por mês ou R$ 140,00 por mês.

No plano mais barato, você recebe ligações ilimitadas usando o aplicativo, e realiza até 30 minutos de ligações para quem não tem o aplicativo. No mais caro, também recebe chamadas ilimitadas, e tem 2 horas de ligações para quem não tem o aplicativo. Mas sempre que forem duas pessoas usando o aplicativo, é gratuito e ilimitado.

Vamos todos então baixar o aplicativo?

Você pode pedir pro seu médico, sua empresa, seus amigos, todos utilizarem também, e assim fica gratuito e mais fácil para você se comunicar. Se você vai fazer alguma entrevista em outro idioma, também é uma ótima ideia, pois o aplicativo tem diversas línguas disponíveis.

Baixe o aplicativo, faça um teste e conte pra gente como foi lá no nosso grupo do Facebook!

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.