Menu
Acessibilidade

Como os surdos se sentem com as máscaras

como surdos sentem máscaras

Os surdos e as máscaras: você já parou para pensar nisso? Provavelmente não. É por isso que decidi escrever esse post.

Para o mundo inteiro, máscaras significam proteção. Para 1 bilhão e 500 milhões de pessoas, elas significam, também, falta de comunicação.

Toda pessoa com algum grau de deficiência auditiva (ou surdez, chame como quiser) precisa do apoio da leitura labial para entender a fala humana nas mais diferentes situações, em maior ou menor grau. Só que, há quase 2 anos, todas as bocas do mundo estão cobertas por máscaras.

Quer saber como os surdos se sentem com as máscaras? Vamos lá…

DESESPERADOS

Imagine como é depender da leitura labial e de repente todas as pessoas estarem com as bocas cobertas!

TRISTES

Imagine como é estar há quase 2 anos sem entender nada ou quase nada do que as pessoas que estão usando máscaras dizem…

ISOLADOS

Imagine como é ser membro de uma equipe de trabalho e ficar boiando nas reuniões porque todos estão de máscaras e afastados de você…

ASSUSTADOS

Imagine como é frequentar uma escola sem poder compreender o que os professores e colegas dizem…

AMEDRONTADOS

Nenhuma máscara com visor transparente (máscara inclusiva) é aprovada pela ANVISA em termos de proteção contra o vírus, o que significa que seguiremos sem leitura labial…

ANSIOSOS

Imagine como é já sair de casa sabendo que, se alguém falar com você na rua, você não vai entender…

DECEPCIONADOS

A sociedade ainda não entendeu que a luta por acessibilidade é uma responsabilidade coletiva. Você pode não precisar dela hoje, mas a chance de vir a precisar no futuro é bem grande…

ESGOTADOS

Além de estarmos há quase 2 anos com a comunicação limitada, há quem pense que aparelhos auditivos e implante coclear “curam” a surdez e resolvem todos os problemas. E há quem fique irritado por precisar repetir alguma coisa.

POR ÚLTIMO…

A gente sabe que as máscaras são fundamentais para a proteção de todos. Mas nenhum de nós tinha noção de como seria viver num mundo de bocas tapadas. O impacto negativo das máscaras nas nossas vidas é imensurável. E não tem data para acabar….

No Instagram Crônicas da Surdez

Clique aqui e vá direto para o post, pois lá você pode compartilhar todas as artes especiais que preparamos para chamar a atenção e criar conscientização sobre máscaras e surdos.

Tutorial Como Fazer Máscara Inclusiva

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Grupo SURDOS QUE OUVEM