Menu
Não categorizado

Surdez e mercado de trabalho: dicas para encontrar sua vaga

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou a Thábita Araújo, sou formada em Recursos Humanos e pós graduada em Direito do trabalho. Atuo na área de recursos humanos há mais de 10 anos, e estou aqui para dar dicas a todos  que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Vamos a algumas dicas fundamentais:

1- Assuma-se!

Não adianta querer que o mundo te compreenda se você não falar do que você precisa! É importante falar SEMPRE que não somos pessoas deficientes e sim pessoas COM deficiência! Não sinta vergonha em dizer na entrevista de emprego que existem coisas simples para sua adaptação. Por exemplo: que não será necessário gritar com você, mas que a única coisa que você precisa é de uma dose de paciência e empatia! Só precisamos que nos olhem e que falem pausadamente. 

2- Invista em você!

Vamos acabar esse estereótipo que somos “coitadinhos” ? Invista na sua qualidade de vida, na sua reabilitação! Procure saber qual é a melhor solução para você, seja um aparelho auditivo ou um implante coclear. A língua de sinais não é a única solução, nós somos oralizados (surdos que ouvem), temos que ir em busca de melhorias do que já conhecemos!

3- Se qualifique!

Lembra que eu disse que não somos pessoas deficientes e sim pessoas com deficiência? Precisamos estudar como qualquer pessoa! O mercado de trabalho é extremamente competitivo e sem qualificação ninguém sobrevive! Se esforce, faça uma faculdade, um curso técnico, um curso profissionalizante, leia bastante,  peça ajuda se não entender o conteúdo, use e abuse da leitura labial! Se possível aprenda um segundo idioma.

4- Cota nas empresas não é a única solução !

Eu sei que o mercado de trabalho está difícil e que não são todos que têm o luxo de escolher onde  querem trabalhar. Mas posso contar um segredo? São pouquíssimas empresas que realmente estão engajadas na causa dos deficientes. Se você se qualifica e tem uma profissão você não precisa correr atrás de vagas pela cota e sim correr atrás de vagas no seu perfil profissional. E se coincidir de ser uma vaga no seu perfil, pagando proporcional ao que você se qualificou e pela lei de cotas, que mal tem? Sorte da empresa que cumpriu a cota e ainda contratou um baita profissional! Valorize-se!

5 – Mantenha seu currículo atualizado!

É muito importante que tenhamos o pensamento contínuo de que somos profissionais como qualquer outro. Pesquise os modelos atuais de currículos e atualize-o sempre!

6- Marketing pessoal!

Dê preferência para falar sobre você, suas experiências e qualificações! No primeiro momento, só fale  da sua deficiência  se for questionada. Não é tão complicado assim ver um aparelho auditivo ou um Implante Coclear, certo? A não ser que você esconda (mas com isso precisamos rever o item 1)! 

7- Postura.

Não entre em assuntos polêmicos como preconceitos e crenças! Lembre-se de que você está em busca de emprego, foque nisso!

8- Vá em busca!

Procure vagas em sites confiáveis, nem toda vaga anunciada em internet realmente existe! Faça um filtro, pesquise! 

É isso pessoal, desejo do fundo do coração, boa sorte a todos! Obrigada Paula pela oportunidade.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

7 Comments

  • Juliane Alves Martins
    06/01/2021 at 18:40

    Boa tarde meu nome e Juliane Alves nasci com perda de auditiva profunda .Gostaria vc me ajudasse arrumar bons empregos e agradeco muito ..
    Abraco

    Reply
  • Vaniaaparecidadossantosguerra
    29/12/2019 at 14:21

    Boa tarde tudo bem.. eu Vânia aparecida dos santos querra estou procurando uma vaga de Emprego para tassiana Cristina dos santos querra.. ela e auditiva surda e muda primeiro emprego nunca trabalho …

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      05/08/2020 at 18:04

      Olá Vania,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Katia
    30/12/2018 at 22:37

    Curtinho mas bem útil…. melhor assim mesmo do que aqueles post enormes que não tem mais fim…. =)

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      25/08/2020 at 13:44

      Olá Katia,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Anita Gonçalves
    26/12/2018 at 15:52

    Excelente! Claro, objetivo e direto!!

    Agradeço as dicas!!

    Beijos.

    Anita

    Reply
  • Felipe Alencar
    26/12/2018 at 13:58

    Excelente post Thabita, ótimas dicas!

    Alguns princípios precisam mesmo ser relembrados e estimulados.

    Abraço.

    Reply

Leave a Reply