Menu
Surdez

15 FATOS IMPORTANTES sobre a SURDEZ em 2024

A surdez não tratada tem impactos negativos muito significativos em todas as áreas da vida de uma pessoa. Em primeiro lugar, a comunicação se torna um desafio, porque ouve mal ou não ouve nada sente muita dificuldade para se comunicar com os outros. O resultado é o isolamento social, que vai desgastando as interações com as outras pessoas, sejam elas próximas ou não. A  surdez não tratada também afeta a vida profissional, o que impacta a autoestima, a confiança e a independência da pessoa que tem perda auditiva. As dificuldades de comunicação e compreensão geram muita frustração, e isso gera o sentimento de exclusão e contribui para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Crianças com perda auditiva não diagnosticada ou não tratada podem enfrentar inúmeras dificuldades no desenvolvimento das mais altas habilidades de linguagem e fala, na escola e no relacionamento com colegas. A falta de intervenção precoce pode resultar em atrasos no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, impactando negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dessas crianças.

No contexto profissional, a surdez não tratada pode limitar as oportunidades de emprego e progressão na carreira. A comunicação efetiva é crucial em muitos ambientes de trabalho, e a falta dela devido à surdez não tratada pode resultar em mal-entendidos, erros e isolamento profissional. Isso pode limitar o potencial de crescimento profissional e gerar situações de estresse diárias. A surdez não diagnosticada e a surdez não tratada têm ramificações amplas que vão muito além de uma simples perda auditiva: elas afetam a comunicação, o desenvolvimento pessoal, social, emocional, educacional e profissional de um ser humano.

15 Fatos IMPORTANTES sobre a SURDEZ em 2024

A desinformação geral da nação sobre surdez traz uma série de prejuízos para a vida das pessoas com perda auditiva, já que o senso comum acha que “surdo é só quem não ouve nada”, “surdo não ouve”, “todo surdo usa Libras”, “todo surdo é mudo”, “todo surdo precisa de intérprete” e por aí vai. Aqui estão 15 fatos importantes sobre surdez em 2024 para você compreender a diversidade e a complexidade dessa deficiência invisível:

  1. A surdez tem graus: leve, moderado, severo e profundo
  2. A surdez pode ser neurosensorial, condutiva ou mista
  3. A OMS considera a surdez não tratada um grave problema de saúde pública
  4. Nem toda surdez é considerada deficiência auditiva aos olhos da lei brasileira
  5. É correto dizer que quem tem algum grau de surdez é surdo, mas nem todo surdo é deficiente auditivo
  6. Há 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de surdez no mundo (a maioria leve e moderada)
  7. Há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil
  8. No Brasil, a maioria absoluta das pessoas com algum grau de surdez não usa Libras
  9. A surdez é uma deficiência sensorial invisível
  10. As pessoas acham, erroneamente, que surdo é só quem não ouve nada
  11. Dizer “eu escuto mas não entendo” é um sinal clássico de perda auditiva
  12. O zumbido no ouvido é um sintoma clássico da surdez neurosensorial
  13. Atualmente, a maioria dos casos de surdez pode ser ajudado pela medicina e pela tecnologia
  14. O SUS fornece aparelhos auditivos
  15. Há mais de 1 milhão de pessoas usando implante coclear no mundo

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply