Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva

5 Dicas sobre o MELHOR Aparelho Auditivo para IDOSOS

aparelho auditivo para idosos

O “melhor” aparelho auditivo para idosos não existe. O que existe é o melhor aparelho auditivo indicado levando-se em contas as necessidades, peculiaridades, estilo de vida e condição física e econômica de cada idoso que precisa se tornar usuário de aparelhos auditivos. Você vai precisar de uns minutos para ler esse post com calma e entender tudo o que tem que saber sobre esse assunto ANTES de comprar um aparelho auditivo.

SURDEZ NÃO TRATADA EM IDOSOS

A maioria das pessoas não compreende os prejuízos da perda auditiva não tratada: ela pode levar à depressão, ao isolamento social, aumenta os riscos de quedas (em idosos isso pode ser fatal) e pode inclusive antecipar o aparecimento de demências.

Tudo começa garantindo que você ou o seu familiar seja acompanhado por um médico otorrino especializado em surdez – caso contrário, você corre o risco de ouvir coisas como “a surdez é uma coisa normal da idade, não precisa usar aparelho auditivo“.

Depois, deve ser acompanhado por um Fonoaudiólogo de confiança e com experiência em adaptação de próteses auditivas em idosos. Por último, juntos vocês deverão testar e encontrar o melhor aparelho auditivo indicado para a perda auditiva (sua ou do seu familiar), sem afobação e evitando cair nas pegadinhas mais comuns.

Para indicações de profissionais de saúde de confiança de todos as cidades do Brasil, torne-se Apoiador do Crônicas da Surdez aqui e ganhe acesso às nossas comunidades online com milhares de usuários de aparelhos auditivos.

MELHOR APARELHO AUDITIVO PARA IDOSOS

Os idosos são o público-alvo preferido dos vendedores de aparelhos auditivos. Afinal, eles costumam ter poupança e não alimentam grandes expectativas quanto ao uso de suas próteses auditivas, ou seja, muitos conseguem pagar pelos modelos mais caros e não dão tanto trabalho assim na adaptação.

É por isso que a peça mais fundamental para encontrar o melhor aparelho auditivo para um idoso é um FONOAUDIÓLOGO de confiança que coloque as necessidades do paciente em primeiro lugar. Dê preferência a fonoaudiólogos que trabalham de forma independente e com várias marcas – isso vai poupar o seu familiar idoso de precisar ficar perambulando de loja em loja para testar apenas uma marca de aparelho auditivo em cada uma.

Converse com outras pessoas na mesma situação antes de sair comprando apressadamente aparelho auditivo. Um exemplo: um idoso de 80 anos que não é usuário de redes sociais e celular não tem a menor necessidade de adquirir um par de aparelhos auditivos de R$40.000 que conecta via bluetooth até com o ar condicionado. A melhor dica é: ao menor sinal de pressão para fechar a compra, dê um passo atrás, respire e busque outro local de atendimento.

Além disso, se você é cuidador de um idoso, leve em consideração a opinião dele sobre o profissional. O idoso precisa se sentir acolhido, visto, ouvido e respeitado. Ele é o paciente e é o seu bem-estar que está em jogo.

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

O mais importante na hora de escolher aparelho auditivo para um idoso…

  • Um modelo adequado à perda auditiva do paciente
  • Um modelo adequado à capacidade de manuseio do paciente
  • Um aparelho adequado à capacidade cognitiva do paciente (caso tenha esquecimentos, etc)
  • Que o aparelho auditivo seja adequado à condição financeira do paciente
  • Que o aparelho auditivo seja adequado ao estilo de vida do paciente
  • Que a programação do aparelho auditivo esteja correta (mapeamento de fala)

CUIDADO COM APARELHOS AUDITIVOS FALSOS PARA IDOSOS

Todas as propagandas que você vê no topo da pesquisa quando joga no Google “aparelho auditivo para idoso” são de FALSOS aparelhos auditivos. Trata-se de amplificadores chineses comprados a preço de banana na China e revendidos aqui por uma bela grana. O problema é que eles NÃO são aparelhos auditivos, portanto, não jogue o seu dinheiro no lixo. Já falamos sobre isso no post “Aparelhos Auditivos no Mercado Livre, Americanas, OLX e etc“.

APARELHO AUDITIVO PARA IDOSOS: leituras indispensáveis

 

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Grupo SURDOS QUE OUVEM
    Grupo SURDOS QUE OUVEM