Menu
Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva

Paulo Gomes: surdo que ouve aprovado em Odontologia na UFPE

“Meu nome é Paulo Gomes, e sou um surdo que ouve.  Minha luta começou quando eu estudava na educação infantil.
Aos 2 anos e meio de idade, a professora notou algo diferente no meu comportamento. Ela, então, pegou um balão e estourou perto de mim. Todos os alunos olharam, menos eu.
Depois, ela fez outro teste: apitou atrás de todas as crianças, que novamente olharam, e eu não.
De início, pensaram que eu era autista. Conversaram com meus pais que, me levaram ao médico e descobriram que, na verdade, era surdez.
Meus pais procuraram e pesquisaram muito e encontraram aparelhos auditivos que melhorariam minha vida.
Durante o período escolar foi muito difícil ter que lidar com alguns professores que não queriam e não sabiam lidar com surdos, mas eu e meus pais nunca desistimos.
Minha infância em sala de aula foi muito difícil, com professores falando rápido, às vezes com barba, andando pela sala enquanto falavam. Isso dificultou muito o aprendizado. Com essas limitações eu me sentia mais atrasado que os outros alunos. Como eles conseguiam ouvir e entender e eu não, isso fez com que eu precisasse correr atrás das coisas com muito mais afinco e dedicação.

Implante Coclear

Em 2017, fiz a cirurgia de implante coclear, que é o aparelho que uso atualmente.
Sou surdo oralizado (que se comunica através da fala), não escuto 100% e complemento meu entendimento com leitura labial. Sem o implante coclear, eu não escuto absolutamente nada.

Bullying

Sofri muito bullying na infância durante o colégio por falar diferente e ser surdo.
Isso me machucava muito e tinha vontade de desistir de tudo. Nunca era incluindo nos grupos, pois não me achavam capaz de fazer trabalhos e atividades com eles – sempre tinha que falar com os professores para ser aceito em algum grupo.
Ainda assim, sempre corri atrás e batalhei, e sempre tinha fé em Deus que chegaria longe um dia e nunca deixei de ser grato por tudo.
Hoje eu provei que eu posso e sou capaz como qualquer pessoa. Os surdos podem chegar tão longe quanto os ouvintes! A sociedade na maioria das vezes é muito preconceituosa, mas a pessoa com deficiência também é capaz de qualquer coisa!
Fui aprovado na Universidade Federal de Pernambuco com muito orgulho, para o curso de Odontologia. Mas a luta continua, não acaba aqui…”

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply