Menu
Acessibilidade / Crônicas da Surdez / Deficiência Auditiva

Treinamento auditivo: apps grátis para você treinar em casa

Que a tecnologia nos ajuda, não há dúvidas. E para exercitar nossa capacidade de compreensão dos sons, hoje temos aplicativos e sites com exercícios em forma de jogos, para crianças e adultos, que visam melhorar a habilidade de escuta e discriminação sonora. Neste artigo aqui está explicado o que é o treinamento auditivo e como ele melhora nossos ganhos com as próteses auditivas. 

Para a reabilitação auditiva, é fundamental o acompanhamento com um fonoaudiólogo, mas fora das consultas, como podemos fazer nossa parte em busca de mais compreensão dos sons? Listamos aqui as sugestões relatadas no nosso grupo do Facebook.

Lembrando que para todas as recomendações abaixo, o certo é você estar sempre COM seus aparelhos auditivos ou implantes, entendido? Então vamos lá:

 

SisTHA

Totalmente gratuito, é um portal Web criado em pesquisas de mestrado e doutorado por profissionais de fonoaudiologia e informática. Pode ser utilizado por computador, celular ou tablet, pois não é um aplicativo, basta ter internet para acessar o site.

Eles esclarecem que o não uso de fones de ouvido é para que os sons sejam escutados de uma forma mais natural, como é no nosso dia a dia, distantes e com direção definida. Essa plataforma possui diversos eixos de atuação e exercícios, e começa de forma simples: ouvir sons como choro de criança, palmas, trânsito e restaurantes, para clicar na imagem correspondente. O cadastro é rápido e possui um painel para você acompanhar seu progresso.

Goffitunes Pró-Fono

Compatível com Android e iOS, é um aplicativo para treinamento sobre duração e intensidade de sons, onde o usuário pode escolher entre três frequências (500Hz, 1000Hz e 4000Hz) e o nível de dificuldade desejado.

Também trabalha o reconhecimento de sons complexos para quem tem deficiência auditiva, como o “ch” e “m”, e reconhecimento de sílabas tônicas, exemplo, como altera-se o sentido da frase com a entonação em determinada sílaba. É pago, custa aproximadamente 50 reais, dependendo da plataforma de compra.

Cocleando

Gratuito, é para crianças de 6 a 12 anos de idade, disponível para Android e iOS. É um jogo para melhorar a percepção auditiva em usuários de implante coclear.

São 14 cenários de jogos, organizados em 4 áreas de treinamento auditivo: detecção, discriminação, identificação e compreensão, e está disponível em português e espanhol.

Afinando o Cérebro

Este é um site voltado para exercícios mentais envolvendo visão e audição, principalmente habilidade de escuta e concentração. Os controles especiais de áudio prometem auxiliar no processamento auditivo. Tem aproximadamente 60 jogos, para todas as idades, com diversos objetivos e graus de complexidade.

Além dos painéis para acompanhar o progresso, tem um plano para profissionais em que, por exemplo, um fonoaudiólogo pode adquirir e criar um perfil e senha para cada usuário, acompanhando o desenvolvimento individual e o paciente acessa de onde estiver. Você pode testar, de forma limitada, durante um mês gratuitamente, ou adquirir planos para ter acesso a todos os recursos.

 

Outros aplicativos que podem ser usados como treinos auditivos

Leitura de livros

Há diversos aplicativos que leem livros digitais em voz alta, para você treinar a pronúncia e a audição, podendo acompanhar a leitura junto com o áudio. Entre gratuitos e pagos, temos como exemplos: eReader Prestigio Leitor (apenas Android), Adobe Reader DC, Natural Reader, SayIt, e Balabolka (para computador).

Músicas

Para ouvir música e acompanhar a letra, o que também é um ótimo exercício, você pode usar aplicativos como o Deezer ou Letras.Mus.Br, que possuem opções para apresentar as legendas enquanto o som toca. Ambos estão disponíveis para Android e iOS, no Deezer, com versão paga e gratuita, e para ativar as letras, basta clicar no símbolo de microfone ao lado da música (nem todas possuem).

No caso do app Letras.Mus.Br, a música pode estar tocando em outro aplicativo, que ela será detectada, e até traduzida, se for a vontade do usuário. É um ótimo treinamento, para associar os sons em meio às melodias, com o significado.

Sons variados

Se você estiver buscando uma alternativa mais relaxante e com menos esforço: existem aplicativos que são “sons para dormir” – para ouvintes –  e que para nós podem ser usados como treinamento também, por exemplo, Relax Melodies – gratuito para Android e iOS, que possui sons de mar, rios, flautas, vento, chuva, pássaros e outros, e o app White Noise, com a mesma função, que tem versão paga e gratuita.

O app Sleepmaker Rain tem barulhos de chuvas de diferentes intensidades, e gotas caindo em diversos materiais, como janelas, teto de carro e concreto, assim, ao selecionar a “chuva” desejada, você poderá treinar seus ouvidos para melhorar o reconhecimento destes sons. Outros semelhantes são o Rain Rain Sleep Sounds e Aquatic Sounds.

Entre no Grupo Crônicas da Surdez no Facebook

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

5 Comentários

  • Claudecir
    14/09/2020 at 1:30 am

    Eu não sou surdo, mas , tenho uma leve queda em meu ouvido direito …. será que é por isso que não entendo o que os outros falam …. ou eu sou surdo mesmo … o que fazer ….
    Desde já agradeço …. Obrigado

    Responder
  • Maria do Socorro da Silva
    20/07/2020 at 7:44 pm

    Sou avó de um garoto com 8 anos de idade , professora e psicopedagoga que vem procurando algo para trabalhar com o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) instalado na referida criança.

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      30/07/2020 at 5:03 pm

      Olá Maria,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder
  • Edvaldo
    26/11/2019 at 9:54 pm

    Nao sei a cronicasdasurdez.com
    Ja colocou ou escreveu uma pagina ou postou algo apenas sobre a deficiencia unilateral, oiu seja falando sobre o grau de perca, os direitos a onde ele pode se encaixar nesse universo de tantas percas de audições ultimanente devido varios motivos e também saber se os deficientes unilateral podem tambem ser encaixado na oportunidade de votas e se por acaso ja foi falado algo parecedo, semelhante ou até mesmk de outras maneiras sobre os deficientes unilateral e eu perdi essa publicacao peço desculpas por oerdir essas informações e ate sei q tramita no congresso uma pec na ccj de autoria do sebador paulo paim sobre os direitos dos deficientes auuditivo unilateral e a cronica oq pode dizer sobre esse tipo de perca q não é (bi) e sim (uni) lateral.
    Obrigado Boa Noite e um abração.
    Carvalho de Recife.?????

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      06/08/2020 at 5:51 pm

      Olá Edvaldo,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.