Menu
Deficiência Auditiva

10 sinais e sintomas da surdez (perda auditiva): conheça os clássicos

A perda auditiva (ou surdez, chame como preferir) pode entrar na nossa vida aos poucos – tão devagar que nem conseguimos acreditar quando alguém insinua que apresentamos sinais ou sintomas que dão a entender que já passou da hora de ir ao otorrinolaringologista!

Neste vídeo, fiz uma lista com os 10 sinais mais clássicos que vão te convencer a fazer uma audiometria (com um(a) fonoaudiólogo(a), sempre!). Para quem não sabe, tive surdez progressiva que começou no grau leve e evoluiu para moderado, severo e depois profundo. Usei aparelhos auditivos e, no fim da linha, fiz um implante coclear.

A perda auditiva não tratada traz MUITOS prejuízos para a nossa vida – você começa a se isolar porque não entende mais as conversas!

10 sinais – sintomas clássicos da perda auditiva (surdez)

E agora?

Se algum (ou vários) desses sinais faz sentido pra você, procure um otorrinolaringologista – nada de pular essa etapa, hein? Ele é a pessoa certa para te avaliar e te encaminhar para um fonoaudiólogo.

E se eu tiver perda auditiva?

Calma! A maioria dos casos de perda auditiva é passível de reabilitação. O SUS fornece aparelhos auditivos, ou você pode comprá-los do seu próprio bolso. Não se desespere: temos um grupo com quase 17.000 pessoas no Facebook prontas para te ajudar nessa jornada, seja compartilhando experiências ou indicando seus profissionais de confiança. Vem, gente! 🙂

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Sem comentários

    Escreva um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Marque a sua consulta na Clínica Sonora