Menu
Aparelhos Auditivos / Surdez / Surdos Que Ouvem

Aparelho Auditivo para BEBÊ e CRIANÇA: as verdades e Dicas

aparelho auditivo para bebê e criança

Todos os dias recebi mensagens de mães perdidas e desesperadas porque seu bebê ou sua criança recebeu um diagnóstico de surdez e elas precisam descobrir qual é o melhor aparelho auditivo para o seu filho. Adaptação de aparelho auditivo em bebê e criança é um assunto MUITO SÉRIO. Convidei a fonoaudióloga Sandra Giorgi Santanna, de São Paulo, para explicar um pouco sobre o assunto. Se você é mãe de uma criança com perda auditiva, torne-se membro do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM para interagir diretamente com outras 200 famílias, compartilhar experiências e tirar todas as suas dúvidas.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

APARELHO AUDITIVO PARA BEBÊS E CRIANÇAS – por Sandra Giorgi Santanna

Após o diagnóstico da perda auditiva, que desperta inúmeros sentimentos como raiva, culpa, negação, luto, a família precisa conseguir forças para iniciar o processo de seleção e adaptação dos aparelhos auditivos.

São tantas dúvidas ao mesmo tempo…Dá para escolher o aparelho auditivo se meu filho só tem um BERA Click? Onde compra? Qualquer aparelho serve? Qual o melhor aparelho? Por que é tão caro? Tem que usar mesmo? Qualquer fonoaudióloga trabalha com aparelhos auditivos?

Ufa! Vou tentar colocar aqui todas as informações essenciais para auxiliar vocês neste caminho. Vamos lá! Pergunta por pergunta. Todas elas são importantes, independente da ordem que aparecem aqui e as respostas são baseadas no padrão ouro de conduta, que todas as crianças merecem, não é mesmo?!

É possível ajustar a prótese auditiva baseando-se apenas no BERA click?

O BERA Click demonstra a integridade da via auditiva, porém para o ajuste da prótese auditiva dos bebês o que precisamos é de um exame eletrofisiológico que demonstre limiares por via aérea e via óssea nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000Hz. Além disto sempre deve ser feita também uma avaliação auditiva comportamental. É mais fácil do que parece realizar uma audiometria infantil, com profissionais capacitados.

Toda fonoaudióloga trabalha com aparelho auditivo?

Não. O atendimento de crianças com perda de audição deve ser feito por fonoaudióloga especializada em prótese auditiva para crianças. O padrão ouro é que a fonoaudióloga tenha todos os equipamentos que permitem as medidas objetivas da orelha, para que os ajustes sejam realizados de forma a garantir o melhor acesso aos sons de fala possível.

Onde comprar a prótese auditiva?

Existe 4 formas de testar e adquirir a prótese auditiva:

  1. Com encaminhamento via posto de saúde. Existem vários serviços SUS que testam e adaptam aparelho auditivo para bebês e crianças.
  2. Loja de aparelho auditivo. Normalmente a loja trabalha apenas com uma marca de aparelho auditivo. A fonoaudióloga é contratada por essa empresa e por isso o paciente não paga pelo serviço. Não são todas as lojas que têm fonoaudióloga especializada para atender bebê e criança.
  3. Fonoaudióloga que representa uma marca de prótese auditiva. Neste caso a fonoaudióloga tem um consultório e revende, normalmente, uma marca de aparelho. Neste caso as consultas são pagas e é preciso saber se a fono atende bebês e crianças e se tem os equipamentos para fazer as medidas objetivas necessárias para o ajuste. O tempo de empréstimo do aparelho normalmente é maior do que na loja e no SUS.
  4. Fonoaudióloga que atende em consultório e pode testar várias marcas de aparelhos auditivos. Neste caso a consulta é particular e a fonoaudióloga tem mais liberdade para selecionar a prótese auditiva que oferece o melhor ganho auditivo para cada indivíduo. Lembrem-se de verificar a especialização da fono na área infantil. O tempo de empréstimo da prótese auditiva é bem flexível e pode ser feito com mais de uma marca.

Qualquer aparelho auditivo serve para um bebê ou uma criaça? Qual é o melhor aparelho auditivo para bebês e crianças?

Atualmente existem duas marcas de aparelho auditivo especializadas em bebês e crianças: Phonak e Oticon. Eu daria preferência para elas. Dentro disto o que determina o melhor aparelho auditivo depende do grau e tipo de perda auditiva, das necessidades decorrentes da idade e das características físicas da orelha de cada um. Vale ressaltar que para bebês e crianças a adaptação deve ser feita com moldes convencionais. O receptor no canal não é indicado nos aparelhos auditivos para bebês e crianças.

Por que é tão caro?

Bom, para entendermos o porquê do valor, é preciso saber que a tecnologia envolvida na miniaturização das peças, bem como a qualidade dos componentes de uma tecnologia tão específica e que terá um uso intenso, é cara.

Mas, existem linhas de aparelhos com mais ou menos recursos e algoritmos. Para bebês e crianças alguns recursos são dispensáveis, sendo assim, nem sempre o top de linha (o mais caro) é o mais indicado. O convênio de saúde não cobre a prótese auditiva, mas existe o serviço SUS, que doa próteses auditivas de qualidade.

Bebês e crianças com surdez têm mesmo que usar aparelho auditivo?

SIM!! A frase que melhor representa como deve ser o uso de uma prótese auditiva é: “olhos abertos, aparelhos ligados”. É assim que precisa ser o estímulo, independente do grau da perda auditiva, para que a região do cérebro responsável pela audição possa de desenvolver plenamente.

Lembre-se, qualquer mudança de comportamento auditivo e de linguagem são indícios de que é necessário passar no Otorrinolaringologista e retornar na Fonoaudióloga. Sei que o caminho do bebê e da criança requer muita dedicação, paciência e persistência, sendo que a integração família/profissional é o fator determinante para o melhor desenvolvimento.

BUSQUE UMA REDE DE APOIO











About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Clube dos SURDOS QUE OUVEM