Se você quer saber como conseguir aparelho auditivo do SUS em Foz do Iguaçu, no Paraná, descobrimos o caminho das pedras e tudo o que você deve fazer. A boa notícia é que a fila para ganhar seus aparelhos auditivos do SUS em Foz do Iguaçu anda rápido no CER IV. Já ensinamos o passo-a-passo para conseguir aparelhos auditivos do SUS em qualquer lugar do Brasil.
Esse post foi escrito graças à inestimável colaboração da fonoaudióloga Ariane Kimura, da equipe do CER IV.
Passo-a-passo para conseguir APARELHO AUDITIVO do SUS em Foz do Iguaçu
Para conseguir seu aparelho auditivo gratuito pelo SUS em Foz do Iguaçu, no Paraná, você deve seguir os seguintes passos:
- Ser residente no município de Foz do Iguaçu (todas as idades, com diagnóstico de deficiência auditiva e com indicação de uso de aparelho auditivo);
- Procurar uma UBS (unidade básica de saúde): Consultar com o médico clínico ou fonoaudiólogo da UBS de referência. Será solicitada audiometria. Essa primeira audiometria é realizada por uma profissional da rede e encaminhada ao médico otorrino.
- Consulta com médico otorrino e encaminhamento ao serviço de referência em saúde auditiva: o CER IV.
Quais são os documentos necessários?
- Encaminhamento médico
- Documento pessoal com foto
- Cartão SUS
- Comprovante de residência em Foz do Iguaçu
Como funciona a ordem de prioridade na fila para aparelho auditivo do SUS?
Bebês, crianças e adolescentes em idade escolar têm prioridade na fila. Demais prioridades poderão ser definidas conforme conduta de cada profissional: adulto que trabalha e estuda, por exemplo.
Fornecem Sistema FM? O que precisa? Qual o passo-a-passo?
Sim! Pacientes usuários de AASI ou IC que estejam matriculados em qualquer nível acadêmico podem ter a indicação do sistema FM. Necessita estar com uso sistemático dos AASI ou IC, bem adaptado e estar em dia com os acompanhamentos. Após indicação, é solicitada a autorização e compra. O sistema FM também é dispensado pela equipe de Reabilitação Auditiva do CER IV. No último processo licitatório que foi realizado no mês de Janeiro, não tivemos empresa interessada em fornecer o Sistema FM.
Como funciona a questão da garantia do AAS entregue pelo SUS? E após a garantia?
Em geral, os AASI possuem garantia de dois anos. Após período de garantia, a manutenção é por conta do paciente. Não temos serviço credenciado para manutenção de AASI.
Se o paciente quiser regular o AASI que recebeu em outro lugar (particular), ele pode?
Não pode.
Após quantos anos de uso o paciente pode requisitar novo aparelho auditivo do SUS?
Não há um tempo determinado. É importante que o paciente faça todos os retornos e acompanhamentos, para que a equipe avalie a necessidade de reposição.
Qual o site- telefone- email do CER IV para quem quiser tirar dúvidas?
Avenida Andradina, 2900 – Jardim Ipê III, Foz do Iguaçu, PR.
- (45) 2105 -9400
- (45) 99823-0755 Whatsapp
A pessoa sai daí com um número de protocolo que possa acompanhar?
Sim. O paciente pode acompanhar sua posição na fila pelo aplicativo ou pelo QR code disponibilizado no comprovante.
O CER IV pensa na questão da acessibilidade? Os pacientes surdos são avisados por email, whatsapp ou apenas por ligação telefonica?
Sim! Os pacientes são avisados via whatsapp.
Há outros CERs no Paraná?
CER IV temos em Foz, Londrina e Curitiba. Mas existem vários outros serviços credenciados em modalidade única de Reab. auditiva, CER II ou CER III.
ATENDIMENTO NO SETOR DE REABILITAÇÃO AUDITIVA DO CER IV – Foz do Iguaçu, PR
- EQUIPE:
A equipe é formada por 03 fonoaudiólogas especialistas em Reabilitação Auditiva e Audiologia, 01 psicóloga de referência e 01 assistente social do Serviço Social de referência. O serviço conta ainda com equipe de estagiárias de fonoaudiologia da U.D.C. Atualmente estamos sem Otorrino credenciado.
- ATENDIMENTOS REALIZADOS:
Exames realizados:
- Audiometria tonal por via aérea e via óssea;
- Logoaudiometria;
- Imitanciometria;
- Ganho funcional;
- Audiometria em Campo Livre;
- Teste de limiar de desconforto;
- Audiometria por Reforço Visual ( V.R.A.);
- Emissões Otoacústicas Evocadas Por Produtos de Distorção e Transientes (modo triagem).
- Avaliação auditiva comportamental (BOA).
- BERA diagnóstico (pesquisa da integridade de vias auditivas e pesquisa de limiar eletrofiológico por freqüência específica).
Consultas:
As consultas têm como finalidade acolher o paciente e família, realizar a “escuta qualificada”, para definição do tratamento a ser implementado, e ainda, quando necessário, encaminhar o paciente para outros exames para fins diagnósticos e para cirurgias otológicas. São realizadas as seguintes consultas:
- Consultas e terapias com psicóloga do setor;
- Consultas com fonoaudiólogo;
- Consultas com médico otorrinolaringologista (Sem profissional) – Encaminhados para o profissional da rede;
- atendimento com assistente social;
Dispensação de Próteses Auditivas e Equipamentos Auxiliares de Audição:
No CER IV são dispensados próteses auditivas (aparelhos de amplificação sonora individual) e Sistema FM. Para ter acesso ao programa, é necessário que o usuário tenha confirmação de perda auditiva e que se enquadre nas normativas previstas pelo Ministério da Saúde, em acordo com suas Portarias e Diretrizes.
Em geral, o paciente já possui Audiometria realizada pela “Rede Especializada” da Secretaria Municipal da Saúde e possui indicação médica otorrinolaringológica para uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual.
O paciente então é encaminhado para consulta/acolhimento no Setor de Reabilitação Auditiva do CER IV, e estando em acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, seu nome é inserido em Lista/ Sistema R.P.
Quando convocado dar-se-á o início aos processos e atendimentos envolvidos para a adequada protetização: novos exames de audiometria/logoaudiometria, ganho funcional, realização de pré moldagem, seleção e indicação do AASI em acordo com os exames atuais do paciente; nova consulta médica otorrinolaringológica e entrevista com psicóloga. Também é realizado atendimento de conscientização sobre o uso e cuidados com os AASI que serão recebidos, com a participação da fonoaudióloga e psicóloga do setor.
Após a chegada dos moldes e AASI (aparelho de amplificação sonora individual), é agendada a entrega dos mesmos; com a montagem dos “kits” e realizadas as regulagens dos AASI, em software da empresa, em acordo com os exames do paciente, e novamente usuário e família receberão as orientações necessárias para o uso e cuidados. Tais atendimentos são realizados pela equipe de fonoaudiólogas do setor.
Terapias Fonoaudiológicas e Psicológicas para Usuários de AASI e de Implante Coclear:
Após o recebimento dos AASI, todos os pacientes são agendados para verificar o processo de adaptação e para a realização de possíveis regulagens, conforme necessidade do paciente.
Nos casos de crianças usuárias de AASI e de Implante Coclear são previstos atendimentos para desenvolvimento das habilidades auditivas, com possibilidade do desenvolvimento da fala e linguagem oral. Para esses atendimentos, a equipe de fonoaudiólogas conta com as estagiárias de Fonoaudiologia da U.D.C., com os atendimentos sendo supervisionados pela equipe de fonoaudiólogas do CER IV.
Casos de adultos que realizaram cirurgia de I.C. (Implante Coclear) são atendidos pelas fonoaudiólogas e estagiárias, com a finalidade de reabilitar as habilidades auditivas.
Especialmente nos casos das crianças, a psicóloga realiza atendimentos de terapia/breve; e em alguns casos de adultos, jovens e idosos os atendimentos também são garantidos e previstos; todos com a finalidade de promover a aceitação de pacientes e familiares e engajamento dos mesmos no processo de protetização.
Acompanhamento dos pacientes usuários de AASI
Todos os pacientes podem e devem ser acompanhados no setor, após o recebimento de seus AASI e Sistemas Auxiliares de Audição; tendo direito de realizar consultas com todos os profissionais, exames audiológicos, recebimento de novos moldes, e novos ajustes nos AASI em acordo com exames recentes.
Programa CER BABY-AUDIO
Os bebês que apresentam risco para perda auditiva tardia (Diretrizes TANU) são encaminhados pelo Hospital Ministro Costa Cavalcante, pelo SAE (Ambulatório de doenças infecto contagiosas) e também pela equipe que atende os bebês de risco no CER IV ao Setor de Reabilitação Auditiva, para monitoramento da criança até os 03 anos, conforme previsto nas Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal.
São realizados exames audiológicos periodicamente, de acordo com a necessidade de cada criança, também são realizadas consultas com otorrinolaringologista e encaminhamentos que se fizerem necessários.
Grupo interdisciplinar de Zumbido no ouvido
O grupo é realizado para atendimento aos pacientes que apresentam perda auditiva, mas que não apresentam critérios de indicação de AASI (“sem média”), com queixa importante de zumbido. Também são atendidos pacientes usuários de AASI, que persiste queixa de zumbido importante após a adaptação dos AASI.
Grupo interdisciplinar de Musicalização
Participam do grupo crianças encaminhadas pelas equipes de reabilitação do CER IV, incluindo a reabilitação auditiva. Para participar do grupo, a criança necessita ter o acompanhamento do profissional de referência. Os critérios para inserção são definidos por cada profissional.
Grupo interdisciplinar Pré e pós AASI
Participam do grupo os pacientes que são convocados da fila de AASI e os pacientes que encontram-se em processo terapêutico após três meses do recebimento e adaptação dos AASI. São discutidos assuntos como: direitos da pessoa com deficiência e informações sobre uso, cuidados, higienização e manutenção dos AASI, modelos de AASI e estratégias de comunicação para a pessoa com deficiência auditiva.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
- Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
- Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
- Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
No Comments