Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva / Tecnologia

Aplicativos para surdos: apps que amplificam os sons para usar com fones de ouvido

Existem diversos aplicativos que facilitam a vida das pessoas com deficiência auditiva, como o Google Transcriber, RogerVoice, Transcriber for Whatsapp, ListenAll. Eles fazem transcrições de falas e áudios, ou seja, escrevem na tela do celular o som captado, que pode ser tanto de alguém falando ao vivo como de um áudio recebido.

E existem também aplicativos que captam os sons do ambiente pelo microfone do celular, aumentam esses sons e, pelo fone de ouvido, a pessoa escuta tudo amplificado, ao vivo.

Eles servem como um amplificador auditivo extremamente simples, bem rudimentar, que usa a capacidade do celular de filtrar e aumentar determinados sons para tentar simular um aparelho auditivo.

Muitos devem estar pensando: “Mas você sempre fala da importância de usar aparelhos auditivos de verdade, pra não prejudicar a saúde auditiva!!

Sim, com certeza sao os aparelhos auditivos que devem ser usados – e com o acompanhamento de profissionais habilitados!

Mas também é importante falar de redução de danos, quando a pessoa quer e necessita de uma solução imediata, mesmo que não seja a ideal, e não existe outro recurso disponível.

Não podemos fechar os olhos para os milhões de pessoas que não tem recursos financeiros para comprar seus aparelhos auditivos.

Uma ajuda para quem nao tem aparelho auditivo

Há muitas pessoas com perda parcial de audição que querem ouvir e já tentaram de tudo e por enquanto não conseguiram seus aparelhos auditivos.

Elas estão na fila do SUS cobrando atendimento, abriram processo na Defensoria Pública, acionaram Ministério Público, tentaram o saque do FGTS ou o crédito acessibilidade do Banco do Brasil, esgotaram todas as alternativas, mas ainda não receberam ou puderam comprar seus aparelhos.

Em vez de uma pessoa nessa situação comprar um amplificador chines na internet – que pode nem surtir efeito, custar caro e  não ter absolutamente nenhum ajuste por tipo ou frequência de som.

Os aplicativos que amplificam os sons sao  alternativas gratuitas e uma solução provisória até que a pessoa consiga um aparelho ou implante auditivo de verdade e de qualidade.

Importante:

Esses aplicativos apresentados não devem substituir a sua busca por reabilitação auditiva de qualidade, pois não possuem a qualidade e a tecnologia que um aparelho auditivo de verdade tem.

Caso não possa adquiri-los do seu próprio bolso, não deixe de continuar cobrando do SUS, abra denúncias na ouvidoria da Secretaria da Saúde se demorar, inicie processos na Defensoria Pública ou até Ministério Público se necessário.

Não pare de lutar pela sua reabilitação auditiva, não se acomode! Cada um de nós precisa fiscalizar o serviço de próteses auditivas do SUS.

Você precisará de fones de ouvido:

Esses aplicativos precisam de fones de ouvido para funcionar. Recomendo fortemente que você utilize um fone de ouvido de qualidade, com som estéreo, porque quanto mais baratinho e ruim for o fone de ouvido, pior será o resultado.

Os modelos de fone que cobrem toda a orelha (formato de concha) são mais seguros e podem proteger mais dos ruídos externos, facilitando o entendimento dos sons do fone.

Testamos alguns aplicativos:

Os aplicativos foram testados por uma pessoa com surdez de moderada a severa, que já utiliza aparelhos auditivos, ou seja, já conhece a diferença entre os sons do aparelho auditivo de verdade para comparar com os aplicativos e o fone.

Com os aplicativos foi possível ouvir razoavelmente bem:

  • Digitação no teclado do computador, clique do mouse;
  • Música em ambiente silencioso;
  • Alguém chamando pelo nome, por perto;
  • Sons da rua, como carros, buzinas;
  • TV e vídeos na internet sem legendas, às vezes com leitura labial e às vezes somente pelo som. Mas lembrando que isso depende muito da perda auditiva de cada pessoa, da percepção de fala que cada um tem e da qualidade do som do vídeo e do fone utilizado;

Foi possível ouvir, mas com muita dificuldade:

  • Vozes e música dentro do carro, por causa dos ruídos do motor e outros;
  • Foi difícil ouvir a própria voz e ficar confortável falando, porque é bem notável o atraso entre o momento da própria fala e o tempo que demora para o celular captar, processar e enviar o som para os fones de ouvido para a pessoa se escutar falando. Sendo que com aparelhos auditivos de verdade, essa demora em ouvir a própria fala não existe, o processamento do som é tão rápido que não é possível notar atraso em receber o som da fala.

Os aplicativos:

Petralex

Disponível para Android e iOS (iPhones) em português, é fácil de mexer e possui uma versão totalmente gratuita, além de uma versão paga, que tem mais recursos. Ele primeiro simula um teste auditivo, em que você informa se está ouvindo ou não os bipes, para cada lado (direito e esquerdo, por isso é recomendável ser um fone estéreo) e depois do teste você aciona o perfil criado e passa a ouvir tudo amplificado, pelo fone de ouvido.

Aparecem propagandas de vez em quando, inclusive oferecendo a versão paga do app, mas basta esperar alguns segundos e fechá-las para continuar usando de forma gratuita, onde é possível ter dois perfis salvos. Dúvidas? No site da Petralex tem uma página de perguntas e respostas, com várias dúvidas já respondidas, vale a pena conferir.

Amplificador de Som (Google)

Disponível somente para Androids, ele não faz teste auditivo pois possui ajustes prontos, você pode ajustar para ouvir tudo mais grave até mais agudo, em uma única barra de ajuste, teste qual é o melhor ajuste em cada ambiente.

Se você usar um fone de ouvido estéreo, poderá ajustar individualmente para cada lado, se for um fone mono os dois ouvidos receberão a mesma amplificação. Simples de usar e é controlável pela barra de notificações do celular. Totalmente gratuito, feito pelo Google.

Assista ao video abaixo, no qual Vint Cerf (um dos inventores da internet que tem deficiencia auditiva), fala sobre o Sound Amplifier.

Fennex

Disponível para iOS e em inglês, esse app faz uma simulação de teste auditivo, permite alguns ajustes básicos de sons (ampliar mais os graves, médios ou agudos, balanço entre lado direito e lado esquerdo), e possui um recurso que se destacou: ele detecta a voz da própria pessoa e não amplifica ela, mas escuta as outras vozes e sons do ambiente.

O aplicativo é gratuito por 31 dias, mas permite o uso nos recursos básicos mesmo depois do período de teste, e tem planos de R$ 18,90 por mês ou R$ 192,90 por ano.

Usound

O Usound permite ajustes manuais por frequência, também faz um teste auditivo no início e permite vários perfis, por exemplo, de casa, do trabalho, de conversação, de TV, entre outros, o usuário ajusta como fica melhor em cada situação e salva aquela combinação.

Possui um período gratuito de 14 dias, disponível para iOS, mas infelizmente depois do teste não permite o uso, somente se comprar um plano (um ano de uso custa 30 dólares). Apenas o teste auditivo segue gratuito após o período grátis.

Existem outros diversos aplicativos que também simulam aparelhos auditivos, como HearMax, Sound Magnifier, Listening Device, Super Ear Tool, e muito mais, porém são somente em inglês, o que dificulta o acesso da maioria da população e não possuem recursos satisfatórios e nem usabilidade fácil como os outros.

E por ultimo…

O silêncio pode ser desesperador, sufocante, e pode atrapalhar muito o trabalho da pessoa, a relação com a família, o cuidado dos filhos, e cada dia pode parecer anos de espera e acarretar uma enorme ansiedade por ouvir.

Nem todo mundo vive em uma cidade onde é fácil ter acesso ao SUS, há muitas pessoas de baixa renda e que não conseguem comprar aparelhos, pois a reabilitação auditiva ainda é muito inacessível! Portanto, em alguns casos é preciso um SOS auditivo, mesmo que seja com aplicativos – que bom que a tecnologia dos celulares pode proporcionar esse recurso.

Se você precisa, use os aplicativos recomendados acima com cuidado: não deixe em um volume além do necessário e nem use mais de 8 horas por dia. Lembre-se de que a perda auditiva causada por ruídos muito altos é irreversível!

O som muito alto sem a proteção de um aparelho auditivo vai matando as células da cóclea e elas não se recuperam. Então, dos males o menor: continue lutando por seu aparelho auditivo e use os aplicativos com moderação.

*Post escrito por Danielle Kraus Machado

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Marque a sua consulta na Clínica Sonora