Menu
usar aparelho auditivo

Você dá desculpas para não usar aparelho auditivo? E fala para quem quiser ouvir: “não me adaptei ao aparelho auditivo?” Saiba que não está sozinho. Eu mesma fiz muito isso na vida – hoje acho engraçado, mas, na real, além de ser patético tem consequências sérias para a sua saúde auditiva. A surdez não tratada prejudica demais o seu cérebro, há várias pesquisas comprovando isso.

Está mais do que provado que o uso de aparelhos auditivos pode salvar o seu cérebro. Eu vivia dizendo que o molde me machucava, que o aparelho apitava, que o som estava me deixando zonza. Ou então jogava a culpa nas pessoas com as clássicas: “Você fala pra dentro!”, “Sua voz é muito fininha!”, “Sua voz é muito baixinha!”, “Vocês estão ouvindo a TV com um som muito baixo!”, “Fico estressada quando uso”, “Meu zumbido fica pior”….

Em resumo: quem nunca? Compilei as respostas que os leitores deram para esta pergunta no CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM.

Desculpas para não usar aparelho auditivo:

Aqui está uma lista das desculpas que as pessoas com perda auditiva usam quando querem fugir do uso dos aparelhos auditivos:

  1. “Que o aparelho era ruim, pois me baseei no que usei quando era criança e não quis mais testar nenhum.”
  2. “Eu escondi com cabelo o aparelho auditivo da minha filha quando viajei para uma cidade do interior de Minas Gerais. As pessoas perguntavam demais e já estava ficando chato, e quando eu explicava que ela era surda e tal eles tratavam ela diferente. Não sei se é bem uma desculpa, hoje eu já estou bem tranquilona em relação a esse tipo de situação!”
  3. “Estou atacado de sinusite!!!”
  4. “To meio gripado e tá tudo entupido! Não escuto nada!”
  5. “Eu não costumo dizer que TENHO um problema de audição e sim que ESTOU com um problema!”
  6. “O preço dos aparelhos auditivos e minha falta de recursos financeiros. Não é fácil manter um tratamento auditivo pra quem vive de baixa renda e pelo SUS, por aqui é uma fila enorme que preciso esperar um tempão por um atendimento das fonoaudiólogas!”
  7. “Quando adolescente, que o molde estava machucando. Hoje, pode ficar na carne viva que não tiro.”
  8. “Que não usaria aparelhos para não ficar dependente deles. Na minha ingênua cabecinha, enquanto eu conseguisse “me virar” sem eles, estaria estimulando meus outros sentidos a “interpretar o mundo”…
  9. “No começo tinha vergonha sim todos ficavam me olhando. Puxava meus cabelos para tampar o aparelho. Mas aí eu fui vendo que ele era o meu ouvido e ele estava me ajudando. Agora não escondo de mais ninguém o meu abençoado aparelho auditivo. Até meu corte mudou, uso o corte Joãozinho. Que beleza!!”

E você?

Conta pra gente qual é a desculpa que você costuma usar para não usar os seus aparelhos auditivos? Ou então, as desculpas que você costumava usar no passado…

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem 2023

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • Nathielly Pereira
    03/01/2017 at 11:15 pm

    Tinha vergonha de usar no colégio… Usava durante as aulas. Quando tocava pro intervalo, esperava todos descer pra poder tirar e descer. Kkkkkk a desculpa era de que tinha mais confiança em ouvir sem eles do que com eles. Hoje, apesar de ainda ouvir um pouco sem ele, amo meu AASI e estou bem adaptada.

    Reply
  • Caio Cascaes
    28/10/2016 at 10:15 am

    Tiro com frequência para economizar pilha, que custa olhos na cara!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM