Menu
Aparelhos Auditivos

Os 8 maiores benefícios de USAR APARELHO AUDITIVO

Se você precisa usar aparelho auditivo, saiba que no início a maioria das pessoas mais reclama do que é grata pela sua existência. Porém, depois da fase inicial de adaptação, é impossível não se apaixonar por todos os benefícios que eles trazem para a nossa vida: dos mais simples aos mais incríveis.

Coisas bobas como ouvir a campainha de casa e até coisas sérias como participar de uma reunião no trabalho em pé de igualdade com os colegas voltam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Fui usuária de aparelhos auditivos por muitos anos e só deixei de ser porque minha surdez progrediu muito e virou profunda, e aí eles não foram mais capazes de me ajudar e precisei partir para o implante coclear.

Mas lembro de tudo o que vivi com eles e graças a eles. Lembro do quanto mudei quando passei a usá-los o dia inteiro e a assumi-los com orgulho. Através da minha experiência como usuária, posso dizer quais considero que são os maiores benefícios de se usar aparelho auditivo.

BENEFÍCIOS DE USAR APARELHO AUDITIVO

Usar aparelho auditivo traz uma série de benefícios para a sua vida:

  1. Voltar a ouvir
  2. Estimular o seu cérebro
  3. Melhorar a vida social
  4. Melhorar a vida familiar
  5. Se sentir seguro
  6. Melhorar a vida profissional
  7. Prevenir a depressão
  8. Sair do isolamento

Voltar a ouvir

Em primeiro lugar, voltar a ouvir é o benefício mais poderoso de todos. A gente só entende o que a surdez causa de ruim na nossa vida quando o aparelho auditivo entra em ação e nos mostra tudo o que perdemos, que deixamos passar e que não vivemos por causa da audição ruim.

Voltar a ouvir o que não ouvimos mais sem ajuda abre algumas portas na nossa alma que nem lembrávamos que existiam. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi a TV com aparelhos e nem a prova de física que zerei na escola porque estava ouvindo outra vez os passarinhos que há tantos anos eu já não escutava.

Emocionante e inesquecível! Voltar a ouvir coloca no lugar várias pecinhas que estão quebradas dentro de nós…

Melhorar a vida social

Antes de usar aparelhos eu não queria nem saber de situações nas quais precisasse me comunicar com mais de uma pessoa.

Fugia das festas, das baladas, dos churrascos, dos encontros entre amigos – se bobear, fugia de todas as interações sociais!!

Os aparelhos auditivos me fizeram ganhar de volta a confiança nos meus ouvidos, e isso melhorou imensamente a minha vida social.

Sabendo que podia contar com eles e que eles me fariam ouvir uma infinidade de coisas que sem eles não conseguia, tinha confiança suficiente para sair de casa e querer interagir com as pessoas, em vez de ficar paralisada pelo pânico que isso me causava antes.

Melhorar a vida familiar

Nós passamos a maior parte do tempo convivendo com a nossa própria família, e é com eles que notamos um benefício muito importante: o de melhorar o convívio familiar.

A gente reclama tanto que a família não tem paciência, mas antes de nos tornarmos usuários de aparelhos auditivos quando temos deficiência auditiva, não entendemos como nossa condição é difícil e cansativa para eles também. Lembro muito do quanto isso mudou para mim através dos comentários da minha mãe, vó e irmão.

Eles me elogiavam porque passei a ajudar muito mais em casa. Ouvia a porta e ia abrir. Ouvia o interfone e ia abrir. Me chamavam e eu escutava de primeira.

Pediam uma ajuda de outro cômodo e eu rapidamente entendia que estavam falando. São coisas que parecem bobas, mas que mudam tudo!

Melhorar a vida profissional

Quando me tornei usuária de aparelhos auditivos no trabalho, fiquei chocada com o quanto meus colegas passaram a me respeitar muito mais.

Parei de ser vista como a deficiente auditiva teimosa que não queria se tratar porque achava que não precisava e passei a ser vista como alguém que estava se esforçando para melhorar, e isso conta muitos pontos.

E a segurança que senti? Por inúmeros anos trabalhei no atendimento ao público de uma repartição pública, e em inúmeras situações comi o pão que o diabo amassou por não usar aparelhos. Depois deles, perdi o medo das pessoas, das bocas novas, de tudo.

Prevenir a depressão

Não precisa ser muito inteligente para perceber que a perda auditiva não tratada pode nos levar à depressão – e realmente leva!

Eu mesma passei infindáveis tardes da minha adolescência chorando trancada num quarto escuro, me sentindo a última das criaturas, por causa da surdez.

Tinha medo do futuro e tristeza por todas as coisas que achava que jamais faria por ser surda. E foi só quando passei a usar aparelhos auditivos e o som voltou a fazer parte do meu dia-a-dia que consegui focar em outras coisas em vez disso.

Em idosos, esse fator é importantíssimo.

Até porque, para a maioria daqueles em idade muito avançada, as grandes alegrias da vida são conviver com a família e assistir TV. Não poder fazer isso tira a alegria de viver de qualquer um! E sim, já existem vários estudos que ligam a perda auditiva não tratada à depressão. Portanto….

Outros Benefícios de usar aparelho auditivo

Aqui estão alguns relatos de membros do CLUBE dos Surdos Que Ouvem a respeito dos benefícios de usar aparelho auditivo quando você tem perda auditiva

  1. Fernanda: Usar o AASI foi o caminho para o implante coclear.
  2. Joana: É a minha audição. Sem ele não dá pra ser feliz. 24 anos usando e sendo feliz!
  3. Ceres: Voltar a entender tudo em shows.
  4. Ester: Ouvir todos os sons do trânsito na cidade e não ter medo de ser atropelada, conseguir acompanhar a missa com a ajuda dos óculos e da leitura labial. Ouvir o som da fechadura da porta se abrindo .
  5. Maria Cristina: Sem ele me sinto deslocada sem interação com o mundo, é como se tivesse numa concha.
  6. Danielle: É igual passar o perrengue inicial da academia, no começo é difícil, mas depois com os resultados, é só gratidão! Entendimento melhor de fala, melhor convivência social, menos irritação com os ruídos…
  7. Gleni: Ter vida com todos os sons que Deus colocou no mundo, ouvir o riso do meu neto!
  8. Pardal: A qualidade de vida é bem melhor, pois compreendemos as falas, traz muito benéfico para nosso convívio social.
  9. Clarice: Entender o meu marido falando, ouvir crianças brincando, ouvir sons de pássaros, cachoeiras e mar, ouvir o miado lindo da minha gatinha, não ficar isolada em grupos, ouvir quando alguém atrás de mim fala comigo, participar de confraternização, ouvir TV  no mesmo volume que as outras pessoas, me irritar menos com os barulhos, ouvir rádio e compreender as sutilezas das músicas, diminuiu muito os zumbidos, ganhei conforto auditivo… Melhor compreensão de fala, sensação de superação. Compreender melhor as aulas de pós graduação e participar do debate com colegas! Podia passar o dia levantando as vantagens!
  10. Jurandir: Voltar a ouvir é viver!
  11. Márcia: Usei sem resistir desde o início de minha perda auditiva, realizei IC no ouvido direito (não ativei ainda) e continuarei usando no esquerdo, sou nada sem ele, enquanto tinha bom resultado, foram muito úteis.
  12. Soliane: Uso aparelho auditivo de nascença, ou seja, não há nada de emoção, nada de diferente. Mais ouvir é muito bom e sem aparelhos fico louca e tem dias que não aguento muito de tanto barulhos começo passar muito mal.
  13. Suelen: Com certeza o maior benefício é a vida social…
  14. Andressa:  No momento ainda estou me adaptando. Mas o dia que ouvi o barulho do tic-tac do relógio fiquei perdida pois não sabia que som era aquele. Então digo que ainda estou me descobrindo.
  15. Claudete: Ter segurança de conversar,  sair sozinha, ouvir as pessoas , os sons da rua, da rotina de casa – onde um simples toque de um eletrodoméstico te lembra que você conseguiu!
  16. Monica: Vida social, familiar, enfim…tudo. Sem eles fico num mundo onde só existem imagens e nada de som. Ficar sem aparelhos é como ficar sem roupas.
  17. Andrea: Reviver uma vida normal. Sair sozinha sem medo, poder assistir uma TV sem legendas. Voltar a ouvir músicas que eu já nem ouvia mais. Conversar com as pessoas. Ouvir sons de vários sentidos.  Sei te dizer que hoje me sinto uma nova pessoa, é a realização de um sonho.  Meu aparelho é um filho,  sem ele não fico,  faz parte de mim.
  18. Rute: Ouvir a voz humana com menos esforço, sentir uma melhora no entendimento da leitura labial, conhecer e me acostumar com alguns sons que ao ouvir só me assustavam; poder me comunicar melhor; falar ao telefone…Dentre outras coisas que eu nem sabia que poderia fazer se usasse AASI.
  19. Sidrônia: Não imagino minha vida sem meus AASI’s, principalmente porque com eles sinto-me ligada ao mundo, ouço a voz dos meus filhos e sons maravilhosos que me dizem que estou na vida, ativa e participante. Sou eternamente grata por eles existem.
  20. Adelaide: Ter voltado a ouvir meu marido e filhos, não tem preço. Melhorou muito minha vida social e emocional.
  21. Peter: O principal benefício é poder me comunicar.  Entre outros: ouvir música, dirigir sem medo de não escutar algum som estranho, ouvir os animais, relaxar com o barulho do mar, poder cantar sem medo de estar gritando, ouvir o barulhinho gostoso da chuva. Há tanta coisa deliciosa que o aparelho auditivo nos proporciona, e a única vantagem de estar sem ele é dormir!

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


 

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

7 Comments

  • Lucimare Tavares
    03/01/2020 at 19:49

    Boa tarde, sou do Sul de minas gerais, já fiz tratamento comprei o aparelho auditivo mas não consegui me adaptar, tive uma inflamação no ouvido e não consegui usa-lo.
    Preciso urgente de ajuda

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 17:16

      Olá Lucimare,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • […] o preço de um aparelho auditivo é uma saga chata e desagradável – os marinheiros de primeira viagem precisam se informar […]

    Reply
  • Paula
    01/07/2018 at 10:01

    Olá Paula, meu filho de 29 anos tem surdez moderada no ouvido direito, qual aparelho e marca seria interessante para ele?
    O médico não falou sobre isso.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      26/08/2020 at 17:53

      Olá Paula,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Ana Lucia Santiago
    22/06/2018 at 18:51

    Histórias interessantes de saber !!!!

    Reply
  • Lurdiane
    12/06/2018 at 00:47

    Meu sonho pode usa?

    Reply

Leave a Reply