Menu
Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem / Viajante Biônica

COMO APRENDER INGLÊS com DEFICIÊNCIA AUDITIVA

como aprender inglês com deficiência auditiva

Como aprender inglês quando você tem DEFICIÊNCIA AUDITIVA não é tão difícil quanto pode parecer, mas requer algumas adaptações, estratégias e uso inteligente da tecnologia. Tudo vai depender do seu empenho na missão. Quando eu era adolescente, meu maior sonho era aprender inglês, mas eu precisava contornar dois desafios: a falta de grana para fazer um bom curso e a minha deficiência auditiva.

Como desistir de aprender inglês não era uma opção, eu usava a minha mesada para comprar a revista Seventeen na banca de jornal e depois passava tardes inteiras fazendo, sozinha, a tradução de todas as matérias que estavam nela. Foi assim, consultando dicionário e os livros da escola, que eu aprendi o inglês escrito. Treinando todos os dias, sem querer largar tudo na primeira dificuldade. Depois, passei a tentar traduzir livros em inglês para mim mesma. Recomendo a todos que façam isso, porque o cérebro grava muito melhor as atividades nas quais colocamos MUITO empenho.

Hoje em dia tudo é infinitamente mais fácil. Existem milhares de apps gratuitos e pagos para aprender inglês, a internet está aí na palma da mão, existe Google Translator, infinitos streamings com milhões de filmes e séries em inglês e até serviços de conversação com pessoas nativas na língua em tempo real. Só não aprende quem não quer. Quando eu era jovem, não existia NADA disso. A gente tinha apenas uma ou duas aulinhas de inglês na escola por semana, e era muito.

Como eu já tinha surdez severa na adolescência, decidi manter meu foco em aprender a leitura labial em inglês enquanto construía vocabulário e aprendia os tempos verbais e a estrutura da língua. Inglês é muito mais fácil do que o português, que tem inúmeros tempos verbais diferentes. Não adiantaria nada sentar e chorar porque não conseguia ouvir e entender as coisas, pelo contrário. Se tivesse ido por esse caminho, hoje não teria fluência na língua. Ainda bem que decidi sentar e me esforçar até conseguir.

Em 1997, quando a NET chegou à minha cidade e minha avó se tornou assinante, dei um upgrade no meu aprendizado, porque passei a assistir séries como Dawsons Creek, Felicity, Friends, Seinfeld, Friday Night Lights e muitas outras. Meu vocabulário cresceu e minha leitura labial floresceu. Aprendi muitas expressões idiomáticas e escutei tudo o que pude com os meus aparelhos auditivos.

Até fazer um implante coclear, em 2013, eu treinei o ouvido em inglês ouvindo músicas direto no aparelho auditivo todos os dias. Ouvia o que dava, entendia o que dava. Isso me ajudou demais depois, quando me tornei uma surda que ouve com dois ouvidos biônicos. A partir de novembro de 2013, tudo mudou para mim porque me tornei capaz de ouvir e entender tudo o que eu ouvia em inglês depois de fazer um implante coclear. Isso foi um divisor de águas na minha vida porque finalmente aquelas palavras todas entravam na minha cabeça e faziam sentido.

APRENDER INGLÊS SENDO SURDO: estratégias e desafios

Continueu vendo séries e filmes e ouvindo músicas todos os dias, para que meu cérebro construísse sua memória auditiva na língua inglesa após tantos anos de privação auditiva. Em 2019, quando venci o Facebook Community Leadership Program e tive que enfrentar o desafio de ir para os EUA diversas vezes e passar semanas falando apenas em inglês com pessoas do mundo inteiro, meu aprendizado deu um salto quântico.

Fui obrigada a OUSAR FALAR e a pôr tudo o que eu sabia para fora. Eu morria de vergonha no início, mas já na primeira semana tive que dar uma entrevista em inglês ao vivo, num evento das Nações Unidas em Nova Iorque. Eu tremia de nervoso, mas fui lá e enfrentei o medo. Desde então, vivo um processo de tentar melhorar minha pronúncia todos os dias. Hoje, estou infinitamente melhor do que em 2019. O segredo é praticar muito, sempre, e nunca desistir de melhorar. Agora só falta realizar o sonho de um dia morar fora para viver imersa 24hs na língua.

UPDATE: como estou sem falar inglês diariamente desde o início de 2020 (apesar de continuar ouvindo em inglês todos os dias), resolvi me desafiar a fazer um vídeo por dia em inglês lá no Youtube. Ontem me adiante e fiz quatro (você pode assisti-los no final do post). Tenho zero vergonha do meu sotaque e dos meus erros de pronúncia. O importante é PRATICAR e querer melhorar sempre!

COMO aprender inglês com DEFICIÊNCIA AUDITIVA: 10 dicas

  1. Foque no que é possível: a parte escrita
  2. Ganhe vocabulário
  3. Aprenda leitura labial
  4. Ouse falar nas oportunidades que tiver
  5. Use a tecnologia a seu favor para aprender inglês
  6. Estude inglês com amigos
  7. Contrate um professor de inglês particular
  8. Use os apps de conversação com nativos
  9. Leia alguma coisa em inglês todos os dias
  10. Escute alguma coisa em inglês todos os dias e FALE alguma coisa em inglês todos os dias

Foque no que é possível para aprender inglês

Se a deficiência auditiva te impede de ouvir e entender a maioria das coisas que você ouve em inglês, mantenha foco total na parte escrita. Escrever bem em inglês é requisito básico na vida profissional de qualquer pessoa e abre muitas portas em inúmeras situações.

Ganhe vocabulário em inglês

A melhor maneira de ganhar vocabulário é traduzindo livros, textos, letras de música e tudo o que for possível dentro da sua realidade. Prepare o dicionário e mãos à obra. Com papel e caneta na mão, você vai gravar o vocabulário adquirido com muito mais facilidade na memória.

Aprenda leitura labial em inglês

Aprender a ler lábios em inglês requer vocabulário, boa memória e dedicação. Assista a séries e filmes com áudio e legendas em inglês e fique atento ao movimento das bocas dos personagens. Com treino, todo mundo é plenamente capaz de aprender a ler lábios em inglês. Neste post eu mostro um curso de leitura labial em inglês que comprei em 2012.

Ouse falar em inglês

A pronúncia só melhora com a prática. Não fique travado por vergonha ou por achar que vai pronunciar alguma coisa errado. Fale bastante em todas as oportunidades que tiver. Treine sua pronúncia em inglês conversando com o Google Transcribe – quando nossa pronúncia está boa, ele consegue fazer legendas em tempo real de tudo o que falamos, sem erros.

Use a tecnologia a favor da sua deficiência auditiva

Se os seus aparelhos auditivos tiverem conectividade bluetooth, ouça podcasts famosos em inglês. Nos EUA, a acessibilidade é levada a sério e os podcasts costumam ter a transcrição de todo o conteúdo. Dessa forma, você pode ler enquanto ouve o que é dito e, assim, treinar o cérebro e construir memória auditiva nesta língua.

Converse com o Google Transcribe

O Google Transcribe faz reconhecimento de voz. Quando minha pronúncia em inglês está afiada, ele faz a transcrição instantânea perfeita do que eu digo. Quando não está, muita coisa sai errada porque falei errado e ele não conseguiu reconhecer. Usar o Google Transcribe para melhorar a sua pronúncia em inglês é uma ótima pedida!

Legende seus vídeos no CapCut

O app Capcut (gratuito) faz legendas automáticas em várias línguas. Se você subir um vídeo lá e o app conseguir fazer legendas sem erros do que você falou em inglês, isso significa que você está pronunciando bem as palavras e as frases!

Não sabe como é a pronúncia correta de uma palavra em inglês?

Quando eu não sei, meu truque é abrir o Google Translate no computador, escrever a palavra e clicar no ícone de megafone. O Google Translate fala para você como é a pronúncia correta, e você começa a praticar.

Estude com amigos

Monte um grupo de estudos e contrate um professor que articule bem os lábios e tenha a voz alta e clara. Assim, todos praticam num ambiente seguro com quem compreende os desafios da deficiência auditiva.

Surdez e intercâmbio em inglês

Conheça a história da Natasha, que venceu o medo e foi fazer um intercâmbio num país de língua inglesa.

Estudar na Columbia University

Neste post eu conto como foi ter estudado na Columbia University em 2019. Tive acessibilidade em todas as aulas: a universidade me proporcionou um estenotipista que fazia legendas perfeitas em tempo real do que tudo o que era falado. Resultado: todos os colegas queriam sentar ao meu lado para aproveitar as legendas…

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

VÍDEOS DE UMA SURDA QUE OUVE FALANDO EM INGLÊS




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Clube dos SURDOS QUE OUVEM