Por incrível que pareça, muita gente ainda não sabe que sou casada com um otorrino especializado em surdez que dedica a vida ao tratamento das perdas auditivas e à reabilitação auditiva: o Dr. Luciano Moreira. E a nossa história de amor começou por causa do meu primeiro livro, Crônicas da Surdez. Às vezes nem eu mesma acredito como o destino nos uniu.
Em 2013, alguém compartilhou um post meu no Facebook, que acabou aparecendo na timeline do Luciano. Ele conta que leu e pensou “quem é essa pessoa que escreve sobre surdez desse jeito e como eu ainda não a conheço?”. Trocamos a nossa primeira mensagem via Facebook, e o resto é uma história que culminou com casamento e filho. Já são nove anos juntos desde então, e a cada ano que passa, fica mais legal.
Os prós de ser casada com um otorrino
Acho que o mais importante de tudo é dividir a vida com alguém que me entende quase 100% . É um alívio falar de zumbido com uma pessoa que entende o sofrimento que isso causa, é muito bacana dividir minha felicidade com qualquer conquista sonora com alguém que entende a dimensão de voltar a ouvir após ensurdecer.
Sou muito grata ao Luciano por me jogar aos tubarões quando percebe que comecei a me retrair – a primeira vez que pedi a ele para perguntar algo em inglês numa viagem por mim e recebi um “Pergunte você mesma!” fiquei possuída, mas cinco minutos depois entendi o motivo de ele ter feito isso. E agradeci!
Ele é meu grande parceiro no Surdos Que Ouvem! Co-criou o projeto comigo após vencermos o Facebook Community Leadership Program, fez o design de todos os Conexões Sonoras, participa ativamente do nosso grupo, topa todas as minhas encomendas de conteúdo. A verdade é que eu não teria forças nem ânimo para seguir em frente fazendo o que faço se ele não estivesse caminhando ao meu lado. Porque às vezes, cansa e desanima. Ainda bem que ele estava sempre lá para me energizar nas vezes em que pensei em desistir!
E o Lu também não releva os meus maus comportamentos. Se ele me vir usando apenas um implante coclear, me dá um esporro na mesma hora, com razão, porque além de não fazer sentido ter operado dois ouvidos e usar um só, esse é o tipo de atitude burra que me faz perder tudo o que o meu cérebro conquistou com tanto suor. É muito bom ter um otorrino 24hs para me dar os puxões de orelha que eu preciso às vezes.
Os contras de ser casada com um otorrino
Tenho um fiscal de uso de implante coclear no meu pé 24 horas. Se eu demorar para colocar os ICs de manhã, lá vem ele. Se eu colocar um só, lá vem ele. Se eu tirar os ICs sem aviso prévio, lá vem ele! Se eu estiver sem IC sozinha em casa com o nosso filho por 5 minutos, lá vem (e com razão).
As situações inusitadas
Uma vez estávamos na sauna quando nosso filho começou a gritar chamando o pai, que respondeu: “Filho, não tô te ouvindo, estou sem meu implante”. Lucas respondeu: “Mentiroso, você não usa implante!”.
É muito divertido usar acessórios de conectividade com um marido otorrino. Toda vez que vamos a um restaurante ou pegamos um vôo longo, ele me pede para usar o microfone remoto. Já demos boas risadas em várias situações por causa disso. A mais engraçada foi uma vez, durante um vôo, em que eu estava dormindo com os IC’s conectados ao microfone remoto e ele foi ao banheiro e de lá começou a falar e eu acordei de susto com a voz dele na minha cabeça…Pensem num SUSTO!
Sou uma péssima paciente
Já dei muita dor de cabeça ao Luciano, como, por exemplo, a primeira vez em que tive uma otite após ser implantada. Otorrinos acabam se acostumando aos pitis dos pacientes implantados, mas quando a paciente é a própria mulher, sai debaixo. A cada otite meu escândalos ficavam maiores – quem tem implante morre de medo de ter uma otite que evolua para algo pior e o afete. Não sei como ele me aguenta nessas horas.
Quando fiz meu segundo IC, fui uma péssima paciente no pós-operatório. Foi maravilhoso estar em casa poucas horas após a cirurgia com um médico de plantão 24hs, claro. Mas e o meu comportamento? Dois dias depois, me sentindo ótima, saí de turbante e tudo pra tomar sorvete e passear na praia (sob o sol do Rio de Janeiro) com minha avó.
Resultado? Ouvido inchado, cabeça inchada, dor e um mal estar que acabou comigo em cima da cama encolhida em posição fetal e um sonoro: “Você está louca?”. Fui a pior paciente do mundo e tenho consciência disso. Fiquei com vergonha depois.
Fora ouvido, eu também tenho probleminhas de nariz. Tenho uma rinite que não trato direito. Quando piora e vou chorar as pitangas para o Luciano e ele me prescreve tratamento pela milionésima vez, adivinha o que faço? Compro os remédios e…esqueço de usar. É como dizem por aí: casa de ferreiro, espeto de pau.
Médicos são acima de tudo, seres humanos
Ser casada com um otorrino me fez aprender que médicos são, acima de tudo, seres humanos. Nada desse papo de ‘semideus’ da medicina mais antiga. É muito bonito ver um médico movendo montanhas para ajudar um paciente, para realizar uma cirurgia, para acalmar uma mãe desesperada de madrugada, para tirar o medo de um pai desinformado na primeira consulta, dando boas e más notícias para uma família.
E testemunhar a felicidade dele ao fazer um implante coclear em alguém me faz levantar as mãos para o céu e agradecer a sorte que tive! Ele entende o que significa deixar de ouvir e o que significa voltar a ouvir de um modo que me traz muito orgulho e admiração. Ele convive com isso todos os dias por ser casado comigo.
Nós compartilhamos a visão e o conhecimento do que a tecnologia é capaz de fazer na vida de um surdo e temos conversas longas e cheias de epifanias sobre isso. É realmente muito gostoso compartilhar meus dias com ele. Temos os nossos momentos de ‘surdez’ um com o outro, mas isso faz parte da rotina de qualquer casal.
Lições que aprendi com meu marido otorrino
Com o Luciano aprendi que falar é tão importante quanto ouvir, e que OUVIR o outro de verdade faz toda a diferença – não importa se é seu marido, seu irmão, seu amigo, seu tio, as pessoas querem ser ouvidas. Você pode ter a audição perfeita mas, se não estiver com os ouvidos atentos ao que o outro diz, de nada adianta.
Com ele aprendi que amar alguém é abraçar todas as diferenças e os desafios que essa pessoa traz para a sua vida. E, como seres humanos complexos e cheios de nuances que somos, a surdez é apenas um dos desafios que precisamos enfrentar. Às vezes ela nos une, às vezes ela nos separa, mas havendo amor, todos são transponíveis.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva da América Latina. São 22 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!
Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.
16 Comments
A surdez e os novos namoros: uma reflexão
15/10/2021 at 16:45[…] Como é ser uma surda que ouve casada com um otorrino […]
Ronilde
20/01/2021 at 21:21Não havia lido a história. Muito linda, cheia de encantos! Que felicidade ter alguém que entende o q a gente vive! Parabéns e faço votos de união sempre marcante em vossas vidas. Deus os abençoe!!?????
Pryscilla Cricio
26/01/2021 at 17:51Olá Ronilde,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Izabella
12/08/2020 at 01:55Amei, isso!
Qual vc tem grupo Facebook, sou surdez com auditivo!
Eu queria acha a onde tem livros!?
Beijos!
Veronilma Andrade Silva
24/07/2020 at 22:34Fiquei muito feliz de ler sua história, muito linda ! Para te falar a verdade, pensei que era somente eu neste mundo que enfrentava este problema. Tenho perda auditiva bilateral neurossensorial progressiva. Desde sempre tive muitos problemas com os ouvidos, o que me deixou mas assustada foram a forma que as pessoas reagem quando vc não houve, palavras desagradáveis já ouvi muitas… sua surda não vou falar mais; estar surda! Essas e outras !! Marido não entedia, filhos tbm não,já chorei muito. Mas enfim, venci muitos obstáculos, muitas criticas, muita vergonha de não ouvir e ter que perguntar mais uma vez. Mas hoje depois que estou fazendo o tratamento percebo que estou mais confiante, passei a explicar para as pessoas do meu convívio o meu problema. Antes não, morria mas não admitia que era surda. Fiquei muito tempo deprimda me sentindo a pior. Fiz tratamentos com psicologos e tudo mais. Agora eu estou levando uma vida diferente tenho 49 anos, e como disse, estou fazendo tratamento aqui em Brasília, já estou aguardando os aparelhos chegarem pq fiz pelo sus. Ainda não sei como eu serei quando colocar os aparelhos. Deus proverá para mim o melhor, tenho certeza. Chorei quando li sua história, imagino o quanto foi dificil pra vc. Deus te abencoe, depois quero ler as cronicas dos surdos.
Abracos!!
Pryscilla Cricio
30/07/2020 at 16:35Olá Veronilma,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Lucelena majella
23/07/2020 at 23:31Amei sua história de amor e vida ?
Pryscilla Cricio
30/07/2020 at 16:39Olá Lucelena,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Os tipos de deficiência auditiva (perda auditiva) e suas características
02/01/2019 at 11:34[…] o tipo, grau e configuração da perda de audição, é fundamental para que o médico otorrinolaringologista possa fazer o diagnóstico da causa da perda auditiva e assim possa determinar a melhor conduta e […]
Emilia
06/12/2018 at 20:06Paula, tenho uma filha de 2 meses que não passou no teste da orelhinha. Depois de muito choro, encontrei seu blog e como me acalma e me ensina. Ainda não fechamos o diagnóstico, mas já aprendi e me sensibilizei bastante sobre a surdez.
Te admiro muito. Que você continue sendo bem feliz nesse casamento.
Paula Pfeifer Moreira
07/12/2018 at 12:00Fico muito feliz de saber que ajudei!
Vc ja esta no nosso grupo no Facebook?
Beijos
Georgiana
24/07/2020 at 01:31A comunidade é espetacular! Meus parabéns!
Dailton
29/11/2017 at 12:39Gostei 🙂
Rita de Cassia P.Estima
22/11/2017 at 18:54Muito linda essa história de amor! É Divino! Sejam sempre felizes e iluminados!!!
Fabiane Rocha
31/08/2017 at 00:35Puxa que sorte ela teve,ele deve ter muito mais paciência com.ela que as outras pessoas .
Será que é o proprio médico dela?
Deus escreve certo por linhas tortas.
Abs e boa sorte
Onde você conseguiu ?rsrs
Elísia Costa
30/08/2017 at 22:39Eu acho tudo isso encantador. Parece algo surreal, mas é possível. E realmente, pelo texto, percebe-se que tem seus prós e contras. Deus abençoe abundantemente esse relacionamento. Amém :* :* :* <3