Há diferentes tipos e graus de deficiência auditiva. Não é difícil entender melhor sobre os tipos e graus de surdez, e é importante ter esse conhecimento porque nem todo tipo e grau de perda auditiva é considerado como deficiência auditiva pela lei brasileira.
A classificação das perdas auditivas é realizada de acordo com diferentes dados encontrados nos exames audiológicos. Para descobrir o tipo de perda auditiva (deficiência auditiva), leva-se em consideração a parte do sistema auditivo que está comprometida. Assim, precisamos conhecer (ou relembrar) rapidamente as estruturas que formam o sistema auditivo e como ele funciona:
Estruturas da audição
O sistema auditivo é dividido em sistema auditivo periférico e central.
Por sua vez, esse sistema periférico é formado por 3 partes – orelha externa, orelha média e orelha interna, como ilustrado na figura a seguir:
Funcionamento da audição
- A Orelha Externa capta e transmite o som para a orelha média.
- Por sua vez, a Orelha Média transmite e amplia o som para a orelha interna.
- Por fim, a Orelha Interna transforma o som em impulso elétrico e o transmite através do nervo auditivo (coclear) para o sistema nervoso auditivo central (onde o som será interpretado).
Desse modo, considerando a localização do “problema” temos os seguintes tipos de perda auditiva:
- Condutiva: ocorre quando há comprometimento da passagem no som pela orelha externa e/ou média, mas a orelha interna está normal.
- Surdez Neurossensorial: ocorre quando o “problema” acomete a orelha interna (cóclea) e o nervo.
- Mista: ocorre quando há uma “mistura” (sim, por isso é mista!) da perda auditiva condutiva com a neurossensorial.
No audiograma constatamos o tipo da perda comparando a via área com a via óssea. Sem entrar em longas explicações, basicamente, se a via área está alterada (rebaixada) e a via óssea está normal, então a perda auditiva é condutiva (figura 2).
Quando há alteração na via área e na via óssea e elas estão se sobrepondo, ou há pouca diferença entre elas, a perda auditiva é neurossensorial (figura 3). Porém, se há alteração na via aérea e na via óssea e há uma diferença entre elas (não se sobrepõe), a perda auditiva é mista.
Figura 3 – Exemplo de perda auditiva neurossensorial. Fonte: arquivo pessoal
Figura 4 – Exemplo de perda auditiva mista. Fonte: arquivo pessoal
Perda auditiva escondida
Como eu também trabalho com processamento auditivo e prevenção de perdas auditivas induzidas por sons de forte intensidade, não posso deixar de comentar que existe uma condição chamada Hidden Hearing Loss – HHL, algo como “perda auditiva escondida”, que afeta a compreensão de fala no ruído em pessoas submetidas à exposição constante à sons de forte intensidade.
Essa “perda de audição” não aparece no audiograma.
Ou seja, os limiares auditivos podem estar normais, mas a pessoa apresenta queixas bem semelhantes às de pessoas com perda de audição. Isso acontece porque a lesão causada pelo sons de forte intensidade pode afetar primeiro o nervo auditivo e/ou a comunicação do nervo com células ciliadas da cóclea.
Dessa forma, o audiograma se mantém normal, já que as células responsáveis pela identificação dos “apitos” estão íntegras. Contudo a transmissão do som para o nervo está comprometida, dificultando a compreensão de fala, principalmente em ambientes com ruídos de fundo.
A HHL está também associada à problemas como zumbido e hiperacusia. Mas é preciso dizer que o diagnóstico da HHL vem sendo aprimorado nos últimos anos, e já conta com exames mais sensíveis à transmissão sináptica entre as células ciliadas do ouvido interno e o nervo auditivo, e também à própria eficiência da condução do sinal acústico pelo nervo.
Graus de perda auditiva
Pronto, agora sabemos quais são e como são definidos os tipos de perda de audição. Vamos entender agora como é definido o grau da perda auditiva.
Existem diferentes classificações quanto a grau da perda de audição, propostas por diferentes autores.
Vou utilizar hoje como referência a classificação da Organização Mundial da Saúde de 2014, adotada pelo SUS e pela maioria dos serviços no Brasil.
Segundo a referência da OMS, para classificar o grau da perda auditiva, deve-se considerar a média das frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 4000Hz da via área, conforme a tabela abaixo:
Quadro 1 – Classificação do grau das perdas auditivas. Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia
Quadro 2 – Classificação quanto à configuração da perda auditiva. Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia.
No exemplo a seguir, na orelha direita temos uma perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente e na orelha esquerda uma perda auditiva mista de grau severo com configuração horizontal (ou plana)
Ainda, quando classificamos uma perda de audição também podemos considerar a lateralidade.
Essa deve ser a parte mais fácil de entender:
- Bilateral: significa que ambas as orelhas apresentam perda auditiva.
- Unilateral: significa que apenas uma das orelhas apresenta perda auditiva.
Por fim, alguns profissionais ainda gostam de relatar no laudo se a perda auditiva é simétrica ou assimétrica, comparando uma orelha com outra:
- Simétrica: quando a orelha direita e a esquerda possuem o mesmo grau e/ou a mesma configuração audiométrica. Exemplo da figura 3.
- Assimétrica: quando a orelha direita e a esquerda NÃO possuem o mesmo grau e/ou configuração audiométrica diferente(s). Exemplo da figura 5.
A importância da audiometria
Identificar o tipo, grau e configuração da perda de audição, é fundamental para que o médico otorrinolaringologista possa fazer o diagnóstico da causa da perda auditiva e assim possa determinar a melhor conduta e tratamento.
Por exemplo, muitas perdas auditivas condutivas são reversíveis com tratamento medicamentoso e/ou cirurgias.
Por isso, é muito importante que a audiometria seja realizada por um profissional experiente e que sejam realizados todos os exames necessários para um diagnóstico preciso, como a logoaudiometria (ou audiometria vocal), a imitanciometria (ou timpanometria, impedanciometria), entre outros.
A fonoaudióloga Aline Albuquerque Morais escreveu o texto abaixo, a respeito dos tipos de deficiência auditiva, a convite do Crônicas da Surdez.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
-
-
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
-
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.
21 Comments
Marcia Ramos
16/11/2022 at 4:08 pmOlá gostaria de participar do grupo?
Paula Pfeifer Moreira
21/11/2022 at 8:05 amola marcia
para se tornar membro vá para o seguinte link e torne-se apoiador mensal: http://www.apoia.se/paulapfeifer
bjs
Como SAIR DO ARMÁRIO DA SURDEZ: Desafio Coletivo
08/06/2022 at 3:08 pm[…] da surdez é a maldita prisão-esconderijo imaginária na qual um número enorme de pessoas com deficiência auditiva se enfia depois de receber o seu diagnóstico. Eu mesma fiz isso entre 1997 e 2010, e só saí de […]
Rafael
13/10/2021 at 8:17 amOlá, tudo bem?! Gostaria de saber se existe tratamento para perda auditiva neurosensorial, pois meu ouvido esquerdo, na audiometria tonal uma perda auditiva leve a moderada e isso me impede de passar em testes de audiometria de alguns concursos, poderia me ajudar?
Aparelho auditivo é qualidade de vida: não existe cura milagrosa da surdez
23/09/2021 at 3:20 pm[…] que venho recebendo com pedidos de cura milagrosa da surdez ou, pior, como melhorar a questão da deficiência auditiva com esforço […]
Adolescente surdo: meus conselhos para você sobreviver à adolescência
23/09/2021 at 2:28 pm[…] você prefere que as pessoas lhe vejam enfrentando a deficiência auditiva de cabeça erguida e pensem “Admiro demais o(a) fulano(a), convive numa boa com a surdez e […]
Juliana Pessoa
11/09/2021 at 3:16 pmBoa tarde,
Tenho perda auditiva bilateral com curvas tipo A.
O Direito 45db
O esquerda 60db
Gostaria de saber se enquadro como Pcd??
Me ajude por favor!!
Obrigada
Adriana Soares da Silva
09/05/2020 at 6:40 amTenho uma deficiência auditiva ,o rosa de audição mista severa,gostaria de saber se isso me dá direito de aposentadoria ou até mesmo algum benefício do governo?
Pryscilla Cricio
03/08/2020 at 6:27 pmOlá Adriana,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Elisandra
22/01/2020 at 6:52 pmAdorei o seu artigo . Uso aparelho auditivo nos dois ouvido,porém algumas coisa eu não escuto fico muito triste. Porém na audiometria da sempre neurosensotial e 35 . Aí eu fico sem meus direitos. E sofro muito pra entender o que o professor fala na aula. Nunca posso dizer que sou pcd porque os exame dizer que tenho perda moderada e aí então já não tenho direito nem pra meia entrada
Pryscilla Cricio
04/08/2020 at 4:55 pmOlá Elisandra,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Quais os critérios da lei para determinar quem é deficiente auditivo
29/11/2019 at 12:58 pm[…] sabe que é deficiente auditivo, mas não sabe como a lei determina quem é deficiente auditivo? Afinal, quem já não ficou alguns minutos olhando suas audiometrias, se perguntando se pode ser […]
carmen mendes lima
14/11/2019 at 9:25 pmadorei esse artigo, esclarece e vejo as dificuldades que enfrentamos
Pryscilla Cricio
07/08/2020 at 2:21 pmOlá Carmen,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Dulcineia
04/09/2019 at 1:57 amExcelente!!
Isabel
09/08/2019 at 8:17 pmExcelente artigo bastante esclarecedor. Meu diagnóstico é igual ao seu, porém ainda não me encaixo para o IC. Minha classificação hj é severa para ambos . Fiz a troca do aparelho essa semana, fiquei mais de um ano sem o uso. Confesso que a volta e sempre difícil. Obrigada pelo post.
Pryscilla Cricio
17/08/2020 at 4:44 pmOlá Isabel,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Sueli
04/01/2019 at 11:53 amArtigo muito bom. Informativo prático e leitura simples e objetiva. Parabéns.
Pryscilla Cricio
25/08/2020 at 1:35 pmOlá Sueli,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Márcia
02/01/2019 at 7:15 pmExcelente artigo, obrigada
Pryscilla Cricio
25/08/2020 at 1:43 pmOlá Márcia,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem