Menu
Aparelhos Auditivos

Qual é a MELHOR tecnologia de APARELHO AUDITIVO

Há três categorias de tecnologia em um aparelho auditivo: a básica, a intermediária e a top-premium. As pessoas querem desesperadamente saber qual é o melhor aparelho auditivo e qual é a melhor marca de aparelho que existe, mas elas não entendem quanto marketing e desinformação há por trás disso.

MUITOS influenciadores – sejam brasileiros ou gringos – fazem publicidade velada para marcas e fabricantes de aparelhos de audição. Eu mesma recebo, pelo menos 1x por mês, uma proposta indecente de agências de publicidade que trabalham para a indústria da audição me oferecendo aparelhos auditivos grátis caso eu aceite falar bem sobre eles nas redes sociais SEM SINALIZAR que se trata de uma publicidade. A incompetência é tanta, que sequer se dão ao trabalho de investigar se eu uso aparelho auditivo, e eu já uso implante coclear há dez anos….

Como as discussões sobre qual é a melhor tecnologia de aparelho auditivo nunca param e as marcas lançam novidades o tempo todo, decidi dar uma investigada no assunto e trazer informações detalhadas para vocês.

Qual é a melhor tecnologia de aparelho auditivo?

A tecnologia contida num aparelho auditivo é dividida em três categorias: básica, intermediária e premium. Quanto mais recursos (que às vezes são desnecessários para o seu estilo de vida e sua perda auditiva) mais caro o aparelho auditivo vai custar. E a indústria da audição ensina mil técnicas de vendas desrespeitosas e ultrapassadas para os seus parceiros. A mais comum de todas é velha conhecida de quem já entrou numa loja de aparelhos auditivos: começar falando mal da tecnologia básica e insistir que apenas a tecnologia premium é capaz de ajudar o seu caso de surdez. As outras técnicas, das quais você deve fugir como o diabo foge da cruz, eu te ensino nessas aulas.

Foi pensando no que está por trás da velha tática de vendas de falar mal do aparelho auditivo básico e fazer você experimentá-lo logo em seguida e na sequência mostrar o modelo mais caro da loja falando maravilhas sobre ele, que cheguei até um estudo científico muito interessante a respeito da tecnologia dos aparelhos auditivo versus a real percepção dos pacientes no dia-a-dia.

Lembre-se sempre de que o marketing não é uma batalha de PRODUTOS, o marketing é uma batalha de PERCEPÇÕES a respeito dos produtos. Por essas e outras que Coca-Cola e Pepsi passaram anos se degladiando em campanhas publicitárias sobre qual era o melhor refrigerante. Pegou a visão?

Estudo científico sobre a tecnologia dos aparelhos auditivos

Em 2016, a Dra. Robyn Cox e sua equipe publicaram um estudo científico intitulado “Impacto da Tecnologia de Aparelhos Auditivos nos Resultados da Vida Diária do Paciente: a Perspectiva do Paciente” para descobrir se um nível mais alto de tecnologia em um aparelho auditivo resulta, de fato, em um melhor desempenho auditivo na vida real. O objetivo deste estudo foi explorar as diferenças autodeclaradas na capacidade auditiva de adultos que comparavam a tecnologia premium com a tecnologia básica nos aparelhos auditivos.

As melhores práticas audiológicas foram usadas para ajustar os aparelhos auditivos do estudo, incluindo a realização de mapeamento de fala. Os participantes foram avaliados com base em melhorias na sua qualidade de vida, comparando cada par de aparelhos auditivos com não usar aparelhos auditivos. Eles responderam um questionário com 6 itens que avaliava a clareza da fala, incômodo com ruído, uso dos AASI quando necessário, esforço auditivo, conforto sonoro e capacidade de localização em uma escala de um a dez. Na conclusão de cada uma das fases de teste, os participantes foram questionados sobre qual par de AASI eles acharam melhor. Nenhum deles sabia qual AASI era o premium e qual era o básico. O teve 45 participantes, todos com cerca de 70 anos de idade e com perda auditiva leve a moderada que teve início na vida adulta. Cada participante testou 2 marcas diferentes de AASI, tanto o premium quanto o básico. No total, cada participante testou quatro conjuntos diferentes de aparelhos auditivos.

OBS: se você encontrar um estudo mais recente do que esse, por favor, me envie.

O resultado do estudo

O estudo concluiu que tanto os aparelhos auditivos com tecnologia premium quanto os com tecnologia básica proporcionaram uma quantidade significativa de benefícios em comparação com a não utilização de aparelhos auditivos.

Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas na melhoria percebida com o uso da tecnologia premium em relação à tecnologia básica.

Eles também descobriram que alguns participantes preferiram a tecnologia de nível premium, enquanto outros preferiram a tecnologia de nível básico, mas a maior influência disso foi qual par de aparelhos auditivos eles testaram em segundo lugar. Isso possivelmente significa que a experiência mais recente de uso foi o principal fator de decisão. E explica a nossa conhecidíssima tática de vendas mais usada de todos os tempos nas lojas, rsrsrs!

O premium é melhor que o básico?

A tecnologia premium de aparelhos auditivos é capaz de superar a tecnologia básica em um ambiente controlado de laboratório, mas não há muitos dados de pesquisa confiáveis e isentos que mostrem se a tecnologia premium é melhor do que a básica em situações da vida real. Lembre-se de que as pesquisas apresentadas pelos fabricantes em seus sites são patrocinadas por eles e tem todo um viés comercial envolvido.

Para entender se, PARA VOCÊ, a tecnologia premium supera a tecnologia básica, só TESTANDO. E testando da forma como esse estudo fez, tecnologias diferentes de marcas diferentes, sem pressa. Afinal, escolher e comprar um aparelho auditivo é uma decisão séria. Nada melhor do que ir testar um aparelho auditivo já sabendo de todas as coisas explicadas nesse post. Dessa forma, você treina o seu cérebro para prestar atenção do que realmente importa e não se deixa influenciar pelo palavreado do copywriting de vendas que deixa qualquer um tonto e louco de vontade de sair correndo e tirar um empréstimo no primeiro banco que aparecer: revolucionário, tecnológico, diferenciado, inovador, top de linha, blablabla.

Eu lembro de uma época em que usei um aparelho auditivo de tecnologia avançada que se gabava de ter um redutor de ruído de vento. Um belo dia, fui para a praia lá no Rio Grande do Sul e ventava pra caramba. Ativei o recurso. Sabe o que aconteceu? Nada! Continuei ouvindo o vento do mesmo jeito irritante e alto, rsrsrs. Lá no Clube dos Surdos Que Ouvem as pessoas estão constantemente conversando sobre as suas percepções após testarem todas as marcas e modelos de aparelhos auditivos. E cada vez fica mais claro que o que funciona para um, não funciona para o outro.

Não são poucos os casos de pessoas que vão testar o último lançamento da marca X ou Y e voltam decepcionados. É por isso que digo e repito à exaustão: não se deixe influenciar pelas impressões alheias ou pelo copywriting de vendas dos fabricantes. Teste! Teste! Teste! Compare. Avalie! Tire as SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES após testar diferentes aparelhos auditivos nas situações da sua vida REAL. Não adianta testar dentro da sala à prova de som, onde todos os sons parecem perfeitos. Vá para a rua, para casa, para o trabalho, para a aula com os aparelhos. Aí sim, eles vão te mostrar como são PARA VOCÊ.

Quanto maior a tecnologia de um aparelho auditivo, mais recursos, possibilidades e personalizações ele te oferece, e se dinheiro não é um problema para você, ótimo! Aproveite a oportunidade de adquir o melhor que o $ pode comprar. Porém, se dinheiro for um problema, lembre-se de que o MAIOR objetivo de um aparelho de audição é te ajudar a ouvir melhor na maior quantidade de situações possível. Não fique se sentindo mal por não poder comprar um aparelho de R$20.000. Falo isso como quem já comprou um AASI de tecnologia básica, voltou para casa achando que ele era ruim só porque era o mais barato, guardou na gaveta e anos depois, quando comecei a usá-los o dia inteiro, fiquei apaixonada pelo que faziam por mim. Percepções, lembra?

Ah, e não se esqueça de ALINHAR AS SUAS EXPECTATIVAS independente de qual tecnologia de aparelho auditivo você adquirir. Aparelho de audição não é um ouvido novo, é uma ajuda para ouvir melhor. Assuma a sua responsabilidade e aprenda TUDO a respeito da sua surdez e do que você pode esperar de um aparelho auditivo. O primeiro passo é consultar com o melhor médico otorrino especialista em surdez que puder.

Básico, intermediário ou top de linha: qual aparelho auditivo devo comprar?

A maior lição que você pode aprender com tudo o que escrevi até aqui é: TESTE aparelhos auditivos de marcas e tecnologias diferentes ANTES de decidir qual você vai comprar. Cada surdez é única e a sonoridade dos aparelhos é diferente para cada pessoa. Sem testar com calma você nunca vai descobrir se o seu cérebro se adapta melhor à tecnologia básica, à intermediária ou à top de linha. Teste! Com calma.

Procure um profissional de saúde auditiva que segue as melhores práticas audiológicaspeça indicações de confiança lá no Clube –  e saiba que o IMPORTANTE é que você possa ouvir o melhor possível de acordo com a sua perda auditiva e as suas possibilidades financeiras. E lembre-se de que o SUS fornece aparelhos auditivos e aqui nós ensinamos um passo-a-passo de como conseguir os seus.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply