Menu
surdez deficiência auditiva 2023 2024

A surdez é como uma impressão digital. Essa é a melhor analogia para explicar o fato de que cada surdez é única para cada pessoa que me escreve ou me procura em busca de soluções mágicas. Este post foi escrito em 2016 e continuará sempre atual.

Ninguém passa pela deficiência auditiva incólume, e arrisco dizer que, se estamos nesta vida para evoluir e aprender algumas lições, ela veio para nos ensinar o significado de esforço. Não existe escapatória: se a surdez surgir na sua vida, você precisará se esforçar MUITO.

  1. Acostumar-se a ouvir com aparelhos auditivos é desgastante? Check!
  2. Acostumar-se a ouvir através de um implante coclear cansa? Check!
  3. Testar dois, três, quatro aparelhos até decidir qual comprar é cansativo? Check!
  4. Invejar a audição do amigo que usa o AASI que você queria é feio? Check!

Desista das comparações na SURDEZ

Se eu puder dar um conselho, seria esse: desista das comparações.

Se fulano ouve e discrimina a fala humana com o IC/AASI “X”, isso não significa que será assim com você. Se beltrano está amando o AASI “Y”, isso não significa que você também amará. Se ciclana conseguiu falar ao telefone após dois meses de implante, isso não quer dizer nada no seu caso.

Se fulana ouve música e entende a letra na mesma semana em que começou a usar aparelho auditivo, isso não lhe dá garantia alguma de que também conseguirá fazer isso. Se a bateria de alguém dura um dia a mais que a sua, e daí?

Acho que precisamos, mais do que tudo, nos espelhar nas pessoas cujos resultados nos inspiram a querer ficar bem como elas conseguiram.

Mas é preciso ter em mente que não há garantias quando falamos de deficiência auditiva. Lembro do meu médico gaúcho me dizendo que, depois que me operei, as pessoas chegavam no consultório e diziam para ele: “Quero ficar que nem a Paula“.

Cara, eu daria qualquer coisa para que todo surdo severo-profundo que encara um IC tenha um resultado maravilhoso. Mas a natureza não garante isso, o médico muito menos e nem a tecnologia poderia.

É uma conjunção de fatores única. Não dá para prever. Não dá para comparar. Não dá para fazer estimativa. A única coisa que dá para fazer é arriscar – e eu arrisco dizer que você troca meia dúzia de células ciliadas que ainda restam por coisa bem melhor que isso!

Esforço e readaptação na DEFICIÊNCIA AUDITIVA

O que se pode e se deve fazer é, além de torcer pelo melhor, SE ESFORÇAR. Se você não fizer a sua parte na reabilitação auditiva, perde o direito de reclamar e se lamentar. Digo isso porque o que mais vejo são pessoas derrotistas, que ficam reclamando de tudo o que envolve que elas façam algum esforço.

Já cansei de repetir aqui que o cérebro precisa de tempo, estímulo e treinamento. Imaginem o que eu sinto quando leio mensagens como: “Oi, sou surda, tenho aparelhos mas não uso e nem vou usar, acho uma droga, não consegui me acostumar. O que eu posso fazer para ouvir melhor?” Dá vontade de responder: “Putz, não to te ouvindo!” rsrsrs

Às vezes vejo as pessoas querendo comparar suas audiometrias e tirar conclusões a respeito dos seus aparelhos auditivos baseando-se nisso. Não compare sua audiometria, não compare seu resultado, não compare suas conquistas: dois seres humanos não têm o mesmo cérebro nem nunca terão.

Consequentemente, o resultado de A com aparelho auditivo jamais será igual ao de B. Celebre cada mísera vitória auditiva que conseguir, vibre com cada som que entrar, deixe o coração explodir com cada palavra entendida sem leitura labial. E relaxe!

Quando a surdez entra na nossa vida, a palavra perfeição perde o sentido e nós precisamos dar um novo significado a ela. Para mim, perfeição era ouvir música com minha audição natural; hoje, perfeição é ouvir música e entender a letra com meus IC’s… O copo meio cheio ou meio vazio depende de nós!

Vivo num processo constante de readaptação. A cada novo mapeamento é como se meu cérebro levasse um sacode e precisasse rebolar outra vez para me fazer gostar dos sons que escuto.

Não existe almoço grátis. Não existe corpo sarado sem malhação. Não existe isso de ouvir melhor sem esforço pessoal. A tecnologia vai te ajudar, mas os outros 50% são com você.

Cada surdez é única como uma IMPRESSÃO DIGITAL

Quanto antes você entender racional e emocionalmente que cada surdez é única, mais leve essa cruz se torna. Esqueça as comparações, os julgamentos, a grama mais verde do vizinho, o ouvido mais aguçado do amigo, o implante último tipo da colega.

Viva a sua experiência da melhor maneira que puder, e essa maneira deve lhe permitir olhar-se no espelho todos dias e perguntar: “Estou fazendo o meu melhor?” Se a resposta for sim, keep walking. A estrada é longa, é exaustiva e a vista mais bonita só quem dá jeito de caminhar até o topo da montanha consegue apreciar.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

9 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM