Aparelhos Auditivos Crônicas da Surdez Deficiência Auditiva Publicidade Viagem

Projeto ParaOuvirBem e Conexões Sonoras em Brasília

No dia 9 de dezembro estive em Brasília a convite da ParaOuvir Aparelhos Auditivos para fazer a palestra Conexões Sonoras junto com o lançamento do projeto ParaOuvir Bem. Projeto, aliás, lindíssimo: naquela manhã mais de 30 pessoas receberam aparelhos auditivos novinhos das mãos da Janaina Mundim, mentora desta iniciativa.

Imaginem a emoção que foi presenciar pessoas com deficiência auditiva das mais diferentes idades voltando a ouvir ali mesmo. Havia uma dupla de irmãos gêmeos de uns 6 aninhos que colocaram seus aparelhos e ficaram alucinados testando a própria voz. Eu só ouvia a dupla falando: “Pá, pá, pá, tá, tá, tá!“. E aí um olhava pro outro e os dois sorriam de orelha a orelha, como se estivessem pensando “olha só o que está acontecendo“. Havia uma bebezinha linda que foi toda emperiquitada de vestido branco receber seus AASI’s. E muitas vovós amadas! Me emocionei demais com o discurso de um senhor, cliente da ParaOuvir, que decidiu doar os aparelhos que usava após comprar um novo par. Ele disse para a moça que os recebeu: “Espero que eles te façam tão feliz quanto me fizeram!“.

É difícil segurar a emoção nessas horas, eu não consigo evitar. Os olhos enchem de lágrimas. Toda vez que presencio aquele semblante único de um ser humano que acaba de voltar a escutar e fica com os olhos arregalados e não consegue disfarçar o mix de sentimentos envolvidos, volto no tempo. Só quem já passou por isso sabe a onda de arrepios que nos invadem junto com a chegada do som outra vez. É demais! E ter a oportunidade de presenciar esse momento único de 30 pessoas na mesma manhã foi uma chuva de energia boa – para mim, para eles e para todos os que estavam presentes lá.

Num sábado cedinho pela manhã conseguimos reunir mais de 100 pessoas e compartilhar nossas experiências como usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares. Pude finalmente dar um abraço ao vivo em pessoas muito queridas e especiais com as quais me comunicava há anos através do blog. Pude ouvir o discurso de pessoas cujas trajetórias acompanho há muito tempo e que agora decidiram fazer um IC. Foi realmente um dia de muitas emoções! Essa troca e essas conexões sonoras que criamos em função da internet precisam vir para o mundo real além do virtual, e esse evento em Brasília foi a oportunidade perfeita para isso.

O projeto ParaOuvir Bem 

O projeto teve sua primeira edição em dezembro de 2016. É uma iniciativa do grupo ParaOuvir que realiza doações de aparelhos auditivos para pessoas carentes. Esses aparelhos são arrecadados principalmente de pacientes do grupo ParaOuvir, que doam seus antigos aparelhos quando fazem a troca de tecnologia. Esses aparelhos são recolhidos, enviados para o laboratório para limpeza e verificação do funcionamento e posteriormente adaptados nos pacientes que receberão as doações . Além disso, são arrecadados também aparelhos novos doados pelo grupo ParaOuvir e pela empresa parceira que o grupo representa. Os pacientes beneficiados são em sua grande maioria de instituições carentes que necessitam do aparelho auditivo. Alguns pacientes são indicados por profissionais da área de saúde. Nesse caso é  feita uma análise se eles se enquadram nos critérios para recebimento do aparelho.

Como funciona

As doações de aparelhos auditivos podem vir de vários lugares e você pode nos ajudar: a ParaOuvir através dos mutirões seleciona os pacientes carentes com diagnóstico de perda auditiva e oferece produtos que podem ser: doados (usuários de aparelhos auditivos que trocaram de tecnologia ou possuam aparelhos reservas ou inutilizados que doam a ParaOuvir e nós disponibilizamos a manutenção, limpeza e o ajuste ao novo usuário); ou novos (em parceria com nosso fornecedor analisamos a demanda e oferecemos o produto a pacientes específicos).

Como participar

Os nossos pacientes que adquirem novas tecnologias ou que simplesmente tem em casa um aparelho auditivo sem uso, doa esse aparelho que posteriormente será entregue em uma de nossas ações. O doador será ainda convidado a participar desse evento. Caso queira doar seus aparelhos auditivos entre em contato conosco. Nos ajude a fazer o bem sem olhar a quem! Telefone: (61) 3443-1042.

 

Obrigada Janaina e toda a equipe da ParaOuvir Aparelhos Auditivos pela oportunidade e pela recepção calorosa que tivemos. Foi uma delícia estar com vocês e espero vê-los novamente em breve – dessa vez, com Lucas a tiracolo! Continuem fazendo a diferença na vida das pessoas que precisam e continuem ajudando os pacientes de vocês a fazerem diferença nas próprias vidas e a fazerem o bem pelo próximo. 🙂

11 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.