Menu
Libras

Quantos surdos usam LIBRAS no Brasil em 2025

No Brasil, pouco mais de 284.000 pessoas com surdez são usuárias de Libras segundo o IBGE, e não 10 milhões de pessoas como os mentirosos continuam tentando te fazer acreditar enquanto enchem os bolsos de dinheiro com seus produtos e serviços que não ajudam quase ninguém. Ao contrário do que o senso comum acredita e os vendedores de tecnologias de acessibilidade mentem por aí, o IBGE divulgou em 2021 que menos de 3% da população com algum grau de surdez no Brasil (cerca de 10,7 milhões de pessoas) se declaram usuários de LIBRAS. Aposto que você não sabia dessa, certo? A maioria das pessoas é doutrinada a acreditar na mentira que 10% da população brasileira, além de “surda”, é usuária de Libras. Isso acontece porque a população em geral é tão desinformada sobre surdez que acha que todo surdo é mudo, que surdo é só quem não ouve nada e que todo surdo usa Libras, o que não pode estar mais distante da realidade.

A surdez tem GRAUS: leve, moderado, severo e profundo. Nem todo grau e tipo de surdez é considerado deficiência auditiva aos olhos da lei brasileira. Essa conversa militante de que surdo “de verdade” usa Libras e é um Surdo com S maiúsculo não tem o menor cabimento – em geral, quem diz isso se sustenta com a ignorância das pessoas a respeito da surdez, mantendo os surdos sinalizados com ódio da reabilitação auditiva enquanto conta mentiras se aproveitando do fato de que a maioria esmagadora deles não tem domínio do português escrito para checar os fatos.

Quantos surdos usam LIBRAS no Brasil: gráfico do IBGE

quantos surdos usam libras

Os desinformados e os preguiçosos usam, em 2025, dados do Censo de 2010 (só rindo, rsrsrs). Após a Organização Mundial de Saúde lançar, no Dia Mundial da Audição, o Relatório Mundial da Audição, no final do mesmo ano o IBGE lançou os dados da PNS. Esses dados são os dados mais recentes e oficiais sobre a população com algum grau de surdez no Brasil. O Relatório Mundial da Audição também refuta os dados mentirosos divulgados por Federações Internacionais de Surdos Sinalizados de vários países, demonstrando que a ÍNFIMA MINORIA das pessoas com surdez no mundo inteiro se declara usuária de língua de sinais.

A maioria da população com surdez no Brasil e no mundo têm surdez de grau leve e moderado. São surdos que ouvem com aparelhos auditivos, implante coclear e com o seu próprio resídio auditivo e auxílio da leitura labial. Surdos podem ouvir graças à medicina e a tecnologia. Eu mesma sou completamente surda dos dois ouvidos e escuto tudo graças a dois implantes cocleares.

A grande mentira: 10% da população do Brasil é surda e usa Libras

IBGE SURDOS

A tabela 8223 da Pesquinsa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada em 2021, refuta de uma vez por todas a MENTIRA de que 10% da população brasileira é surda e usa língua de sinais.

O Brasil possui uma das melhores políticas públicas de REABILITAÇÃO AUDITIVA do mundo, o SUS fornece aparelhos auditivos e implante coclear. Mas isso é pouquíssimo divulgado, pelos mesmos motivos já explicados. A divulgação em massa disso escancararia a maneira como as verbas são usadas de modo inversamente proporcional (com um viés político e assistencialista) quando se trata da população com surdez no país. É uma vergonha! Em 2019, fizemos uma investigação junto ao Portal da Transparência e descobrimos que uma única escola para surdos no Brasil recebia de verba pública o equivalente a 60% do que o país inteiro recebia para reabilitação auditiva (consultas com otorrinos, fonos, aparelhos auditivos, implante coclear e cirurgias da audição). Dá pra compreender o tamanho da encrenca?

Quantos surdos usam Língua de Sinais no mundo?

quantos surdos existem no mundo

Segundo o relatório mundial da audição da OMS, há cerca de 12 milhões de pessoas com surdez profunda no mundo – o “surdo que não ouve nada”. Levando em conta que mais de 1 milhão de pessoas usa implante coclear para ouvir, faça as contas: como seria possível que só no Brasil 10 milhões de pessoas usassem Libras? Rsrsrsrs! Nada como DADOS e FATOS oficiais para acabar com as mentiras.

Por que continuam mentindo?

Porque é muito lucrativo, tando para os vendedores de acessibilidade, quanto para os políticos, continuarem disseminando essa mentira. Os vendedores de tecnologias de acessibilidade para surdos sinalizados estão infiltrados nas maiores empresas brasileiras, mentindo que uma central de Libras ou um avatar de Libras é “acessibilidade para surdos” como se esse termo e esse recurso ajudasse TODOS os surdos, quando ajuda menos de 3% deles.

No governo, as verbas públicas dos pagadores de impostos são destinadas à população com surdez de forma INVERSAMENTE PROPORCIONAL. O governo custeia um exército de intérpretes de Libras espalhado pelo país inteiro mas, se você precisa de aparelho auditivo ou implante coclear pelo SUS, fica anos mofando na fila por falta de verbas, já que a maior parte delas foi destinada ao custeio de LIBRAS e de escolas especiais para surdos com pouquíssimos alunos. Isso é um despautério, e ninguém faz nada para resolver porque há muito dinheiro envolvido.

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: A Comunidade que vai transformar a sua jornada da surdez

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A surdez não precisa ser um caminho solitário nem assustador! Faça parte do Clube dos Surdos Que Ouvem e transforme sua experiência com apoio, informação e uma rede de amigos dos quatro cantos do Brasil. Junte-se a milhares de pessoas que compartilham sua jornada e descubra como viver com mais qualidade, autonomia e segurança.

Ao se tornar SÓCIO DO CLUBE, você terá acesso a Grupos exclusivos (grupos no Facebook eWhatsApp), descontos e conteúdos práticos sobre tudo o que você precisa saber

Com mais de 21.700 membros que são usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares participando, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e aprender com quem entende os desafios da perda auditiva. Encontre informações essenciais sobre direitos, aparelhos, médicos, fonoaudiólogos, implantes, concursos públicos e muito mais.

Por que se tornar SÓCIO DO CLUBE?
  1. Economize milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos com as dicas e recomendações de quem já passou por isso.
  2. Descubra como conseguir aparelhos de audição gratuitos pelo SUS e evite cair em golpes de produtos falsos
  3.  Tenha acesso direto a especialistas e indicações de médicos e fonoaudiólogos de confiança
  4. Faça amigos, converse com pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes auditivas e que utilizam aparelhos para ouvir melhor
  5. Se você é pai ou mãe de uma criança com perda auditiva, conecte-se com centenas de famílias que se apoiam todos os dias em nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Como comprar APARELHO AUDITIVO com SEGURANÇA no Brasil

onde comprar aparelho auditivo com segurança

Aprenda como evitar os maiores erros na hora de comprar seu aparelho auditivo! Com mais de 43 anos convivendo com a surdez, eu criei uma série de aulas rápidas que vão te ajudar a economizar dinheiro e escolher o melhor aparelho auditivo. Descubra os segredos e piores práticas da indústria e esteja preparado para fazer as perguntas certas ao seu profissional de saúde.

Torne-se aluno agora e aprenda tudo o que você precisa para NÃO ERRAR na compra do seu aparelho de audição.

Cursos Exclusivos do Clube dos Surdos Que Ouvem
          1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
          2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
          3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
          4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
          5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply