O implante coclear, mais conhecido como ouvido biônico, mudou a minha vida. Me tornei uma surda que ouve e voltei a ouvir tudo o que a surdez profunda bilateral me impedia de escutar. Desde então, me dedico a desmitificar esse assunto e a fazer com que mais pessoas tenham informações DE QUALIDADE sobre implante coclear.
Há muitos lobbistas anti-tecnologia, anti-medicina e anti-ciência espalhando mentiras sobre o IC por aí. Eles dizem absurdos como, por exemplo, que o IC atrai raios, é uma cirurgia feita no cérebro, deixa as pessoas transtornadas e é muito perigoso. Não dê ouvidos a quem sequer sabe do que está falando. As melhores pessoas para lhe ajudar a saber mais sobre o IC são as pessoas que já fizeram a cirurgia, otorrinos especializados na cirurgia de implante coclear e fonoaudiólogas das equipes de IC. Quem não tem vivência ou experiência com o IC é apenas palpiteiro ou curioso. Vá direto às fontes certas, informe-se e tire as suas próprias conclusões.
Quando tem indicação para fazer a cirurgia, você poderá fazê-la pelo SUS ou pelo seu plano de saúde. Neste post você descobre as diferenças entre as duas modalidades.
Convidei o Dr. Luciano Moreira – Otorrinolaringologista especialista em surdez no Rio de Janeiro, que escreve no Portal Otorrino para falar sobre o implante coclear.
O que é e como funciona o IMPLANTE COCLEAR
Ativação do implante coclear: Paula Pfeifer
Leia relatos sinceros de ativação de pessoas que fizeram implante coclear.
O que é o Implante Coclear?
O implante coclear (IC) é usado atualmente para recuperar a função auditiva nos casos mais graves de surdez neurossensorial, nos quais os aparelhos auditivos (AASI) comuns já não não são mais capazes de ajudar.
Nas crianças nascidas surdas e implantadas no nos primeiros 2 anos de vida, o cria condições do aprendizado da comunicação oral adequada e um desenvolvimento semelhante ao das crianças ouvintes, com ajuda de terapias fonoaudiológicas específicas.
O IC é um dispositivo eletrônico desenhado para ser inserido cirurgicamente numa parte do ouvido interno conhecida como cóclea, levando estímulos elétricos codificados diretamente ao nervo auditivo.
A principal diferença do IC para os aparelhos auditivos é o modo de funcionamento de cada um. Os aparelhos auditivos atuam como amplificadores, mas ainda dependem da capacidade do ouvido interno de transformar os estímulos sonoros amplificados em sinais nervosos. Por isso eles são indicados para a surdez leve, moderada ou severa.
O IC e os casos de surdez severa e profunda
Já nos casos de surdez severa a profunda, o funcionamento da cóclea (ouvido interno) é tão deficiente que a mera amplificação do som pelos aparelhos é capaz de gerar estímulo auditivo útil.
Nesses casos, o IC é indicado para substituir a função da cóclea, atuando não como um amplificador, mas como um decodificador do som em estímulos elétricos que irão ser captados pelo nervo auditivo e compreendidos pelo cérebro.
O IC consiste de uma unidade interna – que é implantada durante a cirurgia (b) – e uma unidade externa, conhecida como o processador de fala, (a). esse último é semelhante a um aparelho auditivo.
O processador possui microfones que captam os estímulos sonoros e os encaminham decodificados à unidade interna através de uma antena. O design, as cores e tamanhos do processador variam dentre os modelos e marcas disponíveis. A informação recebdida pela unidade interna é então encaminhada ao feixe de eletrodos (c) (um fino cabo cuja extremidade é inserida dentro da cóclea) próximo ao nervo auditivo (d).
A audição é um fenômeno extremamente complexo e seu processamento final acontece no nível cerebral. Poderíamos assim dizer que os ouvidos são responsáveis por ouvir (captar) os sons, mas quem escuta (compreende o significado dos sons) é o cérebro.
Saiba mais sobre implante coclear
-
- Indicações para o implante
- A cirurgia para fazer o implante
- Jornada completa do implante coclear de Paula Pfeifer: da cirurgia à ativação
- Ativação e mapeamentos do Implante Coclear
- Resultados do Implante Coclear
- Guia Completo do Implante Coclear no Portal Otorrino
- Marcas e modelos de implante coclear 2022
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
-
-
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
-
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM