Menu
Novidades

Guia de marcas e modelos de implante coclear

*Post escrito com a colaboração de Maria de Menicucci e Dr. Luciano Moreira

Quando o paciente recebe indicação para fazer a cirurgia de implante coclear é normal ter muitas dúvidas sobre as marcas e os modelos de implante.

Quais são as marcas e modelos de implante? Quais são as diferenças entre as partes internas de cada marca? E entre as partes externas? O que existe no mercado? Como é a assistência técnica? Posso escolher um modelo específico? Essas são algumas das dúvidas que recebemos diariamente aqui no Surdos Que Ouvem.

As dúvidas nos confundem pela infinidade de termos técnicos. Como paciente ou como pai/mãe/responsável por um paciente, você tem obrigação de se informar a fundo sobre o assunto, porque se trata de um casamento sem direito a divórcio.

Posso escolher um modelo específico?

A rigor, não cabe ao paciente e nem ao cirurgião a escolha de MARCAS e MODELOS específicos. É importante que isso fique claro, pois uma escolha assim poderia ter implicações comerciais e éticas. A “escolha” do cirurgião deve sempre se basear em critérios técnicos. Que tipo de prótese é necessária? Quais a características específicas do caso que justificam a solicitação de um modelo de implante com tais características?

Como cada fabricante possui modelos construídos de forma diferente, alguns deles podem ser mais adequados a determinadas causas de surdez (como no caso das ossificações e mal formações cocleares). Em outros casos, o dia a dia do paciente pode se beneficiar de conectividade sem fio, como no caso das crianças em idade escolar. Enfim, há muito espaço para dúvidas entre modelos para fazer uma escolha, desde que essa esteja ligada e justificada em termos técnicos, e não por uma preferência de marcas.

Leia o Parecer Técnico da Agência Nacional de Saúde sobre Implante Coclear e tire suas dúvidas.

Você não terá que se submeter a uma nova cirurgia quando quiser ou precisar trocar o seu processador externo por um modelo mais moderno. No parecer acima, você cerá Porém, a parte interna do IC só é compatível com a parte externa da mesma marca. 

Objetivo deste guia

O objetivo deste guia é apresentar as 4 marcas de implante coclear existentes no Brasil: Advanced Bionics, Cochlear, MED-EL e Oticon Medical. As informações foram coletadas nos sites oficiais das marcas. Também solicitamos informações a cada uma delas, através de seus responsáveis, que nos ajudaram a montar este guia. Fica aqui o nosso agradecimento!

No nosso Grupo no Facebook, temos 15.450 membros, entre eles milhares de implantados, prontos para compartilhar suas experiências e lhe ajudar nesta decisão difícil. 

 

 

 

De onde é a marca? Quando foi fundada?

A Advanced Bionics é uma empresa norte americana, que está localizada em Valência, na Califórnia. Foi fundada em 1993 e em 2009 foi adquirida pela Sonova Holding AG.

Tem chip interno compatível com ressonância magnética de 3 teslas, sem a remoção do imã?

Sim.

 

 

 

 

 

 

Quais são os modelos da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são os acessórios de conectividade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ComPilot

Streaming de áudio e controle remoto dos acessórios Phonak.

Remote Mic

Microfone Bluetooth que faz pareamento com o ComPilot. É utilizado pelo interlocutor do usuário para conversas individuais no ruído e à distância.

TV Link

Acessório Bluetooth para televisão com pareamento com o ComPilot, leva o som direto para o processador de áudio.

 Roger Pen 

O Roger Pen é um microfone sem fio e transmite o som da voz do interlocutor diretamente para o processador de áudio que tenha o receptor Roger 17.

 Roger Clip-on Mic

 O Roger Clip-On Mic é um microfone sem fio, utilizado pelo interlocutor do usuário para conversas individuais no ruído e à distância.

Possui capa aquática?

Sim.

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui marca de AASI parceira?

Sim, a Phonak. Tanto a AB como a Phonak fazem parte do grupo Sonova e passou a utilizar muito da tecnologia da Phonak nos seus produtos. Por isso tem a possibilidade da adaptação bimodal de forma efetiva, o sistema do aparelho auditivo Naída Link é compatível com a tecnologia dos processadores de som Naída CI Q70 ou Q90.

É possível o alinhamento do feixe de microfone dos dois dispositivos, facilitando a compreensão em ambientes ruidosos. O processamento do sinal elétrico (IC) e acústico (AASI) também é processado de forma conjunta, ou seja, as duas entradas de som atuam em conjunto facilitando a audição de todas as frequências.

Como é a assistência técnica da Advanced Bionics?

A assistência técnica da AB está localizada em São Paulo, capital, mas tem diversos representantes pelo país. Não efetua consertos, mas realiza a troca imediata das peças defeituosas por uma nova.

Possui empréstimo de aparelho (backup)?

Não.

Qual é o diferencial da marca?

 

 

 

 

 

 

Qual a novidade da marca que ainda está por vir?

 

 

 

 

 

 

 

Informações obtidas no site da marca e dúvidas adicionais solucionadas por Natalia Lima – Coordenadora de Iniciativas aos Cliente AB

 

 

 

 

De onde é a marca? Quando foi fundada?

De Sydney, Austrália, Cochlear foi fundada em 1981, pelo Dr. Graeme Clark, um dos inventores do implante coclear multicanal. Hoje a companhia possui cerca de dois terços do mercado mundial de implante coclear, com mais de 250.000 usuários de implante da Cochlear desde 1982.

Tem chip interno compatível com ressonância magnética de 3 teslas, sem a remoção do imã?

Sim.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são os modelos da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Kanso é um processador de áudio que fica fora da orelha, fica preso na cabeça através de um imã, deixando as orelhas livres.

A tecnologia entre os processadores Nucleus 6 e o Kanso é a mesma, só muda o formato do aparelho e o tipo de bateria, conforme a tabela comparativa acima. A escolha do usuário de implante coclear entre estes dois modelos fica por conta de: conforto da orelha (Kanso) x bateria recarregável (Nucleus 6).

 

 

 

 

 

 

 

Quais são os acessórios de conectividade?

 

 

 

 

 

 

Mini Mic 2

É um microfone de lapela que pode ser colocado na roupa da pessoa de quem ouvir a palestra, aula ou uma conversa em lugar barulhento. O som da fala vai direto para o processador de áudio. É para uso individual (capta uma só voz).

Mini Mic 2+

Também é um microfone, mas com função a mais: pode captar a voz individual (na posição vertical) ou múltiplas vozes (na posição horizontal) colocando em uma mesa.

Possui entrada de cabo de áudio, podendo plugar no computador, tablet, celular ou em qualquer outra fonte de áudio. O áudio será transmitido diretamente ao processador de fala.

Phone Clip

Conecta com qualquer smartphone via bluetooth, possui a botão de atender/desligar a ligação. Permite que realize as ligações, com mãos livres, com o smartphone no bolso. Também pode transmitir áudio via bluetooth de computador ou GPS de carro.

TV Streamer

Transmite o áudio da televisão diretamente ao processador de áudio, fornecendo uma melhor qualidade sonora e o ajuste do volume pode ser realizado, sem interferir com a televisão.

Possui capa aquática?

Sim. Todos os modelos possuem case aquático Aqua+, que permitem mergulho na água de até 3 metros, por uma hora.

 

 

 

 

 

Possui marca de AASI parceira?

 

 

 

 

 

 

 

Como é a assistência técnica da Cochlear?

A assistência técnica da Cochlear™ é realizada pela representante oficial no Brasil, a Politec Saúde, com serviço certificado pela Cochlear™ de Sydney, na Austrália – cidade onde se localiza a fábrica.

Os técnicos obedecem a um rigoroso procedimento de análise e verificação tecnológica, seja nas manutenções preventivas, seja nas manutenções corretivas, trabalhando em ambiente tecnologicamente tratado e certificado, obedecendo a todas as normas técnicas, garantindo um menor prazo na execução do serviço, entre o recebimento e a liberação dos acessórios e processadores de som.

Possui empréstimo de aparelho (backup)?

Sim, observando determinadas situações, há a possibilidade de empréstimo de processadores aos usuários, caso o prazo de finalização do serviço de manutenção se estenda acima do padrão obedecido.

Qual é o diferencial da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a novidade da marca que ainda está por vir?

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações obtidas no site da marca e dúvidas adicionais solucionadas por Walter Kühne Junior – Coordenador do Programa de Voluntários da Cochlear Brasil

 

 

 

 

De onde é a marca? Quando foi fundada?

MED-EL está sediada em Innsbruck, Áustria, e foi fundada em 1989, pelo casal de cientistas Erwin Hochmair e Ingeborg Hochmair, que foram inventores dos primeiros implantes cocleares multicanais do mundo.

Tem chip interno compatível com ressonância magnética de 3 teslas, sem a remoção do imã?

Sim.

 

 

 

 

 

 

 

Quais são os modelos da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O RONDO 2 é um processador de áudio que fica fora da orelha, fica preso na cabeça através de um imã, deixando as orelhas livres. 

A escolha dos usuários entre os modelos SONNET e RONDO 2 fica por conta dos critérios:

RONDO 2: conforto e capas estampadas. SONNET: tecnologia de processamento do som e conectividade e microfones. SONNET 2: mais filtros de processamento do som, microfones, nova tecnologia de conectividade.

Quais são os acessórios de conectividade?

 

 

 

 

 

Artone 3 Max

Colar de indução Bluetooth para conectar com dispositivos que tenham Bluetooth como celular, tablet e outros.

Roger Pen 

O Roger Pen é um microfone sem fio e transmite o som da voz do interlocutor diretamente para o processador de áudio que tenha o receptor Roger 21 ou Roger X. 

Roger Clip-on Mic 

O Roger Clip-On Mic é um microfone sem fio, utilizado pelo interlocutor do usuário para conversas individuais no ruído e à distância.

AudioLink 

AudioLink conecta o processador SONNET e SONNET 2 em seus dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablet, TV, ou outros dispositivos bluetooth.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui capa aquática?

Sim, WaterWear para todos os modelos.

 

 

 

 

 

 

 

Possui marca de AASI parceira?

Em casos de usuário bimodais, o implante coclear é programado para ficar equilibrado com as informações do AASI que o usuário usar, independente da marca que o usuário estiver usando na orelha não implantada. 

Como é a assistência técnica da MED-EL?

Foi construído em São Paulo um centro de assistência técnica com equipamentos vindos da Áustria. Profissionais técnicos montaram uma estrutura que garante o mesmo controle de qualidade que sempre oferece em Innsbruck. No caso de processadores com danos mais severos em que não é possível fazer o conserto rapidamente, realiza a troca imediata do processador.

Possui empréstimo de aparelho (backup)?

Sim. Além de realização de reparos no Brasil e trocas de processadores por novos quando não é possível o reparo.

Qual é o diferencial da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a novidade da marca que ainda está por vir?

 

 

 

 

 

Informações obtidas no site da marca e dúvidas adicionais solucionadas por Thomas Huetter – Diretor Geral MED-EL do Brasil e Débora Miyashita – Suporte Clinico MED-EL do Brasil

 

 

 

 

De onde é a marca? Quando foi fundada? 

A marca Oticon tem como origem a Dinamarca, fundada em 1902. A corporação Oticon criou a marca Oticon Medical em 2007 para entrar no ramo dos implantes auditivos. Em 2013, a Oticon Medical formalizou a aquisição da empresa francesa de implante coclear Neurelec, que havia sido fundada em 2006. Passou a investir na pesquisa e desenvolvimento do novo sistema de implante coclear, que foi lançado em 2015.

Tem chip interno compatível com ressonância magnética de 3 teslas, sem a remoção do imã?

Não.

Quais são os modelos da marca?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são os acessórios de conectividade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui capa aquática? 

Sim. Indicada para mergulhos em profundidades de até 3m, por uma hora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui marca de AASI parceira?

 

 

 

Como é a assistência técnica da Oticon Medical? 

A assistência técnica se localiza em São Paulo, capital. O paciente envia o processador de fala para a avaliação e/ou acessórios por correio ou pode deixar em algumas loas Telex local.

Possui empréstimo de aparelho (backup)?

Não.

Qual é o diferencial da marca?

 

 

 

 

 

 

 

O cabo da antena é fabricado com material de colete à prova de bala e possui resistência maior a puxões e quebras.

O Neuro 2 é resistente à chuva, acidentes com água ou apenas ter momentaneamente esquecido de retirar o processador de áudio antes de ligar o chuveiro. Ao dar o comando de voz “Como está?”, o processador Neuro 2 responde com luzes, indicando o seu estado.

Informações obtidas no site da marca e dúvidas adicionais solucionadas  por Fabiana Danieli, Gerente de Produto Oticon Medical Brasil

Entre para o Grupo Surdos Que Ouvem no Facebook

Leia mais:

Implante coclear: as diferenças entre o SUS e os planos de saúde

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Sem comentários

    Escreva um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.