A vida sexual de quem tem surdez e usa aparelho auditivo ou implante coclear existe, mas o engraçado é que ninguém fala disso – estamos falando de adultos, ok? Dia desses, alguém tocou nesse assunto no Clube dos SURDOS QUE OUVEM e não consegui parar de pensar que precisava escrever um post!
O ponto mais delicado para qualquer deficiente auditivo usuário de tecnologias que permitem ouvir é se sentir à vontade com outra pessoa. É sempre motivo de tensão alguém tocar no nosso aparelho de audição ou ouvido biônico. Quando usamos aparelho auditivo é ainda mais tenso, pois ele apita, tem microfonia, o molde machuca se colocamos a cabeça no travesseiro… Quem nunca se sentiu constrangido por causa disso com um paquera ou namorado(a) que atire a primeira pedra!
Gente, imaginem a cena: dois surdos vão ao motel. Chegando lá, os dois percebem que nenhum consegue ouvir e entender no interfone para falar com o recepcionista e pedir um quarto. E aí, como faz? Quando o sexo envolve um ouvinte, as coisas são menos tensas porque a audição dele está a postos para ajudar. Mas foi revisando esse post que percebi como o sexo entre dois surdos pode envolver as mais variadas situações tragicômicas!
A surdez
A deficiência auditiva é um fardo bem pesado de carregar, e quando a gente encontra alguém que torna esse fardo mais leve e nos ajuda a carrega-lo, é um alívio. E todos nós sabemos que não é fácil de encontrar alguém assim. Os leitores me contam muitas histórias de namorados(as), maridos, esposas e ficantes absurdamente insensíveis e sem noção no que diz respeito à sua surdez. Duvida? Dá uma olhada nos destaques “Leitores” no meu Instagram.
A vida sexual
A vida sexual de qualquer ser humano envolve milhares de descobertas e muitas nuances que vão sendo desvendadas aos poucos. Sexo tem a ver com clima: meia luz, música de fundo, velas, toques, sussurros, gemidos. Duas pessoas que ouvem vão tirar isso de letra com a maior facilidade. Mas e quando um dos dois não ouve, ou ouve mal? É fato que ter que repetir algo na hora “H” quebra o clima e que precisar soltar um “HÃN?” quebra mais ainda, né?
Mas esse é o nosso mundo e não temos como fugir disso. Passaremos por mil situações constrangedoras e nos envolveremos com várias pessoas diferentes até ter experiência e sabedoria para conseguir relaxar e conduzir esse momento da melhor forma possível. Não tem fórmula mágica! O que torna as coisas mais fáceis – e gostosas – é ter intimidade com a pessoa.
Com certeza todos vocês que estiverem lendo isso e que já têm vida sexual ativa alguma vez estiveram com um(a) parceiro(a) com o qual se sentiram super constrangidos. E se o aparelho apitar? E se o implante cair? E se me falar algo e eu não entender – quem quer fazer leitura labial numa hora dessas??? Muita coisa pode acontecer, e acontece!
A vida sexual de quem usa aparelho auditivo
Os terapeutas de casal e sexólogos são unânimes em dizer que o melhor afrodisíaco que existe é uma boa comunicação. Quem não se comunica se trumbica, e quem é surdo precisa aprender o quanto antes essa lição preciosíssima.
Quando comecei minha vida sexual, o impacto da perda auditiva ainda era, de certa forma, sutil no meu dia-a-dia. Eu não me sentia ferrada pela surdez porque ainda conseguia ouvir muita coisa sem meus AASI. Santa inocência, Batman! Só fui entender tudo o que eu havia perdido dos 20 aos 30 anos quando voltei a ouvir com meu primeiro implante coclear. Foi aí que eu descobri que sexo tem trilha sonora própria: gemidos, sussurros, frases ditas ao pé do ouvido, e os lindos sons de dois corpos apaixonados e entrelaçados em movimento.
Foi aí que eu descobri como é gostoso colocar uma música de fundo, mudar o tom de voz, ouvir o barulho da abertura do sutiã, ouvir os sons que o outro faz quando está totalmente conectado com você, ouvir os sons das nossas respirações… Ai, ai!
As experiências que tive me mostraram que o aparelho auditivo apita, mas não cai (bendito molde!) e que implante coclear não apita mas também não para no lugar. Engraçado pensar que quando usava aparelhos auditivos, na hora do vamosver tirava um deles para o stress ser menor, e agora que uso dois implantes cocleares é a mesma coisa: tiro um deles para poder manejar a cabeça no travesseiro do lado que está sem nada atrás da orelha! 🙂
Ainda não inventaram aparelho auditivo ou implante coclear à prova de sexo
O aparelho auditivo perfeito não teria microfonia na hora “H” de jeito nenhum, não machucaria e ficaria quietinho no lugar mesmo que você esteja praticando as posições sexuais mais cheias de piruetas do planeta. Hahahaha!
O implante coclear perfeito não cairia da orelha e, se caísse, os microfones reconheceriam que estão roçando num lençol ou num travesseiro e não fariam aquele barulho pavoroso! Aliás, podia ter um programa “Sexo” nos mapas dos implantes cocleares, não acham?
Comigo acontece o seguinte: o IC cai da orelha mas o ímã continua grudado na cabeça, ou seja, eu continuo ouvindo, mas o som passa a ser das porradas que o microfone leva do lençol, do travesseiro, da cabeça, dos braços ou do que for que encostar nele na hora.
Ninguém merece!!! Não existe um modelo de IC ou AASI na face da Terra hoje que fique no lugar e não machuque ou incomode enquanto seu dono esteja se divertindo…
Sexo sem som?
Eu não gosto de sexo sem som, acho que perde metade da graça não ouvir o que está acontecendo e as reações do outro. Porém, muitas vezes acabo desistindo do IC no meio porque é um saaaaaco ter que ficar recolocando no lugar toda vez que ele cai da orelha, e quando estamos falando de AÇÃO, ele cai trocentas mil vezes. E aqui no Crônicas da Surdez nós falamos de vida real de power users de AASI’s e IC’s: na vida real ninguém fica quietinho e paradinho num local silencioso, certo?
Tudo é uma questão do estado de espírito do dia: às vezes perco completamente a paciência e tiro o IC assim que ele cai pela quinta vez, às vezes a gente dá risada e segue em frente, às vezes o marido percebe o negócio despencando e minha irritação com isso e ele mesmo coloca de volta na orelha… Cada dia é diferente! O que importa é ter sangue frio e bom humor nessas horas, porque elas foram feitas para a gente se divertir, não se estressar.
As experiências dos leitores: sexo e surdez
A.
Na hora do vamos ver eu tiro, meu IC tem muito ciumes de mim e faz de tudo para chamar a atenção, aí ele fica caindo, e eu sem óculos fico tentando encontrar e torcendo para não machucar o IC.
A.
Antes como ouvinte confesso que era mais segura. No começo com IC foi estranho, não conseguia ficar com ele na orelha até que desisti de usar nessa ocasião. Às vezes a comunicação com parceiro falha, mas nada que a gente não dê um jeitinho pra nao quebrar o clima. No meu caso que sou casada antes e depois da surdez ja tínhamos intimidade então sexo nunca foi problema.
N.
Como ouvinte os sons sempre foram estimulantes e um guia se está no caminho certo, pós-IC também sempre com ele junto. Sexo a 3 é bom demais: eu+ela+ic! 🙂
F.
Eu sempre tiro o AASI por conta da microfonia
F.
Minha dica é tirar o o AASI/IC quando o parceiro pausar pra colocar a camisinha
M.
Eu gosto de beijinho na orelha! O aasi apita…. Mas não ouvir o que o parceiro diz não é legal… comunicação é importante e também faz parte do clima. Como uso IC num ouvido e aparelho no outro, eu tiro só um. As vezes sofro com o IC que n paro no lugar! Mas sempre se dá um jeitinho.
S.
Eu gosto de ouvir tudinho. Não tiro os aparelhos!!
M.
Meu marido prefere não falar, porque eu sempre entendo errado e caímos na gargalhada! E tudo levamos na brincadeira, pois nossa cama é nosso playground favorito neste mundo!
R.
Uma vez achei que perdi o meu aparelho, fiquei procurando, não achei. Foi bem chata a situação porque eu não tinha intimidade assim com a pessoa. Mas depois tudo se encaixou…rs. E quando fui embora nem conseguia pensar se tinha sido bom porque eu tava só imaginando a grana que eu tinha que desembolsar pra comprar outro aparelho, quase chorei na frente do cara mas me segurei. Aí eu abri a bolsa em casa….e lá estava ele guardadinho em um compartimento que geralmente não uso…rsrs. Dei pulos de alegria! E então senti que meu caso de amor era com meu aparelho porque sem ele…não estou ainda preparada.
Coisas que podem acontecer na hora “H”
- A pilha acabar
- O aparelho auditivo machucar
- O aparelho auditivo apitar e quebrar o clima (com intimidade isso passa batido!)
- O parceiro falar uma coisa e você entender outra (PE-RI-GO!)
- O implante cair da orelha
- Você não conta que usa AASI/IC e o parceiro descobre na hora e leva um susto
- O AASI/IC desaparecer no meio da ação e você só perceber depois (e se desesperar!)
- Colocar o AASI/IC na mesinha de cabeceira e o cachorro comer enquanto você se diverte
- O parceiro falar algo e você nem ouve, entretido com os outros sons…
Como quase tudo o que diz respeito à vida de uma pessoa com deficiência auditiva, nossa vida sexual pode ser cheia de percalços em função da surdez – a falta de som, a comunicação truncada e alguns constrangimentos e situações pelas quais as pessoas que ouvem não precisam passar são nossos desafios. Mas nada que não se resolva com intimidade e bom humor…
Sexo é bom e todo mundo gosta. Com som ou sem som, entendendo o que é dito – ou não -, com aparelho caindo ou ficando no lugar, esse é um dos momentos mais divertidos da vida. Relaxe e aproveite! 😉
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
18 Comments
Mário Sérgio
12/03/2023 at 07:42Ótima crônica nos trazendo a mais pura realidade que ocorre nos casos de surdez.
Vc é demais, cuide-se e bom domingo
Marcelo
29/09/2021 at 17:17Sensacional este post/matéria!!! Espetacularrrr…….
Tudo o que a minha curiosidade precisava saber sobre sexo, intimidade e surdez.
Vivo um momento único em minha vida. Estou apaixonadíssimo por uma pessoa com surdez bilateral, e que usa aparelhos auditivos. Há décadas que não sinto isso (nem lembro exatamente quando foi a última vez, e não faço a mínima questão de lembrar), e eu também não sabia da surdez dela, o que pra mim também não mudou em nada o sentimento inicial.
O gostoso da vida é isso, é poder aprender um pouco de tudo e, de tudo um pouco.
Não economizo tempo e dedicação para aprender sobre o assunto, pois isso só me deixará mais preparado caso um dia viérmos ter algo.
Um universo completamente novo para mim.
Obrigado e Parabéns!!!!!
Daniella
05/04/2018 at 10:06Adorei a página, não sou surda nem conheço ninguém , mais sou apaixonada pelo tema. Meu TCC foi sobre LIBRAS na Educação Infantil e pretendo fazer pós em Interprete. Ganhou mais uma seguidora. Parabéns pelo trabalho.
Keila
26/02/2018 at 17:34Estou um tempinho sem vir aqui. Correrias da vida. Mas amei que fale sobre isso. É tabu na sociedade imagina para aqueles com problemas de comunicação. Sou uma pessoa tátil e visual nestas horas, mas a falta de audição me fez perceber o outro pelo tato e eu acho muito mais excitante a atenção que deposito na hora do sexo para sentir como o outro sente em vez de ouvir e também observar as reações . Nunca foi desconcertante com ou sem aparelhos ou IC e sim por outros motivos que acontecem e faz parte. O aparelho cai sim mas aí a pessoa vai lá e coloca além de dar um beijinho ou ficar com as mãos apoiando! Rs não tenho pq não gostar. Rs
Angerneyde
15/08/2017 at 08:14Sou auditiva bilateral parcial desde de nascença…usei aparelho por dez anos e depois não tinha como trocar por outro pq minhase condições financeiras não dava…daí pensei em frequentei escolas especial para me adaptar bem como a minha surdez…Nessa época por dentro de mim falava mas alto e queria aventurar como se eu fosse normal..Como se eu ouvisse bem….esquecesse que tinha eu tinhá só 50% da minha surdez em um ouvido e 20% no outro…E assim eu fiz..viajei bastante, diverti muito e depois certo tempo tive uma enxaqueca grande que perdi os 20% da minha surdez… fiqueijo com quase depressiva e é tive que me conformar com os meus 48% por centos de surdez… levo a vida normal graças a deus e estou no terceiro marido e estamos super bem e não hora H eu praticamente esqueço que sou auditiva pq nois se comunica através do olhar…do corpo..enfim…
Adriano Gonçalves de Castro
14/08/2017 at 23:05Eu tiro meu IC e gosto de observar o rosto da minha esposa na hora H adoro fazer amor com ela.
Um abraço!
Ana Lucia Santiago
13/08/2017 at 20:25Lendo os comentários e dúvidas !!! ?
CINTIA
27/02/2017 at 11:50Gente eu tô doida pra dar uns beijinhos na orelha/pescoço de um cara, alguém que usa aparelho pode me dizer o que pode acontecer? Só pra me prevenir e.e
Telca Cavalcante
23/02/2017 at 11:09Paula sou sua fããããããã,tenho uma DA é maioria dos postos passo pra ela,que bom que os surdos oralizados contam com vc.??????????????
Andrea
18/02/2017 at 14:45Comecei a perder a audição há mais ou menos 20 anos, já era casada, filhos, etc. Antes de precisar realmente usar meus AASI eu vivia perguntando a ele “o que você disse?” ou “repete por favor”, sempre com voz sensual…risos. Com o tempo me adaptei aos AASI, mas a microfonia é tenebrosa. Como gosto de luz acessa, eu “leio” meu esposo. E quando isso não é possível, “leio” seus gestos, toques e.. enfim, minha leitura corporal é muito boa e passo como ouvinte sem problemas…rs
Cristina
18/02/2017 at 14:03Eu estou junto com meu esposo a 7 anos e ele usa AASI. Quando o conheci ele já usava. As primeiras vezes ele não tirava, dava microfonia nos ríamos e ficava tudo bem…com o passar do tempo e a intimidade ele passou a ficar sem já que as vezes nos acordavam os e ele já estava sem…para mim então não é confortável porqUE ele não me escuta…então conversamos e decidimos juntos a ele sempre usar…quando chega a hora a primeira coisa é pegar o AASI…é tudo fica bem e maravilhoso! Acho que a melhor forma e adaptação e conversa p ficar bom para os dois!
Monica Bray
17/02/2017 at 22:39Como audiologista de adultos veterana na Austrália, posso guarantir que esse tema é abordado com grande frequência, inclusive pelas gerações mais avançadas!
Alexandra Souza dos Santos
17/02/2017 at 21:50Adorei. Parabens Paula. O texto esta show.
Clara
17/02/2017 at 15:57Uma vez fui na balada com minhas amigas, um garoto pediu pra ficar comigo e aceitei. Na hora do beijo o IC caiu no meio da muvuca, foi um desespero! Aquela musica altíssima em volta, muita gente, o chão todo sujo de bebida.. eu me desesperei! Mas consegui achar, corri pro banheiro pra salvar o IC, por fim não aconteceu nada com o ic, ainda bem.. mas foi um climão e muito constrangedor.. nunca mais fiquei com alguem em uma balada e morro de medo de alguem esbarrar em mim e levar o IC.. muvuca é um perigo pra quem usa IC ou AASI..
Rute Cláudia de Medeiros Nóbrega
17/02/2017 at 15:07Conheço um homem que manda a esposa retirar o aparelho pra não apitar. Ela fica constrangida com os barulhos do ato sexual afinal, ninguém quer ver sua intimidade sendo motivo de piadas na vizinhança.
Paula Pfeifer Moreira
19/02/2017 at 20:38Nenhum vizinho seria capaz de ouvir o barulho de um aparelho auditivo apitando, Rute…
Mariana
27/02/2020 at 22:08Meu Deus que delícia ler esse post e os comentários.
Tenho 31 anos e uso aparelho a 2 anos.
Meu namorido está comigo a 8 anos, desde quando eu não tinha a otosclerose e ele certamente ficou tão feliz quanto eu quando consegui comprar minhas duas jóias!
Mas voltando ao assunto, só faço ‘amor’ com meus aparelhos e a única precaução é com lambeijos nas orelhas, fora isso, eles estando bem encaixados não machucam quando deito e não caem nem se eu plantar bananeira.
Pryscilla Cricio
04/08/2020 at 16:00Olá Mariana,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem