A primeira coisa que mais gosto no Nucleus 6 com certeza é o Scan, mas a segunda…é o meu amado Mini Mic. No Brasil, ele vem no Kit Baby (prestem atenção nisso quem for implantar ou fazer upgrade de processador). Nada mais é do que um dispositivo que funciona com a tecnologia wireless de 2.4 GHz captando sons e os enviando direto para o implante coclear, sem fio. No início eu achava que para ativar o Mini Mic precisava do controle remoto, mas depois acabei aprendendo que não: basta clicar no botão da frente do N6 por dois segundos. Pronto!! Ele é pequenininho e super leve. Pena que ainda não funciona debaixo d’água, porque seria o máximo poder ouvir o que alguém fala enquanto você dá um mergulho na piscina #sonharnãocustanada
Ir para aulas e palestras
Esqueça sistema FM e afins. Basta entregar o Mini Mic para o professor ou palestrante, que vai prendê-lo na blusa/camisa – deve ficar perto da fonte de fala, então o melhor lugar é na lapela mesmo. Não sei descrever dignamente a sensação de estar numa sala de aula OUVINDO a voz do professor de um jeito alto, claro e limpo, como se ele estivesse falando só para mim. Acho que foi uma das coisas mais incríveis que já experimentei. Imagino o quanto isso é e vai ser maravilhoso para os bebês e crianças usuários de Nucleus 6, que ficarão livres de fios para sempre e de quebra terão uma qualidade sonora incomparável.
Assistir filmes e documentários no iPad
Eu prendo o Mini Mic (ele vem com um prendedor tipo clipe atrás) bem na saída de som do iPad e assim posso treinar meu inglês e meu espanhol enquanto assisto a filmes e documentários. É tão bom!!
Correr na esteira ouvindo a TV
Na academia que frequento todas as esteiras têm uma TV própria, e só sai som dela pelos fones de ouvido que as pessoas acoplam. Coloco um fio pequenininho no Mini Mic e engato ele na saída de som da esteira. E aí perco a hora caminhando com prazer, pois é definitivamente maravilhoso ficar ouvindo os seriados e jornais. O mais legal é que as legendas nunca são fiéis às falas dos personagens, então fico me achando o máximo por entender as falas do jeito certo e discordar das legendas. Academia sempre foi um lugar silencioso pra mim e, por isso, chato. Nunca pude desfrutar do prazer de ouvir música enquanto malhava, então hoje dou um tremendo valor a isso.
Atender o telefone
Até isso dá para fazer com o Mini Mic. Fiz o teste esses dias. Basta ligar o fiozinho nele e no iPhone. A diferença do Phone Clip (que vem no Kit Adulto) é que o Phone Clip é 100% hands free, ou seja, com ele dá pra falar no telefone enquanto você dirige, lava a louça ou qualquer outra coisa. Com o Mini Mic é preciso clicar no aparelho celular para atender, e aí o som vem direto pro IC. E o celular tem que estar perto para que o Mini Mic transmita a nossa voz para o interlocutor. Não é a coisa mais prática do mundo, mas quebra um galhão. Acredito que telefones sem fio com bluetooth sejam igualmente compatíveis com o Mini Mic.
Dirigir prestando atenção no GPS
Nessa situação é ótimo ter a opção de receber um som limpo, alto e claro direto no implante, sem distrações. Mesma coisa, só conectar o fiozinho no Mini Mic e no GPS e pronto, o som vem direto pro implante coclear.
Ver TV
Eu não tenho o TV Streamer (não sei se ele já está à venda no Brasil, inclusive) que é um dos três acessórios wireless compatíveis com o Nucleus 6. Para ver TV usando o Mini Mic é muito simples. Basta deixá-lo perto da saída de som da TV que ele funciona como nas aulas/palestras.
Ouvir música
Pode ser no celular ou num aparelho de som. Você apenas conecta o fiozinho no Mini Mic e no aparelho em questão que a conexão entre eles envia a música direto para o implante. E o melhor, sem nenhum som externo (basta pedir essa programação para a fonoaudióloga). Acho que essa é a funcionalidade que acho mais ‘ficção científica’, afinal, raciocinem comigo: quando é que um ouvinte vai imaginar que eu estou concentrada fazendo alguma coisa e ouvindo música sem fio ao mesmo tempo, sem nenhum outro som para incomodar? Tem coisas que só um implante coclear faz por você…
Conversar com alguém de longe
Fiz isso numa viagem ao Uruguai e foi muiiiito legal. Na verdade tenho que editar o vídeo do dia em que eu e o Luciano decidimos conversar cada um numa ponta diferente de uma piscina gigantesca. Tudo o que ele falava láááá de longe parecia que estava falando ao pé do meu ouvido, mas ele não ouvia nada do que eu dizia, hahahaha!! Me diverti. E fizemos um teste e o Mini Mic aguentou muito mais distância do que ele normalmente suporta (7 metros segundo a Cochlear). O Lu ficou numa ponta da piscina e eu fui caminhando o mais longe que pude e ainda assim ouvia no IC tudo o que ele falava – acho que estávamos a uns 20 metros um do outro, sem paredes e nenhum tipo de interferência.
18 Comments
Eliane
02/02/2019 at 14:53Boa tarde Paula!!!
Gostaria de saber se no nucleus 6 tem algum cabo para falar no telefone fixo? Minha filha não consegue ouvir direito. Apenas no celular.
Pryscilla Cricio
20/08/2020 at 17:45Olá Eliane,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Implante coclear na academia
08/03/2017 at 19:22[…] não existe a mínima possibilidade de ir para a academia sem meu Mini Mic ou meu cabo de áudio: é um momento meu, no qual o que me dá mais prazer é ouvir música e […]
Lilian Santos
08/03/2017 at 00:33Oi Paula, uma duvida.
Recebi o Mini mic 2 hoje é no post você comenta sobre conectar um fiozinho no Mini mic e no iPad (iPhone também da?) que cabo é esse?
Aguardo.
Lilian
Paula Pfeifer Moreira
08/03/2017 at 13:59O MiniMic 2 não possui entrada para cabo de áudio, INFELIZMENTE.
Apenas o MiniMic 2+ possui essa entrada.
Valdirene Silva
13/05/2016 at 18:48Ele já vem incluso junto com o Nucleus 6 ou compramos fora a parte?
Usos inusitados do Mini Mic
07/12/2015 at 17:03[…] o Luciano foi falar, foi de Mini Mic. Isso fez com que a aula parecesse ter sido dada só pra mim, rsrsrs! Muito, muito legal. Vocês […]
Vera de Carlos
30/11/2015 at 21:23Olá,
Conheci seu site ontem. É bastante útil. Parabéns!
Poderia dizer qual o tipo de perda auditiva você tem? E você saberia indicar algum médico no Rio de Janeiro que faça implante coclear. Eu poderia pesquisar na Internet, mas não é isso que eu quero. Preciso de um médico recomendado, de preferência, por outro médico.
Crônicas da Surdez
02/12/2015 at 10:34Vera, tudo bem?
Perda auditiva bilateral neurossensorial profunda.
No Rio te indico o Dr. Luciano Moreira http://www.portalotorrino.com.br – consultório em Copacabana e especialista em implante coclear.
Bjos
11/11/2015: dois anos de implante coclear ativado
11/11/2015 at 17:12[…] para dar entrevista em programa de rádio que acho que ficaria com medo! Rsrsrsrs! Hoje em dia, o Mini Mic me ajuda DEMAIS em situações com muitas pessoas ou muito […]
Usando o Mini Mic do Nucleus 6 em viagens
14/10/2015 at 15:05[…] não viajo mais sem o Mini Mic por dois motivos básicos. O primeiro é poder conversar sem esforço em restaurantes barulhentos, o […]
Helisandro
27/08/2015 at 08:31Boas dicas, devo estrear o mini mic em breve! Abs!
Andrea Gavinhos
14/08/2015 at 18:04Oi Paula.
Meu AASI tem o mini mic, que não adquiri por dois motivos: preço alto e não serve em telefone fixo.
Com meus AASI consigo atender o celular e o telefone de casa, pelo viva-voz. Já no meu serviço, o telefone não tem o viva-voz. Dia desses acompanhei meu esposo ao hospital para que ele passasse por um exame de rotina. Enquanto ele espera por sua vez, em outra sala, ele ligou no meu celular. Sempre atendo pedindo que “espere um pouco, estou colocando o celular (ou telefone) no viva-voz”. Ao fazer isso, acho que o microfone do celular estava muito alto. Enquanto falava com meu marido, notei que as pessoas olhavam pra mim com reprovação. Após deslisgar, ajeitei o fiozinho do meu AASI e disse sorrindo, sou surda. Não queria constranger ninguém, mas as pessoas têm que parar de julgar os outros. A mulher ao meu lado não sabia o que dizer.
Sinto muito, mas não tive outra alternativa.
Bjs
Gisele Cristina Nascimento
13/08/2015 at 10:25Bom dia Paula,
Achei muito interessante esse Mini Mic. Atualmente uso AASSI bilaterais, tenho o pure carat. Existem Mini Mic para eles também?
bjs
Mariana
14/04/2016 at 16:31Olá, Gisele! Para o Pute Carat, tem o Mini Tek da própria Siemens.
Sônia
05/08/2015 at 11:46Olá Paula, muito interessante isso tudo, mas se a pessoa quiser todos estes recursos sem “se desligar” do que estão falando a sua volta, é possível???
Crônicas da Surdez
06/08/2015 at 22:06É sim!!!
Bruno Galante
22/07/2015 at 16:15Oi, Paula!
Post bacana! E para o Medel, tem algum aparelhinho assim? Nunca ouvi falar para o Medel =(
Abs,
Bruno