Menu
Aparelhos Auditivos

Como proteger APARELHOS AUDITIVOS de SUOR e UMIDADE

Quem usa aparelhos auditivos precisa saber como protegê-los do suor e da umidade (praia, piscina, academia, etc) para que tenham vida longa. Suor e umidade são os maiores inimigos dos aparelhos auditivos! Temos várias dicas que podem facilitar o seu uso no verão, nos arredores de uma piscina, à beira da praia ou praticando esportes que te façam suar muito. 

Quem usa implante coclear tem uma preocupação a menos, já que para eles existem capas à prova d´água que permitem mergulhos sem preocupação. Você pode ouvir debaixo dá água se tiver a capa específica para o seu modelo de IC, e isso é incrível.

E quem usa outras próteses auditivas que não possuem capas próprias para proteger da água, como faz? Trouxemos dicas para você cuidar dos seus aparelhos auditivos e aproveitar o verão com menos preocupação.

Mas atenção: nenhuma das dicas permite nadar e nem mergulhar com os aparelhos auditivos, ok? Elas servem para aumentar a proteção, mas não tornam os seus aparelhos à prova d´água!

Como proteger seus aparelhos auditivos

A principal dica é que você tenha um desumidificador elétrico, que é o que há de mais moderno hoje no mercado para salvar suas próteses do suor e da umidade. O desumidificador é a CAMA do seu aparelho auditivo, onde ele dormir todas as noites. Fiquem ligados pois, em breve, o melhor desumidificador de todos vai ter um preço especial para #SurdosQueOuvem leitores do Crônicas da Surdez! Uso o DryLux, vendido no Brasil exclusivamente pela Medel, há anos, e recomendo para todo mundo. Logo mais mandarei informações para todos que estiverem cadastrados na nossa NEWSLETTER para que vocês possam adquirir o seu preço especial (só precisa ser rápido porque serão poucas unidades disponíveis).

Faixas esportivas

Ótimas para quem pratica esportes no verão, inclusive na praia, essas faixas absorvem o suor para que ele não escorra pelo rosto e orelhas, e assim evitam os respingos nos aparelhos auditivos. Existem de vários tamanhos e cores, podem ser encontradas em sites de artigos esportivos, como “faixa esportiva” ou “faixa de cabeça”, “testeira esportiva” ou “headband”. Você provavelmente já viu um tenista usando uma!

Dependendo de como for o seu cabelo, você pode deixá-las acima das orelhas, sem encostar no AASI, ou encaixada entre o aparelho auditivo e o cabelo, para que o aparelho não encoste diretamente na pele e sim na faixa, como você achar melhor. Algumas são de tecido duplo, onde é possível abrir um pequeno furo em cada lado para inserir os aparelhos dentro da própria faixa, entre os tecidos.

faixa cabelo

Lenços e chapéus

Os lenços fazem sucesso há décadas e ainda são super úteis na praia ou piscina, não só para proteger os aparelhos auditivos, mas também o couro cabeludo dos raios solares, e você pode usar somente ele ou completar com um chapéu.

Existem em várias cores, materiais e tamanhos, e os jeitos de usar e amarrar são muitos, use a criatividade e procure inspirações na internet – o Pinterest é o melhor lugar! Além de bonitos ainda protegem seus aparelhos de respingos de água e areia.

Capas de Tecido

Existem capinhas feitas especialmente para “vestir” os aparelhos auditivos, em neoprene ou tecidos semelhantes e elas ajudam muito na proteção!

Alguns modelos vêm junto com cordões para evitar a perda, com um clipe que você prende na roupa. Outros modelos são somente as capinhas individuais, em várias cores, para encaixar nos aparelhos auditivos.

No Facebook, peça indicações em nosso grupo de quem produz e vende essas capinhas, vários membros que são clientes poderão indicar para você! Algumas das pessoas que costuram as capinhas para AASI também fazem faixas elásticas com encaixe próprio para implante coclear e aparelho auditivo, dando mais segurança de que eles não vão cair durante uma atividade física.

capinha

 

Em caso de não ter capinha de tecido, você pode improvisar com bexigas, aquelas de aniversário, cortando e encaixando nos aparelhos, assim:

SULP

E na hora de entrar na água?

Proteja os seus aparelhos com capas impermeáveis e deixe-os em um lugar seguro, já que uma bobeira pode ser fatal para eles! Existem cases para guardar fones de ouvido que servem super bem para aparelhos auditivos, pesquise por “porta fone impermeável” e encontrará vários na internet, inclusive com capa rígida para proteger contra amassos.

Existem também as nécessaires impermeáveis, onde você pode colocar os aparelhos e celulares e relógios.

Outra dica: sempre leve lenços umedecidos para a praia, pois servem tanto para limpar o rosto e reaplicar protetor solar como também para limpar bem as mãos antes de mexer em aparelhos auditivos, celulares e outros eletrônicos. São baratos e super úteis, e você se livra de ficar com as mãos grudentas de protetor solar e areia! 

E quando chegar em casa?

É hora de remover a umidade assim que possível! Limpe os aparelhos com um tecido seco, tire as pilhas e coloque os aparelhos no desumidificador elétrico, leia mais sobre eles nesse texto que explica a diferença entre os modelos de sílica e os elétricos.

O álcool isopropílico também é um ótimo produto para limpar os aparelhos, mas use somente esse tipo (isopropílico), que normalmente é encontrado em farmácias ou lojas de eletrônicos, pois serve para limpar os contatos elétricos de dispositivos. Outros tipos de álcool podem manchar os AASIs.

Meu aparelho auditivo molhou, e agora?

Primeiro de tudo, desligue o aparelho ou implante! Por mais tentador que seja, não ligue para ver se ainda está funcionando! Tire a pilha ou bateria assim que possível, e se não estiver com nenhum desumidificador por perto, improvise com arroz: coloque arroz seco em um pote, coloque um guardanapo por cima, e os aparelhos em cima do guardanapo, com os compartimentos da bateria abertos.

Feche bem o pote, deixando até o outro dia, assim o arroz seco lá dentro irá absorver a umidade do aparelho. Não deixe em contato direto com o arroz, pois o pó que ele solta pode estragar o aparelho auditivo, por isso use o guardanapo. Segure a ansiedade e tente ligar somente no outro dia, quanto mais tempo deixar no desumidificador ou no arroz tirando a umidade, melhor!

Se tiver desumidificador elétrico, use-o!

Post escrito por Danielle Kraus Machado

LEIA MAIS:

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

1 Comment

Leave a Reply