Aparelhos Auditivos Deficiência Auditiva Publicidade Tecnologia

12 coisas que você precisa saber sobre o aparelho auditivo Lyric

Muitas pessoas descobrem o Lyric quando procuram um aparelho auditivo por estética. Mas o melhor do produto não está na estética, e sim na conveniência. Ele é o único aparelho auditivo que permite que o paciente tome banho e pratique esporte sem tirá-lo do ouvido.

Uma pesquisa rápida na internet muitas vezes não mostra todos os benefícios de um produto. Por isso, veja a seguir as principais características do aparelho auditivo Lyric:

1. Como surgiu o Lyric?

A história do Lyric começa com um otorrinolaringologista americano que sonhava em ajudar o irmão com deficiência auditiva. Ele idealizava uma maneira que fizesse o irmão voltar a ouvir sem comprometer sua liberdade, conforto e rotina.

Um dispositivo que funcionasse por muitos dias sem precisar trocar pilha era algo até então impossível. Mas as dificuldades não impediram que o Dr. Robert Schindler realizasse o seu sonho. Ele entrou em contato com engenheiros da indústria de aparelhos auditivos e juntos desenvolveram o protótipo do que futuramente viria a ser o Lyric.

2. Legalização internacional

O primeiro protótipo desse sonho ficou pronto em 2001, e foi posteriormente submetido a testes de segurança para que a tecnologia pudesse ser utilizada por pessoas que possuem perda auditiva, como o irmão do Dr. Robert Schindler. O produto final foi aprovado e legalizado para comercialização nos Estados Unidos em 2007 pelo FDA (Food and Drug Administration).

3. Certificação no Brasil

Quem disse que o tão sonhado Lyric não chegaria ao Brasil? Depois da aprovação no FDA, o Lyric foi certificado em outros 10 países. Aqui no Brasil, a certificação permitiu sua comercialização a partir de 2011 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela certificação desse tipo de produto no nosso país.

4. Dói para colocar o Lyric?

A adaptação do Lyric, que é o posicionamento do dispositivo dentro da orelha, não precisa de cirurgia ou anestesia e é indolor. Para realizar a adaptação, o fonoaudiólogo recebe um treinamento específico para ser habilitado a adaptar o aparelho auditivo Lyric. Geralmente, a adaptação acontece no primeiro atendimento e o paciente consegue testar o aparelho por até 30 dias.

5. Como o Lyric fica na orelha?

O Lyric fica posicionado no fundo do ouvido, logo fica imperceptível de qualquer ângulo que as pessoas vejam. Uma vez adaptado, o Lyric fica confortável na orelha, pois existem 7 tamanhos disponíveis para se adequar aos diferentes tamanhos de orelhas das pessoas. Isso faz com que até quem usa o aparelho auditivo esqueça que está com algo lá dentro. Justamente por causa deste posicionamento, os pacientes sentem que a qualidade do som é mais próxima da audição normal.

6. Posso remover o Lyric sozinho?

Todo paciente que utiliza o Lyric recebe uma ferramenta chamada SoundLync que pode ser usada para remover o aparelho ou ajustar o volume.

7. O Lyric provoca infecção no ouvido?

O ouvido é um local úmido e quente, por isso naturalmente possui algumas bactérias. As abas do Lyric permitem uma ventilação, mantendo o ouvido arejado durante a sua utilização. Com isso, não há aumento da proliferação de bactérias naturais do ouvido. Portanto, não provoca infecção.

8. Por quanto tempo se pode utilizar um mesmo Lyric?

O Lyric é o único aparelho auditivo do mundo de uso prolongado. Isso quer dizer que a pessoa que o utiliza pode ficar dias e até semanas com o mesmo Lyric na orelha sem precisar tirar para dormir, tomar banho, praticar esportes ou fazer atividades rotineiras. Tudo isso sem precisar trocar a bateria do aparelho.

9. O Lyric ajuda no tratamento do zumbido?

O Lyric é uma das soluções indicadas para o tratamento do zumbido. Alguns pacientes relatam, inclusive, melhora instantânea de seu zumbido durante a primeira adaptação. Devido à estimulação contínua da audição com o Lyric, as pessoas percebem melhora, principalmente, quando vão dormir, pois é exatamente neste momento em que normalmente retirariam os aparelhos auditivos e sentiriam mais o zumbido.

 10. Quantos aparelhos auditivos Lyric já foram usados?

O que era apenas um sonho para um otorrinolaringologista e seu irmão se tornou não apenas uma realidade, mas um sucesso, pois até hoje já foram adaptados mais de 1 milhão de aparelhos auditivos Lyric em todo o mundo. Quer saber mais, e comprovar como o Lyric muda a vida das pessoas sem mudar a forma como elas vivem? Assista ao vídeo:

11. O Lyric é indicado para você?

A maioria das pessoas percebem uma dificuldade auditiva quando a perda ainda é pequena (grau leve). O Lyric é indicado para pessoas com perda auditiva de grau leve a moderada e por isso, a maioria das pessoas que procuram ajuda para sua dificuldade auditiva são candidatas ao Lyric. O uso contínuo de um aparelho auditivo impede a progressão da perda, melhora a compreensão de fala e reestabelece as relações sociais.

12. Quanto tempo dura a bateria do Lyric?

A bateria do Lyric dura até 4 meses após a adaptação do aparelho auditivo. Porém, fatores como o grau da perda auditiva e acúmulo de cera podem interferir na durabilidade dessa bateria.

Qualquer dúvida que você ainda tiver sobre o Lyric, entre em contato com a Phonak através dos canais abaixo:

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

3 Comentários

  • Acho incrível a possibilidade de não precisar tirar o aparelho quando durmo ou vou a praia, porém uso aparelho a bastante tempo e visito o médico periodicamente para limpar os ouvidos pois há um acúmulo de cera, além de limpar o aparelho também. Como fica isso com um aparelho que passarei duas sem tirar? Acho meio estranho….

  • Olá!! Nossa, amei!! O que me chamou mais a atenção foi a questão da qualidade do som, mais próxima da audição normal.
    Paula, você saberia informar qual seria o preço desse aparelho?

    Adoro seu Blog.

    Abraços!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.