Menu
Acessibilidade / Deficiência Auditiva / Não categorizado

COMO aprender LEITURA LABIAL em 2025: 5 dicas de uma surda que ouve

Quer aprender como fazer leitura labial? Então esse post foi feito para você! Quem leu os meus livros sabe que eu descobri que lia lábios muito cedo, bem pequenininha mesmo, ao perguntar para a minha vó Tereca enquanto assistia um pronunciamento do presidente americano George Bush: “Vó, você não acha que esse homem não mexe direito a boca?“. Um pingo de gente tentando fazer leitura labial numa língua que ainda não conhecia, o inglês. Lembro disso direitinho até hoje…

Embora meu diagnóstico de surdez tenha vindo muito tarde na vida, ela já estava comigo havia vários anos, e por isso minhas memórias que têm a ver com leitura labial são super claras. Lembro, por exemplo, de ler a boca da minha mãe de ponta cabeça e ainda assim conseguir entender o que os lábios dela me diziam.

Até hoje, quando penso em alguém, o que me vem à mente não é o rosto da pessoa, mas sim os seus lábios. Aprendi sozinha, com aquela neuroplasticidade maravilhosa que só uma criança possui, por força das circunstâncias.

Como não fiz nenhum curso (e pelo que sei nem existe curso de leitura labial no Brasil), vou compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudam e ajudaram muito ao longo dos anos. A leitura labial é vital para pessoas com deficiência auditiva! 🙂

Leitura labial e a sua atitude

Muitas pessoas me procuram querendo saber como aprender e, na primeira tentativa, começa o chororô: “Ai, mas é muito difícil!“. Difícil foi minha primeira aula de francês na surdez severa sem aparelhos auditivos, gente. Hehehe! Falando sério, o cérebro não faz click a jato com qualquer novidade, especialmente uma dessas, que requer esforço da parte dele.

É uma questão de prática diária e de persistência. Se você está com algum grau de surdez, aprender a ler lábios vai quebrar um galho e lhe ajudar nos momentos mais impensáveis. Vale muito a pena aprender! Não vai ser rápido nem fácil, mas é algo útil pelo resto da vida, ou seja, vale o empenho. Sabe aquela frase que diz que quem quer, dá um jeito, quem não quer, dá uma desculpa? Pois é, se aplica ao caso.

Para aprender leitura labial, comece pelo básico

A dica mais básica que dou é a de ativar as legendas e prestar atenção na boca das pessoas que falam na TV. Alterne o exercício: com som e sem som. A junção de cada vogal com cada consoante faz um movimento labial, ou seja, tem uma certa decoreba envolvida. O que é decorar movimentos de lábios pra quem decorou toda a tabuada e os planetas por ordem de grandeza, gente?

Preste atenção no contexto

Às vezes você “lê” errado uma boca mas, se tiver prestado atenção no contexto envolvido, rapidamente seu cérebro lhe mostrará o caminho correto. Exemplo: você entende ‘fecha a canela‘. Sabe que não tem como fechar uma canela (!!). Olha ao redor e vê a janela aberta. Fácil perceber que a canela era a janela, certo? Quem faz leitura labial precisa estar atento ao contexto da frase, do momento, das pessoas envolvidas.

Peça para falarem devagar

Tenho 35 anos de leitura labial e nada me tira mais do sério do que tentar ler lábios em espanhol. O povo fala rápido demaisssss. Quando entendi a primeira frase, já pronunciaram a quinta. Outra coisa que me deixava louca era tentar ler os lábios dos locutores de jogos de futebol, que falam com uma rapidez impressionante! Se você for iniciante, dê-se o direito de pedir às pessoas que falem mais devagar do que o habitual. Não é lendo lábios ‘tartaruga style‘ que você vai ficar expert, mas no início, a articulação labial tem que ser mais lenta, assim nosso cérebro capta o movimento das bocas em câmera lenta e grava melhor a informação.

Leia os próprios lábios no espelho

Se você estiver mesmo empenhado na causa, um bom exercício é treinar sozinho no espelho. Comece com uma lista de palavras, fale devagar e depois em velocidade normal, repetindo cada uma várias vezes enquanto observa o movimento dos seus lábios.

Arranje um parceiro para treinar a leitura labial

Se você tem um amigo ou parente que articule bem os lábios e com quem você passe relativamente bastante tempo, peça a ele para ser seu parceiro de aprendizagem. Quando saírem juntos, combinem de só se comunicar sem som. Quando criança, minha mãe era minha “intérprete de boca” sem saber: quando não entendia o que alguém tinha dito, olhava pra ela, que repetia pra mim com aqueles lábios que já eram meus velhos conhecidos, facilitando tudo!

Dê um nó no cérebro com a leitura labial

Minha exposição ao espanhol durante a vida foi quase nula. Um dia, comecei a ler livros em espanhol, fui pegando vocabulário sem pretensões. Até que uma noite baixei um filme pra assistir e o áudio era em espanhol mas as legendas em português. Foi então que descobri que o cérebro humano adora um nó, adora ser desafiado e ter que rebolar pra conseguir dar conta do recado.

A dica aqui é assistir um filme numa língua que você quer aprender ou melhorar, com as legendas em outra língua (pra facilitar, melhor começar com português mesmo), prestando muiiiiita atenção nas bocas dos personagens. Desse modo você mata dois coelhos juntos: pega vocabulário em outra língua e pega movimentos labiais em outra língua. Otimização do tempo bacana, hein?

Leitura labial é um exercício intenso de observação. É repetição, é decoreba, é atenção, é vontade de aprender. Eu juro que não tem mistério. Quem fica surdo cedo na vida aprende de um modo compensatório e mais rápido, mas NADA impede um adulto de começar a ler lábios. Nada mesmo. É puro esforço. Encare a missão como um estudo avançado do ser humano, pois você tornará um grande observador de lábios, de movimentos corporais, dos locais onde está. Aliás, leitura labial é tipo jogo de memória! A palavra ‘boca’ sempre será pronunciada do mesmo jeito, o que muda são as feições e os lábios de quem pronuncia. 😉

Dica: neste link tem um curso online de leitura labial em inglês! No YouTube só encontrei vídeos bobos de desafio de leitura labial, nada direcionado a nós. Mas se alguém tiver alguma dica boa, deixe nos comentários!

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

44 Comments

  • […] Ela me ensinou a não sentir vergonha de ser quem eu sou, a “ler” as pessoas, a fazer leitura labial e a apreciar o tempo que me resta aqui na Terra de outra forma. Com a surdez, aprendi a ouvir o […]

    Reply
  • […] torna possível a leitura labial do seu rosto. Fale de forma fluída e mais natural possível! O movimento super lento de fala […]

    Reply
  • Elaini barbosa
    05/09/2020 at 12:43

    Eu questionei um medico otorrino quando descobri a perda e ele me disse que eu tinha sobrevivido pois tinha leitura labial eu trabalhava no sus atendia muita gente.
    Hoje eu diria que me ajuda muitooo

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      30/09/2020 at 15:32

      Olá Elaini,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
    • Leonardo Souza Cruz
      14/12/2020 at 16:21

      Eu tenho perda auditiva. Sem querer eu acabei descobrindo que estava desenvolvendo a leitura labial, porém veio a pandemia e com u uso das máscaras sinto que estou perdendo este dom. Aproveitarei as dicas deste texto para dar continuidade na leitura labial.

      Reply
  • CRISTINA LIMA DA CUNHA
    13/08/2020 at 21:53

    Oi, estou com perda auditiva bilateral!!!!
    Gostei muito de tudo que li, muito obrigada.

    Reply
  • […] os ouvidos não mais. Traduzindo: para a comunicação com outras pessoas, sou 100% dependente da leitura labial. Com ou sem aparelhos. Na verdade, para poder conversar numa boa com alguém preciso de três […]

    Reply
  • Melanie
    01/02/2020 at 15:11

    Na minha segunda audiometria descobri que estava fazendo leitura labial. Uso aparelhos há uns 15 anos. Excelente texto, compartilhei no Facebook. Bjs

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 16:24

      Olá Melanie,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Anderson Rocha de Andrade
    01/12/2019 at 00:48

    Texto sensacional!

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      05/08/2020 at 18:31

      Olá Anderson,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Paulo Barbosa
    15/11/2019 at 13:04

    Nunca tinha me ligado nessa tecnica,mas hoje que tenho minha esposa na UTI de um hospital tentando me dizer coisas sem poder emitir sons,por causa da traqueotomia temporária,vou passar a aprender a leitura labial , Pelo menos vou tentar. Eu fico angustiado de ver minha esposa tentando se comunicar e eu sem entender quase nada.

    Reply
    • Cláudio fischer
      04/06/2020 at 12:03

      Olá Paulo
      Vivo a mesma situação.vc obteve resultado? gostaria de ter sua opinião e como conseguiu entender aspakavras
      Grato
      Cláudio
      Cfischer@dasamoras.com.br

      Reply
      • Pryscilla Cricio
        03/08/2020 at 15:23

        Olá Cláudio,

        Tudo bem?

        Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

        https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

        E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

        https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

        Estamos te esperando!

        Abraços,

        Equipe Surdos Que Ouvem

        Reply
    • Pryscilla Cricio
      07/08/2020 at 14:21

      Olá Paulo,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Marcio
    23/03/2019 at 20:50

    Oi. Gostei muito do seu depoimento e dicas sobre como é possível aprender e a praticar leitura labial. Tenho deficiência auditiva (perda severa) tbm, porém apenas de um ouvido. Já do outro escuto creio que uns 90 a 80 e pouco por centos (não lembro mais do exame de audiometria). Bom, não quero no momento falar sobre isso, e sim sobre uma de suas dicas e que me ocorreu dúvidas, onde você dá dicas para aprender e diz que ativar as legendas (tecla SAP) da TV para assistir a programação é uma forma tbm de aprendizagem. A minha dúvida é: se ativar as legendas e comparar aos lábios das pessoas/personagens, não se perde os movimentos dos lábios? Não sei se vc me entendeu minha pergunta. Será que é possível fazer leitura de legendas e já olhar para os lábios? O que vc poderia mais falar sobre isso? Deixo aqui registrado que fui um adolescente que sempre deu preferência a assistir a filmes legendados (rs…) e fazer leitura corporal, comparação de tradução do idioma a legenda, etc., mas labial nunca fiz. Acho que porque não tinha percebido de fato que só escutava de um ouvido. Bom, obrigado pelas suas falas aki expostas. Aguardo algum retorno.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      18/08/2020 at 18:25

      Olá Marcio,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Marcos
    21/09/2018 at 21:24

    Obrigado Pala, já tinha visto e lido tudo, mas não dei importância, tava no momento muito chateado com essa situação, mas agora com mais calma conseguir absorver as informações. Muito bom mesmo.

    Reply
  • Cleusa Nascimento
    24/08/2018 at 12:20

    Oi Paula, estou adorando este blog, e também o grupo que agora faço parte. Sim, a leitura labial é o que me salva muitas vezes! Não sei desde quando aprendi pois tenho perda auditiva desde criança, e sempre escondia, vindo a assumir definitivamente minha condição de deficiente auditiva somente na faculdade, foi quando consegui emprego na Universidade ( onde trabalho até agora) em que me formei em Direito e agora faço Pós Graduação. o trabalho do RH com a adaptação dos empregados com deficiência é, ao meu ver, muito eficaz. e isso me afirmou bastante como d.a. e como pessoa. Mas confesso, foi difícil, pois até então eu “fazia de conta” que escutava ou entendia. por conta disso tenho muitas situações engraçadas, como por exemplo a pessoa na minha frente me falando algo triste e eu sorri, aí ela disse: tá rindo do que se eu estou contando uma notícia triste? aí eu tive que remendar, dizendo que não era disso que estava rindo mas que lembrei de algo engraçado. pedi desculpa e saí de fininho kkkkk
    mas é muito importante a leitura labial, precisa muito treino, depois fica automática. Bjs à todos!

    Reply
  • maria
    14/08/2018 at 07:40

    Nossa! Seu site é muito bom, não conhecia, ajuda muito quem tem problemas auditivos como eu, vou visitar sempre agora. Parabéns pela iniciativa.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      26/08/2020 at 17:06

      Olá Maria,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • regina
    14/08/2018 at 07:37

    Olha que sensacional ainda não tinha visto um artigo assim, vou indicar para minha amiga. Adorei

    Reply
  • imobiliaria em pelotas
    08/05/2018 at 08:36

    Nossa…

    Preciso aprender.

    Reply
  • Maria Eloisa
    01/03/2018 at 08:35

    A minha mãe é surda e desde pequena aprendeu a leitura labial. É inacreditável o que ela consegue fazer.

    Reply
  • ana santos
    01/03/2018 at 08:34

    Eu estou aprendendo essa técnica, mas não é simples.

    Reply
  • joao vieira
    25/02/2018 at 21:24

    Uau

    Eu nunca tinha percebido a dificuldade que é .

    Reply
  • Edilson Matias Guedes
    08/11/2017 at 06:01

    Oi Paula, tenho 82 anos, sou deficiente auditivo bilateral, adorei suas dicas, agora vou entrar firme na Leitura Labial, tenho bastante pratica, nada de teoria, minha companheira tem 84 anos, compreendo quase tudo que ela fala pra mim, tenho dificuldade de concluir minha Graduação em Padagogia EAD, porque não acompanho bem as aulas Presenciais, já fiz o 16º perído mas tenho disciplinas pendentes, neste momento, tomei uma decisão, vou estudar Leitura Labial, peço sua ajuda, obrigado.

    Reply
  • […] assim que aprendi a ler lábios em inglês. Quando a gente não ouve, esforço e atenção redobradas é que nos salvam. Mas tem […]

    Reply
  • Pilares do Canto
    27/08/2017 at 00:58

    Paula, muito interessante. Aprendi muito com esse texto.

    Reply
  • Helena Garcia
    16/07/2017 at 21:56

    Quero aprender linguagem labial muito interessante parabens

    Reply
  • Adriana
    13/07/2017 at 10:24

    Querida Paula, adorei esse artigo de leitura labial foi muito completo e realmente esclarecedor também eu vou fazer tudo que escreveu nesse post e vou ver como me saio. Adoro leitura labial é muito legal.
    Parabéns pelo post.

    Reply
  • Cláudia
    08/05/2017 at 00:49

    Quero aprender a a linguagem labial e suas dicas foram perfeitas

    Reply
  • leticia
    02/04/2017 at 19:47

    Adorei o site, muito bom . Eu já fazia leitura labial a algum tempo , mas confesso que estava fazendo da forma errada. Muito esclarecedor seu artigo, parabéns e sucesso pra você!

    Obrigado por compartilhar um assunto tão importante como esse!

    Reply
  • Miriam
    09/02/2017 at 16:19

    Oi Paula parabéns pelo blog cheguei aqui por acaso nesse artigo, mas gostei de tudo que vi, da para perceber que você é uma pessoa maravilhosa pelo que se vê aqui e pelo que escreve, dando voz a quem muitas vezes é tratado com preconceito, parabéns

    Reply
  • Andrea
    13/01/2017 at 19:30

    Eu comecei a fazer leitura oro-facial inconscientemente, já que comecei a perder a audição há uns 20 anos e aos poucos. Diagnosticada com surdez severa bilateral e hereditária, depois de me dar conta de que meu zumbido não me deixava mais dormir. Leio a face como um todo, pois percebi que deixava as pessoas desconfortáveis, mas quando não consigo entender, “miro” diretamente na boca do meu (a) interlocutor (a) e uma luz se acende!
    Bjs

    Reply
  • Renata
    10/01/2017 at 09:52

    Paula, eu gostaria de deixar uma dica, mas acredito que vc deve conhecer já.
    Eu gosto muito dos videos da Rachel’s English – American Pronunciation para estudar o inglês e aperfeiçoar a pronúncia (https://www.youtube.com/watch?v=zash7H0eMQ4).
    Ela tem um site e dá pra baixar os vídeos lá também (http://rachelsenglish.com/)
    No meu caso, melhorou demais a minha pronúncia.
    Mas é exatamente como você falou: tem que praticar bastante.
    BJs!

    Reply
  • Janaina
    10/01/2017 at 06:51

    Meu nome é Janaina sou de Araucária inteirior do Paraná eu tinha 5 naos quando minha mãe descobriu o por que eu não estava escutando, pois através de uma dentista que fui, ela falava comigo com a máscara na boca e eu não entendia nada, ai a minha mãe me levou no fono e viu que eu tenho problema de audição com perda severa, ganhei aparelhos, a partir daí que fui acompanhando leitura labial com fono e comecei a falar enrolado mas fui aprendendo rsrsrs e aos poucos fui falando bem, já aprendi libras, mas não me acostumei por que eu já estava comunicando com a fala mesmo e hoje tenho 28 anos casada e muito feliz!

    Reply
  • Cinthia
    09/01/2017 at 21:31

    Nasci surda, então meio que virei expert em leitura labial kkkkk
    Sempre digo que todos em algum nível fazem leitura labial, porém a necessidade meio que alavanca essa habilidade. Antes do IC passei anos sem usar o AASI por preguiça, já que não me ajudavam muito, então demorei para me dar conta que minha irmã sempre conversava comigo sem voz, rápido e sem gestos. Nem vou comentar como isso era um espetáculo meio bizarro para quem via de fora, já que só ouviam minha voz!

    Reply
  • Renata
    09/01/2017 at 18:02

    Excelente! Comigo eh igualzinho, nao entendo muito a LOF em espanhol, mas agora depois do IC esta mais facil. Estou tentando aprender a lingua, ontem a noite assiti a um filme Espanhol no Netflix com audio e legendas – e LOF no idioma. Muito mais facil ver o filme no idioma/legendas no original pq legendas em ingles ia dar no, neh?

    Reply
  • Rute Cláudia de Medeiros Nóbrega
    09/01/2017 at 17:24

    Eu confesso que já fazia leitura labial há algum tempo, mas de forma inconsciente porque o surdo naturalmente se esforça para ouvir e isto é uma ferramenta que temos para nos virar quando necessário. Não tinha refletido sobre a importância de ler lábios de forma inteligente, ou seja, usar os mínimos detalhes para estabelecer regras de aprendizagem. Valeu Paula pelas dicas.

    Reply
  • Marcia Valeria Costa
    09/01/2017 at 15:10

    Muito bom,vc pensa em tudo!

    Reply
  • Nathielly Pereira
    09/01/2017 at 10:38

    Esses dias eu falei pra minha mãe: mãe, ou eu ainda escuto bem, ou eu sei muita leitura labial. kkkkk
    Aos 15 anos, quando ganhei meu primeiro aparelho, eu tinha perda bilateral. Pelo SUS msm, tem uma fono que ela fazia reabilitação auditiva, que era pra vc se adaptar com o aparelho e servia para aprender leitura labial.
    A gente ficava em um sala fechada, uma sentada de frente para a outra, separadas por uma mesinha. Então ela tinha um caderninho com várias palavras e frases, e ela me falava a palavra com a mão em frente a boca que era pra não fazer leitura labial e tentar entender só ouvindo. Falava, e eu tinha que repetir, quando ela falava a palavra umas três vezes e msm assim não consiga entender, ela tirava a mão e deixava eu fazer a leitura labial, e sr msm ainda não entender ela fazia mímica. Kkkkkk
    Começamos com palavras fáceis, depois as palavras com fonética mais difícil. A frases tbm, começamos com frases curtas e depois mais longas.
    A questão do contexto tbm é importante. Como na época eu ainda estudava, ela fazia uma lista de palavras com coisas de escola, tinha uma lista de palavras com coisas que falamos diariamente. Com o contexto, ficava até fácil vc saber uma palavra.
    Foi um treinamento de anos, é realmente, hoje isso me ajuda bastante. Recomendo! Há, e pode fazer em casa tbm com a ajuda de um ouvinte.

    Reply

Leave a Reply