Acessibilidade Deficiência Auditiva

Dicas de home office para surdos: acessibilidade online

“Home Office”, ou simplesmente, trabalhar de casa, é uma novidade para muitas pessoas neste momento. E o que fazer nesse período para não passar perrengue com as tecnologias de videoconferência? A surdez costuma atrapalhar bastante nesse tipo de situação.

Além de manter sua rotina com horários definidos, tirar o pijama na hora de trabalhar e ter um ambiente preparado para executar suas tarefas, aqui temos outras dicas sobre home office, para auxiliar quem lida com a perda auditiva

Legendas ao vivo, como fazer?

Você precisa participar de videoconferências, assistir aulas da faculdade, ou estudar um curso online neste período em casa? Não precisa se desesperar. Existe tecnologia para te ajudar com a acessibilidade.

Sempre que possível, sugira que as chamadas sejam feitas pelo Skype, pois esta plataforma possui legendas ao vivo em diversos idiomas. Veja aqui como ativar este recurso. A grande dica é pedir que uma pessoa fale por vez, e enquanto um estiver falando, os outros devem colocar seu microfone no mudo, para evitar linhas pretas de legendas que atrapalham a visualização da tela.

O Microsoft Teams também possui legendas ao vivo nas chamadas, mas por enquanto essa função está  disponível somente em inglês.

Webcaptioner

E se for uma plataforma de chamadas sem legendas, aula da faculdade ou qualquer outro vídeo não legendado? No computador, utilize o site gratuito do WebCaptioner (www.webcaptioner.com), no navegador do Google Chrome, e deixe este site em uma pequena janela, abaixo ou acima da tela onde está o vídeo que deseja assistir. Ele cria as legendas ao vivo, para qualquer som captado pelo microfone do computador/notebook!

Nas configurações do WebCaptioner, você pode ajustar o idioma, tamanho, cores e formatos de legendas. Se possível, use um microfone de mesa ou de um headset perto das caixas de som do computador, para ter uma transcrição de mais qualidade. Veja um exemplo de uma janela com a vídeo chamada na parte de cima, e outra janela com o site do WebCaptioner na parte de baixo.

Nosso favorito: Transcriber

Além do WebCaptioner, temos outras opções ainda! Tem o aplicativo Live Transcriber (ou Transcrição Instantânea, em português) para celulares Android, ou o app ListenAll para quem tem celular iOS (iPhone).

Coloque o celular perto da caixa de som do seu computador e acompanhe as legendas ao vivo! A qualidade da legenda depende, claro, da qualidade do microfone do celular, do som do computador e clareza na fala da pessoa. 

E aproveite a conectividade! Diversos modelos mais recentes de implantes cocleares e aparelhos auditivos possuem conexão com celular ou computador, para receber o som diretamente, como se fossem fones de ouvido, o que melhora muito a compreensão das falas. Use e abuse destes recursos! 

Ouvir música

Para algumas pessoas, trabalhar ouvindo música ajuda na concentração, se você é uma delas, aproveite para curtir a sua playlist, mas sempre com os seus aparelhos auditivos para não causar danos à audição. Se tiver um fone de ouvido daqueles “grandões”, tipo concha, que tampa toda a orelha com o aparelho auditivo junto, ótimo!

Ou aproveite os acessórios de conectividade ou bluetooth. E além de tudo, ainda é um ótimo treinamento auditivo, e para quem tem crianças e muito barulho em casa, ajuda no foco.

Curtir o silêncio…Mas e o zumbido?

Sim, é ótimo poder desligar ou tirar os aparelhos por uns momentos e trabalhar sossegado. Nós merecemos um período de paz e silêncio. Mas nada de abandonar as próteses auditivas durante a quarentena toda! Além de desandar o processo de adaptação, ficar sem ouvir pode fazer você sentir muito mais zumbido!

E o zumbido, aquela sensação de apito no ouvido, é um inimigo da concentração e do sono. O que fazer para trabalhar nessa situação? Tente somente abaixar um pouco o volume das suas próteses auditivas, se houver essa opção. Ou, tente colocar um fone de ouvido grande e desligado por cima dos aparelhos, para abafar um pouco os ruídos do ambiente enquanto trabalha.

Sons relaxantes da natureza 

Outra dica é colocar vídeos de sons da natureza, facilmente encontrados ao pesquisar no Youtube por “sons para relaxar”, ou “sons da natureza”. Além de diminuir o estresse, ainda ajudam a mascarar os zumbidos! Veja alguns exemplos:

Sons de água e pássaros

Música suave em piano

Natureza, flautas e sinos zen

Vem nosso grupo no Facebook!

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.