Se você – ainda – não sabe, sou casada com um otorrino que é cirurgião de implante coclear. O Dr. Luciano Moreira fez uma série de vídeos que tiram todas as dúvidas sobre o assunto, inclusive aquelas que você nem sabia que tinha. 🙂
Por incrível que pareça, ainda há muita informação ruim – e errada! – sobre o assunto circulando na internet. Embora eu seja usuária de dois implantes cocleares e uma grande defensora de que os pacientes entrem em contato com outros pacientes antes de tomar a sua decisão, a verdade é que nada substitui a informação de qualidade fornecida por um médico que é expert no assunto.
Lembre-se: CADA CASO É UM CASO!
É por isso que você tem obrigação de se informar profundamente sobre implante coclear, entender sobre o assunto pra valer e então marcar uma consulta (presencial ou via telemedicina) com um otorrino que tenha vasta experiência nesta cirurgia.
Apenas o médico, em conjunto com uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo e, no caso do SUS, assistente social) e após avaliar criteriosamente o seu caso e os seus exames de imagem, é que pode afirmar se você é ou não é um candidato à cirurgia. Ok?
Se o assunto é do seu interesse, vale a pena gastar um tempinho e assistir com calma todo o conteúdo disponibilizado aqui.
O que é e como funciona esse tratamento para a surdez?
Eu posso fazer um implante coclear?
Prós e contras de fazer um implante coclear
Como é a vida depois de um implante coclear?
A minha experiência pessoal
A minha experiência com o primeiro implante coclear está relatada no livro Novas Crônicas da Surdez. Além disso, preparei um post completo chamado JORNADA DO IMPLANTE COCLEAR. Nele, você vai ler tudo o que escrevi aqui no site desde quando surgiu a vontade de descobrir se podia fazer a cirurgia até a ativação do primeiro ouvido biônico.
Ainda tem dúvidas?
Então torne-se membro do nosso Grupo Surdos Que Ouvem (17.200 pessoas para compartilhar experiências e te ajudar nessa jornada). Caso queira mandar uma mensagem para o Dr. Luciano Moreira, use o Instagram!
Como nós podemos te ajudar?
Clique nesse post e saiba todas as ferramentas #surdosqueouvem que podem te ajudar. 🙂
No Comments