Uma nova parceria entre o Google e uma marca de implante coclear está usando inteligência artificial para melhorar a personalização de aparelhos auditivos e implantes cocleares. No início de 2023, a marca anunciou uma colaboração com o Google e com membros do Australian Hearing Hub, National Acoustic Laboratories (NAL), Macquarie University, The Shepherd Centre e NextSense. O objetivo é melhorar as tecnologias de assistência auditiva existentes, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, e desenvolver novas soluções para pessoas com perda auditiva.
Existe uma crescente conscientização sobre a importância de proteger nossa audição. No entanto, o mundo enfrenta uma crise de perda auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com perda auditiva atualmente (430 milhões com perda auditiva incapacitante), mas a previsão é de que até 2050 esses números cresçam para 2,5 bilhões e 700 milhões, respectivamente.
Ao reunir conhecimentos e recursos de toda a pesquisa auditiva, tecnologia, academia, governo e assistência à saúde, essa parceria espera fazer verdadeiras descobertas nas tecnologias auditivas nos próximos anos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Personalização completa de aparelhos auditivos e implantes cocleares
Embora cada pessoa com perda auditiva seja única, a indústria adota uma abordagem de tamanho único com a maioria dos aparelhos auditivos. Especialistas e pessoas com perda auditiva há muito tempo pedem uma abordagem mais personalizada. O Google espera aplicar sua expertise em inteligência artificial e aprendizado de máquina.
“A ideia é personalizar a experiência para cada pessoa e para o ambiente em que ela se encontra”, explica Sam Sepah, gerente de produto de pesquisa de acessibilidade do Google.
A maioria das pessoas com aparelhos auditivos ou implantes cocleares enfrenta dificuldades em ambientes barulhentos. Embora os aparelhos auditivos amplifiquem os sons que as pessoas querem ouvir, eles também amplificam ruídos de fundo. Escolher uma única voz em meio ao ruído em um restaurante movimentado ou participar de uma reunião em grupo pode ser difícil. É preciso muita concentração para entender conversas quando se capta apenas algumas palavras faladas, e ambientes com muito ruído de fundo, como um carro ou a cabine de um avião, podem ser insuportáveis.
O Google planeja aplicar inteligência artificial a esse problema para identificar, categorizar e segregar melhor as fontes de som. Em termos simples, isso deve permitir que aparelhos auditivos e implantes reduzam o ruído de fundo, tornando a fala e outros sons que a pessoa realmente deseja ouvir muito mais claros.
Outro elemento vital é o ajuste e personalização de aparelhos auditivos e implantes. Há uma grande variabilidade em como as pessoas com níveis similares de perda auditiva podem ouvir ao usar a mesma tecnologia, explica Jan Janssen, diretor de tecnologia da Cochlear. Se pudermos entender melhor por que os caminhos que começam no ouvido e vão até o cérebro variam tanto de pessoa para pessoa, há espaço para uma melhor personalização para garantir que as pessoas obtenham o máximo benefício possível das tecnologias de aparelhos auditivos.
IMPLANTE COCLEAR e inteligência artificial
Também começou o trabalho em diretrizes internacionais de vida para estabelecer quem deve ser testado e encaminhado para um implante coclear. Atualmente, não há uma escala ou resultado de teste padronizado que acione um encaminhamento. Esse movimento segue a pesquisa que sugere que apenas três em cada 100 pessoas nos EUA que poderiam se beneficiar de implantes cocleares realmente recebem um. O conselho varia amplamente, então pessoas com perda auditiva severa e profunda nem sempre buscam ajuda, e às vezes recebem más orientações quando o fazem.
“Muitos pacientes que hoje se beneficiariam de implantes cocleares, que seriam pagos por seu seguro, não têm acesso à tecnologia”, diz Brian Kaplan, presidente do departamento de otorrinolaringologia e diretor do Programa de Implante Coclear no Greater Baltimore Medical Center.
Muitas pessoas se preocupam com os custos; a falsa ideia de que você deve ser completamente surdo é outra barreira. Kaplan diz que há um atraso médio de 12 anos entre alguém se tornar um bom candidato e realmente receber um implante coclear. Muitas pessoas lutam com a deterioração da audição. Embora os aparelhos auditivos possam aumentar o volume, um implante coclear também pode melhorar a clareza da fala.
Os custos sociais da surdez não tratada
Os custos sociais da perda auditiva e sua relação com demência, isolamento social e depressão estão ficando mais claros. Um estudo que acompanhou 639 adultos por quase 12 anos descobriu que uma perda auditiva leve dobrava o risco de demência, uma perda moderada triplicava e pessoas com perda auditiva grave tinham cinco vezes mais probabilidade de desenvolver demência. A esperança é que as novas diretrizes resultem em mais encaminhamentos e permitam que aqueles que poderiam se beneficiar obtenham implantes cocleares com muito mais rapidez.
Os medos em relação à cirurgia também podem desencorajar as pessoas, mas Kaplan diz que é um procedimento ambulatorial que geralmente leva cerca de uma hora. O médico otorrino faz uma incisão de 2 polegadas atrás da orelha para colocar o implante. A taxa de sucesso é muito alta (menos de 0,2 por cento rejeitam os implantes), com a maioria das pessoas relatando melhora na audição e no reconhecimento da fala dentro de três meses após o implante. Como em qualquer cirurgia, há algum risco. Os implantes cocleares não funcionam para todos, a melhoria auditiva que eles oferecem varia e problemas podem exigir cirurgias adicionais.
Se você acha que você ou alguém que você conhece poderia se beneficiar, o primeiro passo é visitar um médico otorrino especializado em surdez.
FONTE: Wired Magazine
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
- Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
- Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
- Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
No Comments