Menu
Implante Coclear / Surdos Que Ouvem

10 razões pelas quais ter um filho com implante coclear é muito legal

filho com implante coclear

O implante coclear permite que o seu filho surdo volte a ouvir. Ter um filho com implante coclear é mais divertido do que parece. Se vocês souberem ver o lado cômico das situações que acontecem no dia-a-dia, vão dar muitas gargalhadas juntos e tornar a jornada da surdez da criança infinitamente mais leve!

1. Eles se divertem grudando coisas na cabeça

Só quem usa implante coclear pode brincar de dar um susto nos amigos e familiares colocando uma colher ou uma moeda no ímã. Eu adoro fazer isso para me conectar às crianças, que dão gargalhadas quando finjo que uma chave ou qualquer coisa metálica está magicamente grudada na minha cabeça.

2. Barulho não é um problema durante o sono

Enquanto as mães de crianças ouvintes às vezes não podem nem respirar perto dos filhos que eles já acordam, se você tem um filho com implante coclear isso te deixa com uma bela vantagem. Depois que ele dormir, você pode até mesmo colocar uma música na sala e dançar como se não houvesse amanhã sem precisar se preocupar que o barulho vá acordá-lo.

3. Vocês têm uma linguagem secreta própria

Quando o seu filho tem implante coclear, vocês dois vão desenvolver a habilidade de ler lábios. E posso garantir que também vão aprender a se comunicar só com olhares, sinais e expressões faciais. Qual é a outra mãe que consegue dar uma bronca na criança à distância sem dar um pio sequer na frente de todo mundo?

4. Tchão, palavrões!

Quando eu era criança, fui assistir a um filme do Robocop. Nas cenas com palavrões, minha mãe tapava os meus olhos, pode? Em situações em que os adultos estão falando muitos palavrões, basta puxar a antena do seu filho com implante coclear para que eles não cheguem até ele. Ah, mas ele faz leitura labial…rsrsrs!

5. Outros implantados viram amigos instantaneamente

Nada pode ser mais delicioso para um filho com implante coclear do que conhecer outras crianças que também usam ouvidos biônicos. E nada pode ser mais reconfortante e acolhedor para a mãe de um surdo que ouve do que fazer amizade com outras mães de surdos que ouvem porque elas entendem todos os desafios e sentimentos envolvidos nessa jornada.

6. Suas broncas nem sempre chegam

Lamento dar essa notícia, mas o seu filho com implante coclear pode decidir se quer ouvir as suas broncas ou não. As crianças implantadas, quando estão bravas com seus pais, podem se dar ao luxo de simplesmente desconectar as antenas e não ouvil-os, rsrsrs. Eles podem desligar os ouvidos quando bem entendem!

7. Você pode roncar à vontade

Os maridos e esposas sonham com essa tecnologia há décadas: deixar de ouvir o ronco de quem está dormindo ao seu lado. Se por acaso você ronca, pode ficar tranquilo(a): o barulho infernal não vai perturbar a sua criança. Pelo menos na presença dela, você pode tirar uma soneca sem aguentar reclamação.

8. Você se torna expert em responder perguntas curiosas

“Pois é, meu filho é surdo mas com o toque de um botão ele volta a ouvir!”, Pois é, meu filho pode atender um telefonema via bluetooth no meio de um show de rock e ouvir apenas a voz da pessoa do outro lado da linha”… Não podemos esquecer das perguntas desagradáveis e comentários cheios de capacitismo. Eles sempre existirão, e devemos vê-los como oportunidades de educar as pessoas sobre a diversidade da surdez.

9. É cada frase que mãe de surdo que ouve diz…

“Seu ouvido ficou colado na geladeira”, “Suas orelhas estão piscando”, “Meu babyborg”, “Cadê o seu papapa?”. Coisas que só quem tem um filho com implante coclear vai entender.

10. Seu filho surdo pode OUVIR

Embora você deva ter sentido que um buraco se abriu à sua frente com o diagnóstico de surdez do seu filho, o implante coclear deu a ele te ultrapassar a barreira imposta pelo silêncio e voltar ao mundo dos sons.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: vem, mãe!

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva da América Latina. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença!

Temos um Grupo de Telegram exclusivo para mães de crianças com perda auditiva – são mais de 200 famílias se ajudando mutuamente todos os dias no grupo. Não fique de fora dessa!

Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • Patricia Kadel
    18/05/2016 at 12:51 am

    Adorei…. É bem assim mesmo….tem mais o fato de tirar o IC para concentrar para o estudo…..por outro lado existe os momentos em q os IC estragam e o coração dos pais não aguentam o fato..

    Reply
  • George Ulisses
    05/03/2016 at 5:29 am

    Meu deus! Tive que ler o texto original porque essa tradução não faz sentido nenhum!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Grupo SURDOS QUE OUVEM