Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva

Qual o MELHOR aparelho auditivo para PERDA PROFUNDA?

A surdez profunda é o último estágio da perda auditiva. Antes dela, temos a surdez leve, moderada e severa. Eu tenho surdez neurosensorial progressiva e passei por todos graus da perda auditiva. O pior deles, em termos de uso de aparelhos auditivos, é a surdez profunda. Você se torna 100% dependente do aparelho auditivo enquanto está acordado, e vive em permanente estado de tensão (que às vezes se transforma em pânico) porque sabe que há mil coisas acontecendo ao seu redor, incluindo conversas e alarmes, que você não está ouvindo.

O conforto auditivo para a pessoa com surdez profunda que usa aparelho de audição é bem difícil. O molde do aparelho é quase sempre de silicone, e além de não ser muito fácil acertar o corte do molde (uma vez eu precisei refazer 7x), ele faz com que o conduto auditivo fique muito suado (e melecado de cera) e algumas pessoas têm alergia. Na surdez profunda, em situações como cinema, aulas, reuniões e palestras você precisará de  acessibilidade- legendas – pois só o aparelho auditivo não basta.

Converse com pessoas que usam aparelho auditivo para surdez profunda no Clube dos Surdos Que Ouvem.

MELHOR aparelho auditivo para SURDEZ PROFUNDA

A pessoa com perda profunda de audição precisa de muita amplificação sonora, o que significa que é impossível não lidar com a questão da microfonia. Aparelho auditivo para surdez profunda pode ser considerado o rei da microfonia, aliás. Basta passar a mão razoavelmente perto dele para que comece a apitar, por motivos óbvios: é muita potência envolvida.

A surdez profunda traz infinitas LIMITAÇÕES no que diz respeito a conseguir ter algum benefício com os recursos avançadíssimos de alguns aparelhos auditivos. E você precisa ESTAR CIENTE das suas limitações. Você compra o aparelho auditivo, não o resultado que espera ter com ele. E você tem que saber o que pode esperar.

Não espere ouvir e entender a fala humana na surdez profunda, muito menos sem o auxílio da leitura labial. Tenha expectativas realistas quando ao ganho que um aparelho auditivo vai lhe proporcionar no último estágio da surdez. Você vai ouvir barulhos, saber que há coisas acontecendo ao seu redor, ouvir estouros, partes de músicas e sons graves. O aparelho vai te dar pistas da fala humana, não te fazer entendê-la.

O melhor aparelho auditivo para perda profunda é o que te dá a amplificação que você precisa e também o máximo conforto auditivo possível no seu caso. A potência é tão alta que uma porta estourando próximo a você chega a machucar o ouvido. As tecnologias sofisticadas dos aparelhos auditivos mais caros NÃO serão úteis e seus benefícios NÃO serão percebidos pelas pessoas com perda profunda, portanto, não ceda aos apelos de marketing que vão tentar te convencer que um aparelho de audição caríssimo é o melhor no seu caso. Não é. O preço que você paga por um aparelho de audição não traz junto o resultado que você deseja – definitivamente não é assim que as coisas funcionam, muito menos na surdez profunda. Entenda: não é que o aparelho auditivo seja ruim, é que a sua surdez profunda não pode ser ajudada por toda a tecnologia sofisticada que ele tem além da mera amplificação dos sons.

Infelizmente, todos os dias recebo relatos de pessoas com surdez profunda que foram até a uma loja de aparelhos auditivos e lá foram desencorajadas sobre o implante coclear, além de pressionadas a comprar um aparelho auditivo “top de linha” para surdez profunda. Essa é uma técnica de venda batida (e antiética): privar o paciente da informação correta e assustá-lo sobre uma cirurgia que, quando feita por um cirurgião experiente, é rápida e simples, além de ser a ÚNICA chance de fazer uma pessoa com surdez profunda voltar a ouvir. Por essas e outras, digo e repito: converse com pessoas que têm deficiência auditiva ANTES de qualquer coisa, busque um médico otorrino especializado em surdez e JAMAIS compre um aparelho auditivo no primeiro lugar que aparecer.

COMO escolher o melhor aparelho auditivo para perda profunda

Para escolher o melhor aparelho auditivo para perda profunda você deve, em primeiro lugar, conversar com outras pessoas que têm surdez profunda e usam aparelhos auditivos há mais tempo. São elas – e não os vendedores – que vão te dar a REALIDADE dos fatos e do que você pode esperar deles, além da melhor forma de usar os recursos tecnológicos que eles têm a oferecer.

No Clube dos Surdos Que Ouvem você encontra mais de 21.700 usuários de próteses auditivas com todos os graus de surdez e de todos os Estados do Brasil para tirar dúvidas, fazer amizades, pedir indicações de aparelhos auditivos e profissionais de saúde e compartilhar experiências.

Dica de ouro: o SUS fornece aparelhos auditivos e, se você cogita a possibilidade de fazer um implante coclear, não vale a pena investir uma grana num par de aparelhos que muito em breve você não irá mais usar. É protocolo padrão pré-IC usar aparelho auditivo, portanto, não deixe de usar os seus. E saiba o que a surdez não tratada faz com o seu cérebro.

SURDEZ PROFUNDA: aparelho auditivo ou implante coclear?

Como passei por todos os graus de surdez, comecei a usar aparelhos quando minha perda era moderada-severa. Sempre que alguém me pergunta se o implante coclear é melhor do que o aparelho auditivo, falo baseada na minha própria experiência que a qualidade sonora e a riqueza de detalhes sonoros que o IC me deu é incomparável com todos os aparelhos auditivos que já usei na vida. Além disso, é maravilhoso não ter nada dentro do ouvido e não precisar mais lidar com moldes e microfonia. É outra vida.

Lembre-se: o implante coclear só é indicado nos casos de surdez severa ou profunda quando o paciente já não possui mais benefícios com o uso do aparelho auditivo. E o maior benefício de todos é sempre o entendimento da fala humana, afinal, tudo é comunicação.

Tenho surdez profunda: por onde devo começar?

Se você tem surdez profunda, o primeiro passo é buscar um médico otorrino especializado em surdez. Ele é FUNDAMENTAL para te guiar nas possibilidades para o seu caso e para investigar se você é candidato à cirurgia do implante coclear. Peça indicação de médicos no Clube dos Surdos Que Ouvem – não adianta buscar qualquer otorrino do seu plano de saúde e ir consultar se você tem surdez profunda, ok?

O segundo passo, caso você possa fazer um implante coclear, é conversar com pessoas que já fizeram a cirurgia e tirar todas as suas dúvidas. Muita gente fica com medo e perde a chance de revolucionar a própria vida voltando a ouvir. Medo a gente mata com informação de qualidade e conversando com quem já percorreu o mesmo caminho que pretendemos percorrer. No Clube dos Surdos Que Ouvem você encontra milhares de usuários de implante coclear espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

O terceiro passo é conhecer como funciona o implante coclear pelo SUS e o implante coclear pelo plano de saúde. Leia sobre as marcas e modelos de implante coclear e também relatos de ativação do IC. Contei minha jornada rumo ao primeiro ouvido biônico em 2013 detalhadamente.

Se você decidiu continuar usando aparelhos auditivos, peça indicação de fonoaudiólogos de confiança especializados em regulagem de próteses auditivas no Clube dos Surdos Que Ouvem e vá em busca da melhor solução auditiva para o seu caso. O fonoaudiólogo é peça fundamental na sua jornada da surdez.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

 

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

3 Comments

  • […] e quando falo sobre a revelação da surdez, é sobre os detalhes, era contar que eu já estava com PERDA AUDITIVA BILATERAL PROGRESSIVA PROFUNDA, ouvindo de forma picotada, somente vozes de homens me eram favoráveis e mais nada, isso mesmo, […]

    Reply
  • Ana Lucia Santiago
    29/03/2018 at 13:10

    Interessante saber!

    Reply
  • Célio Robson
    19/12/2017 at 12:15

    boa tarde querida,
    gostaria que você me tirasse uma dúvida, perdi minha audição devido a um acidente acontecido na minha casa, meu tímpano estourou, fica zoando o tempo todo e isto me deixa muito nervoso, fui ao médico tirar um laudo e ele não colocou o cid isto é correto. minha perda é só em um ouvido (unilateral) como fazer para ter direito a cotas ? ou já é lei hoje a inclusão do surdo unilateral a lei de cotas ? um abraço, desde já agradeço pela atênção

    Reply

Leave a Reply