Menu
Aparelhos Auditivos / Crônicas da Surdez

Um encontro e muitas emoções!

Queridos amigos leitores! Estou num estado de êxtase tão grande que quero dividir minha felicidade com vocês. Explico. A Siemens é parceira do Crônicas. Eu vinha tendo muitas dificuldades para me adaptar com os aparelhos que estava testando, os Pure 700. Por ironia do destino, uma super fonoaudióloga do time da Siemens( Michele Vargas Garcia) é gaúcha de Santa Maria, cidade na qual eu resido. Ela se prontificou a vir me atender, diretamente de São Paulo.

Passamos a última sexta-feira juntas. Logo que encontrei a Michele no consultório, me tranquilizei com o seu semblante super alegre. Me passou uma paz…Ela me pediu para ser 100% sincera, e fui. O mais extraordinário do nosso encontro foi que a Michele me explicou absolutamente TUDO sobre a minha surdez, coisa que nenhum médico jamais foi capaz de fazer. Para começar, ela falou que existem 5 graus (ou níveis) de surdez.

Estou no quarto e, como ela é progressiva, não sei quanto tempo demoro para chegar ao último. Isso é algo que me atormenta desde que recebi o meu diagóstico. Se  não fosse progressiva,  não me preocuparia, mas, sendo, já perdi inúmeras noites de sono pensando nesse assunto. Quando a Michele me explicou que posso ( e possivelmente deverei) fazer um implante coclear no futuro, desabei chorando.

Não sei o que me deu na hora, mas senti como se tivesse tirado 500kg das minhas costas. Tempos atrás perguntei isso a um médico, e a resposta foi “não, implante coclear é para crianças, e há 50% de chance de não funcionar“. Tomei isso como verdade e passei a imaginar que meu futuro, um dia, seria o silêncio absoluto. Para uma pessoa que nasceu ouvindo, ouvia bem, e foi perdendo audição com o passar dos anos, o silêncio absoluto é, no mínimo, apavorante.

Ficamos horas ajustando o som dos aparelhos auditivos. Isso, por sinal, é um pouco engraçado, pois é preciso explicar para a fonoaudióloga o que você está ouvindo. “Som abafado“. “Sinto como se estivesse numa palestra lá na última fila“. “Agora sinto como se estivesse na primeira fila e o microfone do palestrante estivesse com problema“. “O som está longe“. “Sua voz parece uma explosão“… Não sei como as fonos nos aguentam nessas horas, e quebro a cabeça escolhendo as palavras e as metáforas para tentar explicar porque diabos o som não me agrada.

Depois, fomos testar o telefone. Confesso que tenho um bloqueio psicológico horroroso com telefone. Não lembro a última vez que usei este bichinho para falar – uso só para mandar torpedos. A Michele foi para outra sala, me ligou, e atendi pelo Tek Connect. Não entendi tudo o que ela me disse, mas entendi bastante! Nossa, que sensação esquisita falar ao telefone depois de tanto tempo. Ela até me mostrou como o pessoal de São Paulo usa o Tek: como se fosse um celular. Achei hilário e adotei o truque!

Por fim, ela me deu uma tarefa: preciso começar a fazer treinamento auditivo. Como uso aparelhos durante o dia inteiro há apenas uns 3 anos, meu cérebro não entende muito do que escuto através da amplificação sonora. É o famoso ‘escuto, mas não entendo’.

Fiz novos moldes porque vou ficar com o Motion 700 em vez do Pure 700. Uso óculos e tenho a pele extremamente sensível. Por causa disso, não me adaptei como deveria com o Pure – o fiozinho de plástico e a parte que fica atrás da orelha me deixam cheia de urticárias. E usar óculos + aparelho auditivo ao mesmo tempo também não é muito agradável, ainda mais se os dois ficam disputando espaço nas suas orelhas. Como o Motion é intracanal – uso intracanal há alguns anos e não tenho problema de sensibilidade na pele com eles – decidimos que é com ele que vou ficar.

No sábado, saímos para tomar um café. Muito emocionada, contei pra Michele das várias horas que passei assistindo TV ouvindo o som diretamente nos aparelhos. Pela primeira vez, escutei a voz do sobrinho da Ugly Betty! Foi demaisss!! Mas confesso que a maior emoção messsssmo foi conectar o Tek (o controle remoto bluetooth de última geração da Siemens) com o meu Ipod e ouvir todas as minhas músicas favoritas direto nos Pure’s. E o melhor: o som perfeito!! Com meus outros aparelhos, sempre odiei ouvir música, porque o som parecia uma orquestra de robôs! Metálico, horrível. Não vou perder nenhuma dessas maravilhas com o Motion 700, porque ele conecta com o Tek da mesma maneira.

Ah, e a Michele me contou um super truque para não precisar comprar um telefone convencional com bluetooth (pesquisei em todas as lojas virtuais brasileiras e não achei nenhum, e nos EUA custa em média $200): basta pegar meu Tek Transmiter (que conecta a TV com o aparelho auditivo) e conectar com um telefone com saída de áudio.

Estou muito, muito feliz! Nem tenho palavras para descrever todas as emoções novas e antigas que vivi e revivi neste final de semana.

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

17 Comentários

  • Ma
    25/09/2012 at 7:23 pm

    Me identifiquei 100% com seu post!!!
    Quem não tem perda auditiva, não sabe detalhar esses “abafamentos” dos aparelhos!!!
    bjs…

    Responder
  • fastcashcommissions
    09/01/2012 at 7:29 pm

    Hello Webmaster, I noticed that your Website is ranking pretty low on Google and has a low Google PageRank. Now the Google PageRank is how Google is able to see how relevant your webpage is compared to all the other webpages online, if you cannot rank high at the top of Google, then you will NOT get the traffic you need. Now usually trying to get to the top of Google costs hundreds if not thousands of dollars and very highly optimized targeted marketing campaigns that takes a team of experts months to achieve. However, we can show you how to get to the top of Google with no out of pocket expenses (free traffic), no stupid ninja tricks, no silly mind control techniques, and this will be all white hat with no blackhat software or tactics that could possibly land you on bad terms with Google and put you in the dreaded “Google Sandbox”. We’ll show you how to easily capture all the targeted traffic you need, for free, multiple ways to land fast (not months) first-page rankings in Google and other major search engines (Bing, Yahoo, Ask, etc), even show you strategies on how to earn daily commissions just try fast cash commissions, please check out our 5 minute video.

    Responder
  • Gui Chazan
    04/11/2010 at 8:39 pm

    Paula, fico feliz por ti, por estar aproveitando melhor os aparelhos.
    Infelizmente, concordo com a Patrícia Maia no que se refere ao atendimento da Siemens. Acho muito bom que tenhas tido um resultado ótimo e uma excelente profissional que te atendeu a domicílio, mas não é essa a realidade para a maioria de nós.
    Sou implantado, então vou dizer minhas impressões quanto ao IC. Uso-o há 7 anos e ele tem o potencial de melhorar tua performance auditiva, sim, mas vai requerer bastante treino auditivo, idas constantes à fonoaudióloga. Eu vou 1x por semana, por exemplo.
    Ele consome 3 pilhas a cada 3 dias e a pilha dele é mais potente, o que resulta em maior custo. Para driblar o problema, o site da Microbattery (www.microbattery.com) oferece pilhas por um preço mais acessível. CUIDADO COM O PREÇO COMPRADO, pois acima de 300 dólares já pararam meu pai na alfândega pra cobrar impostos. Não acreditaram quando ele disse que era pro filho dele e não pra revender…

    Citando o Dr. Pedro Mangabeira Albernaz, “um paciente implantado é um paciente para a vida toda” (http://www.aborlccf.org.br/conteudo/secao_detalhes.asp?s=46&id=1181)

    Desculpa se tiver dito qualquer coisa inapropriada.
    Te desejo a maior sorte do mundo!

    Responder
  • Finalmente!!
    06/09/2010 at 10:30 am

    […] vou apresentar a vocês meus novos melhores amigos. Como comentei neste outro post, acabei ficando com o modelo Motion 700 da Siemens. Já estou acostumada a usar aparelhos […]

    Responder
  • Laura Moreira
    12/08/2010 at 11:27 am

    Poxa Paulinha, que legal!
    Fico muito feliz por você, pelo seu alívio, né?
    Eu nunca usei aparelho, não posso recuperar o que já perdi, mas eu ainda tenho 100% do ouvido esquerdo, então minha vida é normal até a hora que alguém resolve ficar do meu lado direito hehehehhe
    Mas que bom que você pode melhorar!
    Beijo

    Responder
  • claudia
    09/08/2010 at 7:59 pm

    Olá`Paula,

    O meu caso é um pouco parecido com o seu.
    Tenho uma surdez neurossensorial que se foi agravando.
    Fiquei surda muito rapidamente no ano passado; uma gravidez e um desgosto familiar despoletaram o meu problema auditivo.
    Nasci ouvinte e toda a minha vida fui ouvinte, até Agosto de 2009.
    A única solução e com muita urgência foi recorrer a um implante coclear.
    E, bendita a hora que isso aconteceu.
    Neste momento, quase um ano após a minha cirurgia (fui operada em Setembro de 2009), estou no meu melhor, oiço todos os sons, falo no telefone (num celular normalíssimo), tenho uma óptima percepção quanto à voz humana, o mínimo ruído como o ponteiro dos minutos do relógio de parede é capatdo pelo meu IC, enfim nada me escapa!
    Quero aqui deixar o meu testemunho que o Implante coclear não é nenhum bicho de sete cabeças!Foi o melhor que me aconteceu, consegui superar o meu problema auditivo e, até me esqueço que o tenho!
    Estou super feliz com ele!

    Cumprimentos,

    Cláudia

    E

    Responder
  • […] This post was mentioned on Twitter by Tassi Kaminski and Tassi Kaminski, Tassi Kaminski. Tassi Kaminski said: Ai que lindo o post do @crônicassurdez! http://bit.ly/a34MIo Parabéns Michele!Orgulho de fono! […]

    Responder
  • joana aparecida
    04/08/2010 at 8:23 pm

    e sempre emocionante ler um post seu. adoro todos e fico torcendo pra que tudo que desejar vc possa conseguir.
    um beijo e tudo de melhor na sua vida……..

    Responder
  • mare
    04/08/2010 at 12:06 am

    vou te ligar, hein!!

    😀

    Responder
  • April
    03/08/2010 at 9:07 pm

    Oi, fiquei curiosa esse aparelho Motion 700 é para perdas severas? não entendi muito bem esses graus de surdez, o grau 4 seria severa e o 5 profunda?
    Quando fiz teste na Siemens o aparelho intra para perdas severas era o Nitro e não me adaptei a falar ao telefone, fiquei curiosa com esse Motion.
    Quanto ao IC pelo que andei pesquisando é muito indicado para quem tem perda progressiva, como existe memória auditiva o ganho compensa e muito.
    bjs.

    Responder
  • Greize
    03/08/2010 at 2:54 pm

    Oi…fiquei SUPER FELIZ POR VC.Nossa achar um aparelho assim deve ser ótimo.Que bom, apesar de serem caros, minha única relcamação..rs.Qto aos óculos eu tb uso guria, penso Aparelho e ainda óculos é demais afff…Mas uso lentes de contato para sair né.. rsrQto ao Implante coclear é o seguinte..Tenho uma implantada na família.Então sei tudo.Ela hj tem 8 anos.Implantou com2.Muitos médicos não tem conhecimento de tdo o processo, só quem especializou sabe.Bom as Verdades:O IC em Criança é sim 100% maior de sucesso, devido a formação do tecido do corpo e outras coisas mais.Tem uma lista que a pessoa de qualquer idade tem que passar.O IC é como se fosse um Tranplante, vc passa por uma malha fina, p/ ver se no final se encaixa.Porque como várias cirugias tem riscos.EX:Perda do resto de audição que a pessoa possui, zumbidos, paralisia facial, infecções e outras mais.A pessoa e família tem que assinar um termo vendo tdas essas possibilidades.Bom mas qdo da certo e com a graças de Deus sem sequelas é maravilhoso vejo a filha da minha prima, ouvindo tdo, telefone, na escola enfim tdo..Valeu mto a pena.Ouvir é Maravilhoso.Se a pessoa encarar tudo e poder fazer o IC então é ótimo.Se vc puder vá em frente.Não levanto bandeiras, quem decide é a pessoa.Pq é uma nova tecnologia ai p/ nos ajudar como os aparelhos auditivos.Menina do céu, vc com esses novos aparelhos deve ta mto feliz eu tb.Bjim

    Responder
  • João Victor Joaquim
    03/08/2010 at 12:13 pm

    Paula

    Muito bonito este post

    me emocionei

    Pena que todo deficiente auditivo brasileiro não pode usufruir de ter um aparelho auditivo!!!! Esta muito caro ainda!!! E é dificil mesmo achar um aparelho muito bom que adapte com a pessoa

    Mas os aparelhos da simens…
    São muito bons!!!
    testei o pure 500 da siemens
    agora quero testar o pure 700

    Mas….

    que deus abençõe essa pessoa

    bjosss

    Responder
  • Samara Correia
    03/08/2010 at 1:00 am

    Gente… que delicinha!!! Fiquei imaginando sua alegria, e o alívio de conversar com alguém que entende, e tem boas e sinceras respostas! Nad amelhor que encontrar profissonais sérios e humanos, né?!

    Aihhh, lembrei de quando estava adaptando meu aparelho, é muito complicado transformar em palavras aquilo que está “errado” no som, é muito abstra. As fonos devem ficar um semestre na universidade só tentando decifrar o que a gente diz hahahahhaha

    Muuuitas alegrias com seu novo aparelho!

    bjus

    Responder
  • @danusinha
    03/08/2010 at 12:27 am

    paula,
    tô feliz por você!
    muito.

    que Deus te abençoe cada dia mais.
    beijoca.

    Responder
  • Mel Salvi
    02/08/2010 at 10:17 pm

    Paulinha,
    Estou emocionada com seu testemunho. É maravilhoso acompanhar suas vitórias, elas são esperança para qualquer tipo de deficiência que temos (e todos temos alguma)!
    Bjks com muito carinho
    Mel

    Responder
  • Rá Borges
    02/08/2010 at 8:06 pm

    Que lindo seu post, Paula.
    Consegui imaginar a sua alegria… hoje acordei pensando em voltar a ouvir o que não ouço normalmente: o interfone. ontem eu senti que não ouvir ñ é a melhor solução.

    Devo uma parte dessa minha conscientização a vocês do mundo virtual, Obrigada !

    Fico muito feliz por você ter conseguido essa graça !

    Beiijos

    Responder
  • Patrícia Maia
    02/08/2010 at 6:43 pm

    Ai, Paulinha! Q maravilha!
    Q bom que vc está conseguindo um aparelho com características que permitam uma boa adaptação (infelizmente 100% ainda não é possível).
    Mas fico pensando se todas as pessoas receberiam este atendimento da Siemens ou foi só pq vc é uma blogueira conhecida e que possui parceria com eles. Espero que não. Isso também faz parte do atendimento ao cliente.
    Outra coisa nova para mim é o implante coclear. Esse também é o caso do meu irmão e quando ele era novo falavam que esta operação tinha muitas chances de não funcionar e talvez até piorar o problema e nenhum médico até hoje desmentiu isso. Já pensei até em inscrevê-lo em pesquisas com célula-tronco, mas meus pais teem medo de qualquer falha que possa deixá-lo ou pior do que já é ou com as esperanças não atendidas.
    Parabéns pelo post!
    Espero que tudo sempre melhore para vc e para todas as pessoas com esta dificuldade.
    Beijos

    Responder
  • Gabi Cesar
    02/08/2010 at 2:09 pm

    Paula, agora a Receita Federal liberou para que as pessoas tragam de viagem um aparelho celular com bateria… Se mesmo assim você quiser um aparelho novo, pede pra alguém que vai viajar 🙂 Acho que vai acabar valendo a pena 😉

    Beijo! Adoro o blog :*

    Responder
  • Jana
    02/08/2010 at 1:35 pm

    Paula, me emocionei com esse post. Fiquei pensando que, como futura psicóloga, também poderei surtir esse efeito nos meus pacientes, o que é maravilhoso!
    Parabéns mais uma vez.
    Beijos

    Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.